qual a verdadeira cor do sol e por que ele muda quando é visto da terra

Qual a verdadeira cor do Sol e por que ele muda quando é visto da terra?

A principal estrela em nosso sistema solar é um objeto celeste fascinante, que nos acompanha diariamente e faz muitas pessoas se questionarem sobre a real cor do Sol.

Apesar de parecer uma pergunta simples, a resposta não é tão direta. Na verdade, a alteração na cor do Sol depende de onde o astro é visto, e sofre interferência de outras condições, tais como a altitude do Sol no céu e a quantidade de poluentes e partículas na atmosfera.

Neste contexto, este artigo irá explicar as diferentes cores do Sol, seus fatores e o que a ciência diz sobre eles. Então, prepare-se para aprender mais sobre essa estrela fascinante e indispensável para a vida terrestre!

O que é o Sol?

Consiste em uma estrela localizada no centro do nosso sistema solar, responsável por fornecer a luz e o calor necessários para sustentar a vida na Terra. É uma estrela de tamanho médio, com cerca de 4 bilhões de anos, que continuará a brilhar por mais alguns bilhões de anos.

o que é o sol
o que é o sol. Fonte/Reprodução: original

É uma fonte de energia super vital para a vida em nosso planeta, o Sol também é um objeto fascinante e inspirador de estudo e observação para cientistas e amantes da astronomia em todo o mundo.

Quais os componentes do Sol?

Existem os componentes considerados mais predominantes em nosso atro-rei, e outros que estão presentes em menor quantidade. Confira a seguir quais são eles.

Hidrogênio e hélio

Eles representam cerca de 99,8% de sua massa. O núcleo do Sol é o local onde ocorre a fusão nuclear, a qual converte o hidrogênio em hélio e produz uma enorme energia referente, na forma de luz e calor.

Em seu núcleo, a energia é produzida e transportada para a superfície do Sol por meio de um processo de convecção, que envolve a movimentação de gases quentes para cima e gases frios para baixo. Na superfície do Sol, é possível observar manchas solares e erupções solares, que são resultados da atividade magnética do Sol.

Outros componentes

Há pequenas quantidades de outros elementos, como oxigênio, carbono, nitrogênio, ferro e outros metais, que juntos compõem o restante da massa do Sol. Esses elementos são importantes porque permitem que o Sol produza uma variedade de reações químicas que sustentam sua atividade.

Por exemplo, o carbono é fundamental para a formação de moléculas orgânicas complexas, como os aminoácidos que formam a base da vida na Terra. Já o ferro é crucial para a produção de energia no núcleo do Sol e ajuda a manter a estabilidade do seu campo magnético.

Qual a cor do Sol visto no espaço?

Ao ser observado a partir do espaço, o Sol não é afetado pela atmosfera da Terra, que tende a filtrar a luz solar e alterar sua aparência. No espaço, o Sol emite luz em todas as cores do espectro (violeta, vermelho, amarelo, laranja, verde e o azul).

No entanto, a mistura de todas essas cores resulta em uma luz branca, que pode ser considerada a real cor do Sol vista do espaço. Além disso, os astronautas observam o Sol diretamente no espaço, eles usam viseiras especiais em seus capacetes a fim de proteger com eficácia sua visão dos raios solares.

Essas viseiras geralmente têm uma tonalidade azulada ou acinzentada para ajudar a filtrar a luz excessivamente brilhante e proteger seus olhos.

Qual a cor do Sol visto na terra?

A cor do Sol vista da Terra pode variar ao longo do dia, devido à refração da luz pelo ar e à dispersão da luz pelas partículas na atmosfera.

Ao nascer do sol (e até mesmo ao se por), sua luz é filtrada pela atmosfera da terra e viaja por uma distância maior através do ar, fazendo com que a luz vermelha seja menos dispersada, e a luz azul seja mais dispersada. Isso dá ao Sol uma aparência avermelhada ou alaranjada.

Se o sol está bem alto, sua luz é menos filtrada pela atmosfera, e faz com que a luz azul seja mais dominante, e a luz vermelha seja mais dispersada. Como resultado, o Sol parece mais branco ou amarelo aos nossos olhos.

Quais fatores contribuem para essa alteração? ‌

A alteração na cor do Sol vista da Terra é influenciada por vários fatores. Um desses fatores é a altitude do astro no céu. Com o Sol próximo à linha do horizonte, a luz dele percorre uma distância maior através do ar antes de chegar aos nossos olhos.

Isso faz com que a luz vermelha (menos dispersa que a luz azul) pareça mais forte, e dá ao Sol uma aparência alaranjada ou avermelhada. Outro fator que afeta a cor do Sol é a quantidade de poluentes e partículas na atmosfera.

Quando há muitos poluentes, como fumaça de incêndios florestais ou poeira, a luz solar é filtrada de maneira diferente, e faz com que o Sol pareça mais avermelhado ou alaranjado. Além disso, a refração da luz solar pelos cristais de gelo nas nuvens também pode afetar a cor do Sol.

Às vezes, o Sol parece ter um halo ao redor dele, o que é causado pela refração da luz solar pelos cristais de gelo nas nuvens.

Qual a cor do Sol visto em outros planetas?

A cor do Sol vista em outros planetas pode variar devido às diferentes atmosferas e condições de iluminação presentes nesses mundos. Por exemplo, em Marte, a atmosfera é muito mais rarefeita do que a da Terra, e isso faz com que a luz solar seja mais dispersa e mais dominada pela cor azul.

Como resultado, o Sol parece mais branco do que amarelo no céu marciano. Já em Vênus, a densa atmosfera composta principalmente de dióxido de carbono faz com que a luz solar seja filtrada de tal forma que o Sol parece mais amarelado ou alaranjado no céu.

qual a cor do sol visto em outros planetas
Cor do sol visto em outros planetas. Fonte/Reprodução: original

A atmosfera do planeta Júpiter tem sua composição majoritariamente de hidrogênio e hélio, o que faz com que a luz solar seja dispersada de forma diferente, fazendo com que o Sol pareça mais pálido e menos intenso do que como é visto da Terra.

De qualquer maneira, seja claro e amarelado no alto do céu, ou vermelho e alaranjado nos horizontes de fim de tarde, o Sol nos oferece um belo espetáculo natural. Assim, além dos benefícios que ele nos oferece, ainda podemos aproveitar a sua beleza.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *