Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Significado de Cores na Decoração – Design de Interiores

0 84

As cores e seus significados têm fortes impactos na nossa vida e no nosso bem-estar. Dessa forma, nessa lista mostraremos algumas das principais definições que cada cor tem no nosso cotidiano.

Qual é a função das cores na decoração?

As cores trazem em si a função principal de agregar sentimentos e tonalidades ao ambiente, evitando a monotonia e tristeza dos lugares. Portanto, as tonalidades e cores têm em si conotações muito maiores e profundas do que você possa imaginar.

Meu pai sempre me diz, “filho, cuidado com o que você coloca dentro de casa”, e essa mensagem sempre foi muito bem compreendida por mim, que busco sempre ter cuidado com os objetos e objetivos que coloco dentro do meu lar.

qual é a função das cores na decoração
Fonte/Reprodução: original

Essas decisões podem ser de muita importância para seu bem-estar, considerando que assim como tudo que entra no seu lar, uma cor mal escolhida pode trazer inúmeras consequências negativas no famoso “efeito borboleta”, já que uma coisa sempre leva a outra.

Dessa forma, traremos alguns dos significados das principais cores utilizadas nas decorações modernas, e esperamos que seja muito útil para você e para sua família. Sempre lembrando que o objetivo de todos os textos que produzimos é te deixar satisfeito (a) com as próprias decisões, dessa forma, adapte nossas dicas da forma em que bem entender.

2 – Como escolher a paleta de cores para decorar a casa?

Todos nossos textos tem o objetivo principal de te deixar confortável com as próprias escolhas, portanto, ouça nossas dicas e adapte-as a tudo que mais te agradar.

3- Significados das cores na decoração

Cada cor traz consigo um sentimento e significado ligados diretamente com os tons que você escolhe para seu lar, portanto é importante ter bastante esmero nesses detalhes.

1 – Amarelo

Essa cor na decoração tem como principal significado a alegria, portanto, caso queira atrair sentimentos positivos que trazem animação e sentimentos positivos ao seu lar, o amarelo é a cor ideal, levando em consideração os inúmeros efeitos benéficos que essa cor pode trazer caso seja utilizada como base na sua casa.

2 – Azul

Essa cor é ideal para quem quer ter visual luxuoso e elegante na sua casa, já que a cor azul significa nobreza e por isso é tão usada em filmes que tem personagens de grande poderio. O azul também pode ser usado em contraste com várias cores mais claras, o que tem potencial de aprofundar ainda mais seus significados.

3 – Branca

O branco representa o sentimento mais buscado por todas as pessoas em seu trabalho, em seu descanso e nas suas relações sociais, a paz que é tão buscada de tantas formas também pode ser encontrada na decoração de sua casa. Portanto, caso o sentimento que você mais valorize seja a tranquilidade, o branco é ideal para seu lar.

4 – Laranja

A cor laranja busca trazer o sentimento de euforia e animação, tão importantes para nosso dia a dia, principalmente em dias que estamos buscando disciplina mas nos encontramos cabisbaixos. Dessa forma, essa cor é ideal para pessoas que querem ter uma casa pra cima e aconchegante.

5 – Lavanda

A lavanda representa um tom mais sereno e busca trazer sentimento de calma e tranquilidade, portanto, pode ser uma alternativa para pessoas que querem suas decorações em tons mais claros, mas optam fugir do branco, por ser muito clássico e até repetitivo nos períodos atuais. Dessa forma, a cor lavanda é ideal para você que quer tornar seu lar ainda mais aconchegante e tranquilo.

6 – Violeta

Essa cor traz à tona uma das conotações mais profundas e importantes do mundo, a espiritualidade é o principal significado que essa tonalidade traz para quem a enxerga diariamente. Portanto, caso seja uma pessoa que acredita em detalhes místicos e na importância que a energia pode ter, a cor violeta é a mais indicada para você.

7 – Preto

Essa cor tem a intenção de destacar o luxo e a elegância do lugar, essa cor representa solitude, portanto caso queira refletir sobre a existência e os significados intrínsecos a ela, o preto é ideal para você pois representa ausência externa e sensação total de presença interna, portanto, essa cor na sua decoração  estimula o autoconhecimento.

8 – Verde

O verde busca rememorar a importância da natureza no ambiente, e também traz sentimento de esperança na decoração do seu lar.

9 – Vermelho

A cor vermelha denota paixão, um dos sentimentos mais importantes nas relações sociais e profissionais no cotidiano. Essa cor também agrega muito a decoração caso queira passar energias positivas para você e seus convidados, já que se trata de uma cor muito enérgica.

10- Roxo

É a cor mais introspectiva de todas e tem características denotativas muito parecidas com a cor preta, já que também contribui com o autoconhecimento e com a espiritualidade.

11 – Salmão

Essa cor representa principalmente a harmonia e o equilíbrio. Portanto, essa cor é ideal na sua decoração caso imagine que sejam sentimentos necessários no seu lar atualmente.

12- Turquesa

A cor turquesa transmite principalmente sentimento de tranquilidade e calmaria, característico de cores com tons azuis.

4 – Cores quentes na decoração

Essas cores costumam ser mais vibrantes, dessa forma, é ideal para pessoas que buscam se associar mais a sentimentos positivos e animadores, e podem ser combinados de forma contrastada com estilos mais modernos e escuros, por exemplo. Cores como amarelo, vermelho, laranja, se encaixam muito bem nesse estilo e com certeza tem muito a agregar.

5 – Cores frias na decoração

Como citado anteriormente, as cores frias podem ser mais introspectivas e podem agregar em ambientes que tem como função trazer serenidade e tranquilidade. Portanto, essas cores são ideais para você caso queira uma casa aconchegante e tranquila, já que cores como: azul, verde e violeta ornam perfeitamente em ambientes de descanso.

Tem alguma sugestão a fazer com relação ao conteúdo? Deixe aqui nos comentários, com certeza temos muito a aprender com você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.