Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Saiba quando o pigmento azul surgiu

0 1

O que você sabe sobre o pigmento azul e sua criação? Neste artigo iremos abordar mais sobre a sua criação, origem, quais são os tons de azul que eram feitos na época em que surgiu o pigmento azul, e qual o significado do azul para nós em nossas atividades rotineiras. 

O que é o pigmento azul?

O pigmento azul se trata da cor azul produzida de um jeito, que em seu resultado

seja o que nós conhecemos por pigmento sintético, explicando de uma maneira resumida, é um pó, feito para incorporar-se em tintas e artesanatos, fazendo eles ficarem com aquela cor desejada, no caso aqui o azul em específico.

O que é o pigmento azul?
Pigmento azul. Fonte/Reprodução: original.

Os egípcios foram o primeiro povo não só a produzir a cor azul e nomeá-la, mas também a criar seu pigmento azul sintético, que foi o primeiro pigmento sintético azul conhecido pelo mundo naquele tempo.

Qual a origem do pigmento azul?

Como dito anteriormente, o povo egípcio foi o primeiro a produzir tanto a cor, como o pigmento azul, que na época era considerado uma cor “dos Deuses” por ser bem cara e trabalhosa de se produzir. Eles são donos de todos os “Direitos Autorais” da cor, desde seu nome até a sua produção do primeiro pigmento azul conhecido na história da humanidade!

Foram os egípcios, os responsáveis por colocar até o nome na cor azul, e desde então ele vem sendo reconhecido e estudado, cada vez mais e mais pela humanidade.

Qual a história do pigmento azul?

A partir do ano de 2200 a.C. era produzido o primeiro pigmento azul! Em uma mistura feita de calcário moído e algum mineral que levasse o cobre em sua composição, como, por exemplo, a malaquita.

Depois de alguns anos de evolução e desenvolvimento da cor, eles já conseguiam misturar outros tipos de minérios e descobriram mais opções do pigmento azul, colocando em sua composição minérios diferentes, e às vezes até pedras semipreciosas, como o caso do “Lápis-lazúli” que era importado do Afeganistão; somente para produzir a cor que ficou conhecida como “azul ultramar”.

Quais os tons de azul?

Desde a criação do pigmento azul pelos egípcios, a cor foi muito estudada e desenvolvida, ganhando inúmeras outras vertentes e tonalidades, para contribuir com a popularização da cor azul pelo mundo. A seguir mostraremos alguns tons de azul, que já existem no mercado atualmente: 

  • Azul Cerúleo;
  • Azul Índigo;
  • Azul Marinho;
  • Azul Ultramar;
  • Azul da Prússia;
  • Azul Klein;
  • Azul Cobalto.

Estes são alguns dos tipos existentes do pigmento azul na atualidade, eles conseguem mesmo ainda com pouca diferença ter uma cor característica específica de cada um; e para alguém que tem bons olhos, e um ótimo conhecimento sobre as cores não deve ser difícil identificar suas particularidades.

Qual o significado do pigmento azul?

A cor azul na psicologia tem um significado que a relaciona, com vários sentimentos ligados ao bem-estar humano, estes como: a tranquilidade, paz interior, harmonia e equilíbrio pessoal.

Se todos estes significados são realmente verdadeiros, ou não, cabe a cada um de nós acreditar e tentar senti-los quando apreciarmos mais dessa cor tão maravilhosa que conhecemos como azul. 

O que podemos afirmar é que a cor, e o pigmento azul tem muita história desde seu surgimento na humanidade e veio sendo utilizada cada vez mais por nós humanos em nossas casas, ambientes, escritórios, decorações e até mesmo em nossas vestimentas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.