O que você sabe sobre o pigmento azul e sua criação? Neste artigo iremos abordar mais sobre a sua criação, origem, quais são os tons de azul que eram feitos na época em que surgiu o pigmento azul, e qual o significado do azul para nós em nossas atividades rotineiras.
O que é o pigmento azul?
O pigmento azul se trata da cor azul produzida de um jeito, que em seu resultado
seja o que nós conhecemos por pigmento sintético, explicando de uma maneira resumida, é um pó, feito para incorporar-se em tintas e artesanatos, fazendo eles ficarem com aquela cor desejada, no caso aqui o azul em específico.
Os egípcios foram o primeiro povo não só a produzir a cor azul e nomeá-la, mas também a criar seu pigmento azul sintético, que foi o primeiro pigmento sintético azul conhecido pelo mundo naquele tempo.
Qual a origem do pigmento azul?
Como dito anteriormente, o povo egípcio foi o primeiro a produzir tanto a cor, como o pigmento azul, que na época era considerado uma cor “dos Deuses” por ser bem cara e trabalhosa de se produzir. Eles são donos de todos os “Direitos Autorais” da cor, desde seu nome até a sua produção do primeiro pigmento azul conhecido na história da humanidade!
Foram os egípcios, os responsáveis por colocar até o nome na cor azul, e desde então ele vem sendo reconhecido e estudado, cada vez mais e mais pela humanidade.
Qual a história do pigmento azul?
A partir do ano de 2200 a.C. era produzido o primeiro pigmento azul! Em uma mistura feita de calcário moído e algum mineral que levasse o cobre em sua composição, como, por exemplo, a malaquita.
Depois de alguns anos de evolução e desenvolvimento da cor, eles já conseguiam misturar outros tipos de minérios e descobriram mais opções do pigmento azul, colocando em sua composição minérios diferentes, e às vezes até pedras semipreciosas, como o caso do “Lápis-lazúli” que era importado do Afeganistão; somente para produzir a cor que ficou conhecida como “azul ultramar”.
Quais os tons de azul?
Desde a criação do pigmento azul pelos egípcios, a cor foi muito estudada e desenvolvida, ganhando inúmeras outras vertentes e tonalidades, para contribuir com a popularização da cor azul pelo mundo. A seguir mostraremos alguns tons de azul, que já existem no mercado atualmente:
- Azul Cerúleo;
- Azul Índigo;
- Azul Marinho;
- Azul Ultramar;
- Azul da Prússia;
- Azul Klein;
- Azul Cobalto.
Estes são alguns dos tipos existentes do pigmento azul na atualidade, eles conseguem mesmo ainda com pouca diferença ter uma cor característica específica de cada um; e para alguém que tem bons olhos, e um ótimo conhecimento sobre as cores não deve ser difícil identificar suas particularidades.
Qual o significado do pigmento azul?
A cor azul na psicologia tem um significado que a relaciona, com vários sentimentos ligados ao bem-estar humano, estes como: a tranquilidade, paz interior, harmonia e equilíbrio pessoal.
Se todos estes significados são realmente verdadeiros, ou não, cabe a cada um de nós acreditar e tentar senti-los quando apreciarmos mais dessa cor tão maravilhosa que conhecemos como azul.
O que podemos afirmar é que a cor, e o pigmento azul tem muita história desde seu surgimento na humanidade e veio sendo utilizada cada vez mais por nós humanos em nossas casas, ambientes, escritórios, decorações e até mesmo em nossas vestimentas.