Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Saiba qual o significado da Cor Azul

0 4

A cor azul ao longo das épocas e em determinadas culturas teve significados que, por incrível que pareça, são mais ou menos constantes e bastante parecidos. E hoje nossa sociedade globalizada praticamente compartilha todos esses significados. 

Você quer conhecer qual o significado da cor azul e como ela se relaciona com nossa personalidade, ambiente e símbolos culturais? Continue com a gente e conheça tudo sobre ela! 

O que é a cor azul?

A cor azul é uma das cores mais amadas de todo o mundo, e uma das mais comuns. É considerada uma das cores primárias junto com vermelho e amarelo, e é uma das cores que dá base ao roxo e ao verde. 

O que é a cor azul?
O que é a cor azul. Fonte/Reprodução: original.

A cor azul é a cor do céu, a cor do mar e a cor de algumas plantas, as mais raras e belas. Também é bastante associada à cor dos olhos, sendo a segunda cor mais comum dos olhos! É realmente uma cor incrível. 

Qual significado da cor azul?

Falar dos significados da cor azul é bastante agradável, pois um dos significados a cor é exatamente esse: placidez, paz e amabilidade. Não a amabilidade do vermelho, que é um amar mais forte, um amar mais apaixonado e ativo. O amor do azul é mais sereno, calmo, comedido e é um amar nos detalhes e no cuidar. 

O azul também é a cor do céu, por isso mesmo uma cor relacionada ao infinito, ao mundo inteiro (o planeta é azul). Na religião é muitas vezes a cor do manto da Virgem Maria, para os católicos, significando novamente a natureza universal da persona, e também é uma cor da estabilidade, relacionada com a paz. 

Considerada a cor do equilíbrio e que não vai ser desequilibrada, nem perder a compostura. No entanto, o azul também pode muitas vezes ser associado a cor do frio, da depressão, da serenidade letárgica e do não movimento.

Quais outras tonalidades de azul?

O azul é uma cor de muitas tonalidades e muitas aplicações. Quando mais claro ele é conhecido por suas tonalidades azul celeste, azul claro, azul bebê, azul maya. 

Quais outras tonalidades de azul?
Tonalidades de azul. Fonte/Reprodução: original.

Em suas tonalidades médias o azul é conhecido simplesmente como azul e pode ser encontrado nas tonalidades: azul médio, azul cobalto, azul de Persia, azul royal. 

E quando escuro o azul é conhecido como azul-escuro, ou azul oscuro, e é encontrado nas tonalidades: azul-marinho, azul naval, azul Oxford e azul da Prússia. 

O que o azul pode revelar sobre sua personalidade?

E sabia que a cor azul também pode manifestar traços do seu caráter? Para quem ainda não sabe, as cores também podem representar algumas aspirações e traços de nossa mentalidade e personalidade. 

E no caso da cor azul, quando ela é a cor preferida das pessoas, muitas vezes significa que a pessoa tem uma personalidade pouco influenciável, estável, harmônica consigo mesmo e muito profunda.

Geralmente pessoas que preferem o azul, detestam outras personalidades efêmeras e superficiais e gostam de coisas mais estáveis e contemplativas. 

Como usar o azul na decoração?

A cor azul é frequentemente usada na decoração infantil quando é em cores mais claras. Porém, um quarto azul é simplesmente maravilhoso! Na verdade, dada às representações  mais comuns do azul como paz, estabilidade e serenidade, a cor azul vai muito bem com lugares de descanso como uma sala ou um quarto. 

Mas já não vai bem com a cozinha, por exemplo. Sendo preferido nesses casos cores mais fortes como o vermelho e o amarelo. Você também gosta da cor azul? Acha que ela representa sua personalidade? Invista na cor azul se você quer mais paz e serenidade para sua vida! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.