Cor para o quarto: qual a ideal?

Cor para o quarto: qual a ideal?

Se você está de mudança ou simplesmente quer dar uma repaginada em algum quarto da sua casa, o essencial é sempre se perguntar, qual seria a cor para o quarto mais ideal possível? O importante para ter em mente, é que várias tintas das mais variadas paletas apresentam diferentes reações no nosso sono, conforto e tranquilidade. 

A pesquisa de como as cores influenciam no nosso humor é extremamente pautado no mundo da psicologia e também das áreas de comunicação, então, selecionaremos as mais recomendadas para um sono tranquilo e que não agrida sua mente. Mas lembrando, aqui não temos regras, e sim, o que seria recomendável.

Cor de quarto: quais tipos de tintas posso usar?

Ao se planejar para a pintura, deve-se uma atenção maior com o tipo de tinta que será usado. Para cada tipo de cômodo e local existem tintas específicas para a tintura, por isso, é preciso estar atento qual é a melhor para colocar no seu quarto. Isso também pode depender do local onde você reside, mas seguindo a recomendação de especialistas, as tintas mais recomendáveis seriam:

  • Para um quarto normal, a melhor escolha é a tinta látex PVA, pois ela é perfeita para cômodos que não recebem umidade como um banheiro ou estão em contato total com o tempo, assim como um cômodo externo da casa, ele se adequa bem em gesso e na alvenaria.
  • E, para os pequenos, é importante que a exalação da tinta não incomode, pois os bebês são extremamente sensíveis ao cheiro. Logo, a melhor para o assunto, seria a tinta superlavável; sem cheiro, com uma facilidade enorme para limpar marcas de lápis, comida e outros, ele é perfeito para o desenvolvimento saudável e para dar liberdade para a criança. Também, ela não exala um cheiro forte.

Então, na hora de escolher, tome cuidado para escolher o tipo certo e de uma marca boa. As mais escolhidas no mercado são da Suvinil, Coral e Luxens.

O que fazer no quarto antes de pintar?

Antes de tudo, é necessário que você se proteja e que o cômodo esteja completamente livre  e protegido para que não caia tinta em nenhuma mobília. Depois de afastar, coloque os utensílios de segurança para que o odor da tinta não te prejudique e que também não caia no seu olho. 

O que fazer no quarto antes de pintar?
O que fazer. Fonte/Reprodução: original.

Uma parte muito importante também é cobrir o chão para não respingar tinta e as tomadas próximas, para não entrar na fiação. Uma recomendação é usar jornal, lona plástica e fitas para ficar bem firme e preso. Também é útil desligar a sua energia da casa. 

O próximo passo é garantir que a parede esteja pronta para ser pintada. Confira se há algum canto que esteja com falhas, como buracos, trincados e outros. É bom resolver isso antes de pintar, para deixar a parede perfeita ao final. 

Depois, use uma lixa para nivelar a parede e deixar o mais lisa possível, o trabalho de mão para pintar será mais fácil e também deixará o visual mais bonito; por mais que demore um pouco mais, é ótimo se você quer um trabalho exemplar.

Como pintar o quarto?

A tarefa principal para se começar a pintar é preparar a tinta. Junto com a embalagem da tinta escolhida, é indicado adicionar o solvente ou uma porção determinada de água para que assim a tinta fique diluída. 

Após inserir, use um misturador para que os dois se formem em apenas um. Assim que estiver pronto, coloque um pouco em uma bandeja para ter fácil acesso com seu rolo e pincel.

Agora, comece utilizando um pincel nas bordas. O trabalho utilizando pincel nas bordas fica mais bonito e detalhado, principalmente por serem áreas que estarão protegidas com a fita, logo, precisam de uma atenção especial, como a pintura perto das tomadas, que costuma ser uma região mais delicada na hora da pintura. Sempre deixe também sem excesso de tinta, para tornar a pintura mais bonita.

Como pintar o quarto?
Como pintar. Fonte/Reprodução: original.

Depois, o melhor utensílio para o trabalho será o rolo, por conseguir suportar mais tinta e alcançar regiões mais altas e com maior espaço. É necessário frisar que aqui o movimento do rolo precisa ser de baixo para cima, manter na vertical e nunca fazer de outro ângulo; se isso acontecer, pode acabar manchando. Assim que finalizar, deixe secar por quatro até cinco horas.

Se necessário após a parede secar, faça um acabamento e uma segunda demão pela parede, assim, fica uma aparência melhor e sem falhas. Só tome o cuidado de ver o ângulo que você está usando seu rolo.

Quais cores ideais para o quarto e por que?

Como dito anteriormente, através de pesquisas e estudos sobre como as cores afetam o nosso cérebro e o nosso humor, várias formas de se encontrar a harmonia perfeita para um quarto foram requisitadas. 

Como todos sabem, as cores vivem em um espectro que classifica cada uma em um ou mais tipos de classes. O vermelho é uma cor quente e análoga, e o azul é uma cor fria e por assim se encontram. 

Quais cores ideais para o quarto e por que?
Quais cores. Fonte/Reprodução: original.

Mas, como o quarto é usado para um ambiente de descanso, onde a vista deve se sentir mais leve e com calma, cores muito fortes podem fazer com que isso se torne agressivo e não provoque o relaxamento necessário para nossa mente. 

Já as cores mais claras, frias, são as mais recomendadas para o seu quarto, pois elas trazem mais conforto ao nosso subconsciente. Tons pastéis, monocromáticos e neutros são as melhores para o quarto.

6 ideias de cores para o seu quarto

Separamos seis cores ótimas para você pensar em diversificar sua escolha e poder relaxar da melhor maneira possível no dia a dia.

  • Roxo/Lilás: Sendo bem suave e calma, uma cor que muitas vezes remete a nostalgia e a noite, é ótima para o quarto por trazer o equilíbrio e também combina com várias cores que podem ser usadas nas mobílias (principalmente brancas). Também é bom ressaltar que pode ser utilizada em vários tons diferentes, do mais claro até o mais escuro.
  • Cinza: Sendo mais monocromática, o cinza é uma cor leve que não se torna algo pesado ao olho, ela traz essa sensação de paz e calma, e é muito utilizada em móveis.
  • Branco junto com outras cores: A cor que vence no quesito de paz é o branco, mas muitas pessoas buscam outras colorações para não ficar tudo com um aspecto vazio, então, é ótimo para se juntar com outras tintas, ou usar com outros materiais. Madeira funciona muito bem, laranja-escuro, cinza mais escuro também – o importante é combinar com seu gosto.
  • Verde: Sendo uma das cores mais recomendadas por especialistas, a cor verde clara é muito usada na natureza e isso pode remeter a paz quando utilizada no quarto. Muitos hospitais utilizam da cor por esse motivo.
  • Amarelo: remetendo dias ensolarados, o amarelo é uma cor viva mas que também pode trazer muita paz, se não for muito forte, tons que possam remeter o dourado acalmam e deixam seus pensamentos mais tranquilos.
  • Azul: A líder das cores frias tem que estar aqui, ela é excelente para trazer o máximo de elegância e paz para o seu quarto, ela transcreve relaxamento e sua vista também agradecerá.

A dica mais importante de todas é: mantenha o quarto na sua cara. O importante é que a cor transcreva quem você é, ele tem que ser o seu porto-seguro e onde você pode se libertar de todas as amarras cotidianas. Não tenha medo de ousar, e opte sempre por tons leves. E também, não esqueça de pintar com segurança para que tudo ocorra bem. 


Comments

Uma resposta para “Cor para o quarto: qual a ideal?”

  1. […] seja, a principal dica para a decoração perfeita para o quarto infantil é ir aos poucos, sem exageros e excessos. Dessa forma, o quarto se torna […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *