Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Qual cor combina com amarelo?

0 9

Muito “polêmica” a cor amarela, sem dúvida representa a estação mais quente do ano, o verão. Assim há quem ame e quem odeie, mas principalmente, muitos acham difícil fazer uma combinação com essa cor.

O verão está chegando e hora de utilizar tons quentes na moda, nas artes, nas peças publicitárias e também na maquiagem, uma das cores mais usadas neste período é a cor amarela. Faz parte do ciclo cromático das primárias, o amarelo pode trazer os mais diversos significados e ser uma peça chave para as mais diferentes ideias.

Com isso em mente, confira o significado da cor amarela, o que é e dicas para usar na decoração.

O que é a cor amarela?

A cor amarela, com o azul e vermelho, são consideradas uma cor primária. Ou seja, Quando mencionamos verão, significa que terá a presença quase que diariamente do sol, responsável por deixar as manhãs e tardes mais claras. Ou seja, uma fonte luminária. Por isso, muitas vezes utilizam a cor amarela para fornecer luz.

o que é a cor amarela
Amarela. Fonte/Reprodução: original

Por ser uma cor chamativa e forte, sua principal função é chamar atenção das pessoas em artifícios para consumidores de vestimentas, marcas, quadros e outras formas de se expressar. Agora, vamos explicar o significado da cor amarela nas manifestações artísticas e comerciais.

O que o amarelo significa?

Como ele traz a sensação de luminosidade, a cor amarela é usada na decoração para trazer um ambiente de luz, feliz e, ao mesmo tempo, aconchegante. Também traz a sensação de criatividade.

Por isso que nos desenhos quando um personagem tem uma ideia vem uma lâmpada de cor amarela em cima da cabeça. Mas há outras sensações que a cor amarela envolve e serão explicadas no tópico abaixo.

Cor amarela: o que ela representa?

De acordo com Carl Jung, através da psicologia das cores, o amarelo traz a sensação de atenção e mexe diretamente com as emoções, como a esperança, alegria, desprendimento, espiritualidade e fornecimento de uma nova ideia. O ideal é usar em composição com outras cores quentes, como o vermelho.

Ainda você pode usar o amarelo utilizando tons diferentes do pigmento, trazendo uma sensação de degradê, algo bastante utilizado nos tecidos de moda praia, como biquínis e cangas.

O excesso de uso da cor amarela também pode trazer uma representatividade ruim, como a sensação de ansiedade, cansar a vista ou ter um dia com mais preocupações.

Qual significado do amarelo no marketing?

Utilizando a psicologia das cores mostra que o amarelo traz uma sensação de atração. Por isso, muitas logos e peças publicitárias utilizam a cor amarela para trazer a mesma sensação de fornecer uma solução ao consumidor e, por conseguinte, gerar uma necessidade em fazer a compra.

Marcas que usam

São várias marcas que utilizam a cor amarela, no qual traz a sensação de iluminação e fornecer uma ideia brilhante. Por isso, é comum ver nas marcas da BIC, McDonald’s, Post-It, Shell, DHL e entre outras.

Dicas de como usar a cor amarela na decoração

Agora que falamos da cor amarela na moda e também nas peças publicitárias, hora de falar que é um aliado para a decoração de um ambiente da casa ou escritório.

Também na arte da decoração, o amarelo traz sensação de espiritualidade, além de ser uma cor parecida com o ouro, dando a ideia de prosperidade econômica. Além disso, pode deixar um ambiente elegante e iluminado, principalmente se vive em um lugar que fica com uma péssima iluminação.

dicas de como usar a cor amarela na decoração
Cor amarela na decoração. Fonte/Reprodução: original

Sem contar que, o amarelo pode ser uma cor ideal para quebrar tons monocromáticos ou neutros dentro de um ambiente. Por exemplo, se sua sala é totalmente branca, coloque uma poltrona de cor amarela.

Agora que você sabe como usar a cor amarela, compartilhe este texto para as pessoas que tem dificuldade de usar este tom. E se você não tem o costume de usar essa cor, tente aplicá-la aos poucos e em tons mais leves, assim você vai se familiarizando com a cor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.