Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Quais os tipos de Azul ultramar?

0 2

O que você sabe sobre a cor Azul ultramar? Ele foi criado pelos egípcios, importando uma pedra semipreciosa do Afeganistão chamada “lápis-lazúli”; em suas primeiras idealizações na história da humanidade era uma vertente, muito bonita do Azul.

Neste artigo, vamos abordar mais sobre a cor Azul ultramar, descrevendo o que ela é; falando um pouco mais sobre a sua origem, bem como te contando por que um simples azul precisa para ser chamado de Azul ultrama, confira!

O que é a cor Azul ultramar?

O Azul ultramar é uma tonalidade específica da cor azul, este tom deslumbrante e vívido de azul é obtido sinteticamente, por um processo de produção que envolve minérios e zeólitos em sua receita. Estes que no começo, eram retirados apenas da pedra semipreciosa chamada de “Lápis-Lazúli” importada pelos egípcios no começo de tudo. 

Qual a origem da Azul ultramar?

O Azul ultramar foi criado a milhares de anos atrás no Egito, onde os egípcios importavam uma pedra semipreciosa conhecida como lápis-lazúli do Afeganistão, e com ela criaram os primeiros pigmentos sintéticos da cor Azul ultramar. 

Qual a origem da Azul ultramar?
Origem da azul ultramar. Fonte/Reprodução: original.

O pigmento era algo muito custoso e trabalhoso de fazer, afinal só um ou outro tipo de componente encontrado na pedra lápis-lazúli, serviria no processo para criar o Azul ultramar, então havia ainda todo um processo de separação, entre o que era “lixo” e o que era “luxo” antes de chegar no resultado do pigmento. 

A cor ficou conhecida como Azul ultramar, pois o termo ultramar, para eles se traduziria como “além do mar”; implicando na importação necessária da pedra semipreciosa dita anteriormente que era usada para a produção do Azul ultramar.

Quais os tipos de Azul ultramar?

Os pigmentos que levam Azul ultramar no nome, estão todos associados a zeólitos encontrados dentro do lápis-lazúli. 

Eles apresentam propriedades químicas características destes compostos e se tem assim por dizer um certo padrão, vamos abordar aqui algumas características químicas, para um pigmento ser considerado Azul ultramar. As fórmulas empíricas, aceitas para os pigmentos Azul ultramar são:

  • Azul ultramar CLARO: Na6Al6Si6O24S2;
  • Azul ultramar MÉDIO: Na7Al6Si6O24S3;
  • Azul ultramar ESCURO: Na8Al6Si6O24S4.

Saindo um pouco de todas essas letras e números, e explicando de uma maneira direta e resumida, abaixo.

Estes tipos de Azul Ultramar implicam no quão viva será a tonalidade de azul produzida como resultado. Quanto mais escuro, mais tons escuros e menos azul e vice-versa com o tipo “claro” substituindo os tons escuros, por tons claros. 

Como é feito o pigmento do Azul ultramar?

O pigmento Azul ultramar era geralmente utilizado em artesanatos e artes decorativas para o ramo mortuário no Egito. Pois a cor Azul ultramar era muito cara, além de custosa era rara de se fazer, pois quimicamente, o Azul ultramar pode ser nomeado como “lazurite”; já que é feito pela química de aluminossilicato de sódio com cálcio com enxofre.

Como é feito o pigmento do Azul ultramar?
Pigmento do azul ultramar. Fonte/Reprodução: original.

Ainda, sim, o resultado do pigmento Azul ultramar, era muitíssimo bem aproveitado pelos egípcios quando ele foi feito; afinal nem mesmo o nome, o ser humano tinha ainda, para descrever uma cor que até então nunca ninguém tinha visto com os próprios olhos.

Onde usar o Azul ultramar?

Contudo, o que aconteceu depois do começo da cor Azul ultramar e sua produção, os resultados nas obras, artes e artesanatos em que apareceu no Egito, foram excepcionalmente agradáveis aos olhos dos seres humanos daquele tempo!

Seja criativo e você conseguirá aproveitar o tom azul ultramar muito no seu dia-a-dia, vamos te mostrar 4 dicas de onde você pode usar esta cor de azul durante ele:

  • Fazer pinturas na sua casa, repaginando paredes e ambientes;
  • Decorar usando obras prontas e compradas na internet já;
  • Comprar roupas da mesma tonalidade;
  • Usar no seu computador em seu setup gamer.

Caso você for pintar a parede da sua casa, se atente para o tom da tinta, se corresponde ao Azul ultramar, e assim você não terá problemas com a cloração.

Nem sempre foi assim, mas hoje em dia no nosso cotidiano, você pode fazer exatamente do jeito que você quiser com a cor Azul ultramar desde que saiba aproveitá-la e manter um certo equilíbrio com outras cores também.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.