Você sabe o qual significado bíblico de cada cor? Desde crianças ouvimos dizer que cada cor da Bandeira Nacional significa um aspecto do nosso país, o Brasil. O verde representa as matas, o amarelo relembra as nossas riquezas e o azul evoca o nosso céu. Tais símbolos somente se constituíram devido a esses aspectos presentes em nossa cultura brasileira. Porém, poucos sabem que na Bíblia também as cores têm significados.
Assim como as cores da nossa bandeira possuem elementos que remetem ao nosso país, na bíblia, as cores possuem significados que remetem àquele que inspirou os textos sagrados: Deus. Abaixo, portanto, iremos discorrer um pouco sobre o significado bíblico das cores.
Quem sabe você repense o uso das cores neste ano de 2022.
O sentido bíblico das cores: quais conceitos
As cores aditivas são aquelas que, somadas, resultam na luz branca, ou seja, a luz é uma das formas de se obter as cores. Essas cores obtidas a partir da luz são as chamadas cores primárias, e elas são: amarelo, azul e vermelho.
Uma das primeiras criações de Deus foi a luz (Gênesis 1:3) e, a partir dela, é que as demais coisas foram se discernindo e contrastando à escuridão. Assim, trataremos inicialmente do significado bíblico das cores primárias, em seguida traremos as demais cores presentes na sagrada escritura, pois elas que são resultantes da pigmentação das cores primárias.
Qual o significado bíblico das cores? Confira!
Abaixo separei algumas cores e seus significados bíblicos:
Azul:
O azul remete ao céu, às coisas celestiais e à própria pessoa de Jesus. Em Êxodo 25: 4 aparece uma variação do azul, a púrpura violeta, quase roxa, que serviu como uma cor para enfeitar o templo do Senhor.
Amarelo:
O amarelo recorda a ouro, o sol, o louvor, a purificação. Assim como o ouro é provado e também purificado no fogo, assim deve ser a fé do homem, para que este alcance louvor e honra (1 Pedro 1: 7). O amarelo também está associado ao Cristo, sol nascente que vem visitar o homem (Lucas 1: 78).
Vermelho:
O vermelho se refere ao fogo, ao Espírito Santo, que veio sobre os apóstolos como “línguas de fogo” (Atos dos Apóstolos 2: 3). Também recorda o sangue e o sofrimento, pois Jesus recebeu um manto vermelho escarlate (Mateus 27: 28).
Branco:
O branco recorda a pureza, santidade. No livro do Apocalipse (Apocalipse 3:4) encontra-se a menção de pessoas que não se mancharam com a iniquidade por isso, vestiam roupas brancas. Jesus também aparece utilizando roupas brancas quando se transfigura, demonstrando sua natureza divina (Mateus 17: 2).
Verde:
O verde é a cor da natureza, do desabrochar, da misericórdia. O Salmo 92: 12–14 associa ao crescimento da palmeira como a possibilidade de reflorescimento dos justos, daqueles que alcançam a misericórdia de Deus.
Vinho:
O vinho, sendo uma variante do vermelho, simboliza a alegria, a oferta a Deus. É o que pode ser verificado em Números 15: 6 – 7 e no Salmo 104: 15.
Cinza:
O cinza simboliza o lamento, a contrição, o desejo de reparação pelas faltas cometidas. É o que faz o rei de Nínive após o chamado à conversão pelo profeta Jonas (Jonas 3: 6).
Roxo:
O roxo tem o significado da soberania e realeza. Era a cor dos mais abastados, por ser uma cor de difícil obtenção de pigmentação (Lucas 16: 19).
Preto:
O preto simboliza as trevas, a morte, o luto, o pecado. Em Jó 30: 30 o preto está associado à doença, já em Efésios 5: 11 há o preto ligado às trevas como associação às obras infrutíferas, que geram a morte.
Arco-íris:
O arco-íris, repleto de cores, é símbolo da aliança de Deus com a humanidade, como é possível verificar em Gênesis 9: 13.
Tendo em vista que boa parte da nossa cultura está ligada aos textos sagrados judaico-cristãos, foram trazidos alguns significados das cores presentes na bíblia. Que, ao trazermos essas cores e esses significados para a nossa vida, possamos renovar a nossa criatividade e recriar a nossa vida com arte recordando dos aspectos e significados inspirados por Deus nessas cores.
Deixe um comentário