Quais as cores da reciclagem?

Quais as cores da reciclagem?

Ao passar do tempo, o planeta terra começou a entrar em um estágio de alerta devido aos problemas atrelados à poluição, todos precisamos entender nosso papel cívico nesse embate e ajudar o meio ambiente com a reciclagem. Você tem noção de quais são as cores da reciclagem contidas no processo de separação do lixo? Você tem noção do que elas significam? Acompanhe o texto e entenda.

Qual significado das cores da reciclagem?

Para ser criado uma zona autossustentável é preciso levar anos de aperfeiçoamento e consciência da coleta seletiva e outras ações em prol do planeta. Uma das ideias adotadas ao redor do mundo todo são as divisões por cores nos tambores, latas e outros recipientes. Antigamente, as cores eram apenas 4. No Brasil, com o passar do tempo e de pesquisa, houve uma necessidade para um aperfeiçoamento das cores da reciclagem. São elas:

Amarelo: tonalidade ligada diretamente ao descarte de objetos metálicos (latas e outros materiais semelhantes).

Azul: cor voltada para descarte de papelão, folhas mais grossas e semelhantes.

Branco: descarte de materiais vindo de clínicas hospitalares. 

Cinza: é referente aos materiais que não podem ser descartados e acaba não podendo ficar no mesmo ambiente que os demais. 

Laranja: aqui é dedicado a objetos que possuem composição perigosa à integridade física dos seres humanos como pilhas e baterias. 

Marrom: nessa cor é para indicar o descarte de lixo orgânico. 

Preto: voltado para itens vindos da madeira.

Roxo: para materiais radioativos.

Verde: essa cor significa o que temos de mais comum que é o descarte de vidros.

Vermelho: o tão conhecido plástico. 

Quantas cores de reciclagem existem?

No total, são dez cores, além da importância de separar onde cada material será descartado, as cores são pensadas visando a melhor maneira de tomar atitudes em referência ao meio ambiente. Esse é um processo a longo prazo em que todos podem cooperar. Existem diversas associações que buscam um melhor projeto de planeta e incentivam a comunidade a entender sua responsabilidade de maneira assertiva.

Qual a importância das cores na coleta seletiva?

Primeiro, por uma dos motivos mais básicos: acelerar o processo de recuperação do planeta terra. Conhecer as cores da reciclagem vai muito além de saber quais tonalidades existem, é sobre ter responsabilidade coletiva assim como ajudar os trabalhadores que lidam diretamente com a separação dos materiais que saem das nossas casas. 

Quais são os símbolos da reciclagem?

Existem alguns símbolos pertinentes quando o assunto é reciclagem. Atualmente, o mais comum é o das três setas dentro de um triângulo, indo em sentido horário. Esse símbolo indicaria três pilares. A indústria, o consumidor e a reciclagem. Foi idealizada por um designer há décadas atrás e hoje esses símbolos podem ser alterados por estarem em domínio público. 

Quais são os símbolos da reciclagem?
Quais são os símbolos da reciclagem?

Já o símbolo universal para a reciclagem é o das três setas também girando em sentido horário. É comum que esse símbolo seja preenchido com a cor preta. Há também alguns “sub-símbolos” contidos nos já conhecidos. Existem os que são mais voltados para específicos tipos de plásticos, alumínios e assim por diante. 

Para além das cores da reciclagem e de seus elementos ligados diretamente com a questão sustentável, é importante que todos colaborem da forma como podem, buscando sempre ter em mente a preservação do espaço que ocupam. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *