Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Psicologia e significado da cor roxa

1 37

Então chegamos à nossa primeira cor secundária. Uma bela mistura de vermelho e azul, roxo fica bem no meio dos dois na roda de cores, embora a mudança de cada quantidade possa gerar novos tons.

A palavra púrpura é uma entrada em uma longa lista de variantes linguísticas do inglês antigo purpul, purpura latino e πορφύρα ou porphura grego. Este último descreve corantes roxos feitos na era clássica de Tiro. Esta era, do século VIII aC ao século VI dC, valorizou a permanência desse corante roxo, pois se tornou mais brilhante à luz do sol e ao clima inclemente, em vez de desbotar como muitas cores. Foi até sugerido que o próprio Fenícia significava “a terra roxa!”

Como sua cor mãe vermelha, o roxo é frequentemente associado ao luxo e ao poder. No entanto, ao contrário do vermelho, que tende a refletir os aspectos materiais do poder e da ambição, o roxo tende à realeza e à nobreza. A tonalidade azul traz uma sensação de relaxamento e estabilidade, que é sintetizada com a energia do vermelho para criar uma sensação de sabedoria e bom senso.

Psicologia E Significado Da Cor Roxa,significado da cor roxa psicologia

Da mesma forma, o roxo tem uma associação de longa data com a dignidade. Assim como a história retrata a realeza mais poderosa em mantos roxos, também foi usada para funcionários públicos, veteranos honrados e muito mais. Roxo significa independência e elegância, por isso deve ser usado de acordo.

O roxo também é frequentemente associado ao misticismo e à magia. Esta cor pode ser usada para transmitir uma sensação de desconhecido, curioso e misterioso. Da mesma forma, o roxo muitas vezes inspira criatividade. Ter roxo por perto pode desencadear novas ideias e a paixão e a satisfação que podem evocá-las em primeiro lugar.

Em outro sentido fisiológico, o roxo tem um efeito calmante na mente e no corpo. Embora geralmente edificante e inspirador, o tom azul também garante um efeito calmante, diminuindo a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Que cores fazem o roxo? Aprenda o que duas cores fazem roxo

Aprendemos sobre o azul olhando para o céu acima ou para o oceano que se estende em direção ao horizonte. É a cor dos espaços abertos, proporcionando espaço para respirar e crescer. Quando o céu azul claro está coberto de nuvens, começamos a nos sentir enclausurados.

O azul sempre dá uma sensação de tranquilidade porque é a cor da liberdade. É uma cor que causa preocupação e ansiedade e garante que todas as coisas sejam possíveis. O azul pode nos dar uma sensação de paz interior e confiança interior. Isso nos ajuda a nos ver como pessoas que podem crescer, aprender, mudar e se adaptar. Não é um grande desafio.

Que cores fazem o roxo? Aprenda o que duas cores fazem roxo
Que cores fazem o roxo? Aprenda o que duas cores fazem roxo

Vermelho e azul são cores contrastantes, azul é a cor da tranquilidade e vermelho é a cor da excitação, entusiasmo e emoção. O vermelho existe no extremo do espectro visível e é uma cor extrema. O vermelho sempre foi a cor primária. Foi uma das primeiras cores usadas na arte pré-histórica, e os egípcios, maias e romanos pintavam seus rostos de vermelho em cerimônias importantes.

A cor do sangue, vermelho é a cor da vida visceral. Está associado a todas as nossas emoções mais fortes, incluindo paixão, raiva, ódio e desejo. É a cor do eu. A cor que nos vê como indivíduos e nossos próprios desejos e necessidades. É dinâmico e dinâmico, mas também perigoso quando não controlado. É frequentemente usado para criar espaços que exigem pensamento profundo.

Azul + Vermelho = Roxo

As cores contrastantes de azul e vermelho se combinam para criar o roxo, uma cor frequentemente associada à realeza. Representa o poder do ego, mas é dominado pela serenidade, serenidade e perspectiva do azul. É a cor da competência e do sucesso.

O roxo também está associado a coisas esotéricas e coisas que existem além dos vales que nossa mente consciente pode entender. Pode aumentar nossa consciência espiritual e nos ajudar a nos conectar mais de perto com nossos sonhos, imaginação e até habilidades espirituais.

Equilibrando os lados muitas vezes conflitantes da natureza humana, o roxo também é uma cor de criatividade, permitindo-nos formar novas conexões e encontrar inspiração em lugares inesperados.

Promove a empatia

O coração de roxo é amante. Representa paz, compaixão e compaixão, o que dá ao roxo sua natureza quente. O roxo nos pede para amar sem medo. Violet concorda que o amor é a melhor coisa que podemos fazer. Quando as coisas ficam confusas, ele bagunça suas penas roxas. Dito isso, esse tipo de tom às vezes pode ser sensível. O roxo aparece pacificamente, mas nem sempre. Quando há caos e ruptura, pode haver efeitos adversos. Se você é suscetível à dor emocional, preste atenção quando se aproximar do roxo.

Poder e Política

O roxo prospera onde o azul e o vermelho se encontram. Como um ser poderoso, o roxo pode ser um pouco intimidante. Muitos acreditam que as qualidades de liderança do roxo vêm da família real.

Poder e Política
Poder e Política

Os especialistas adoram esse tom ousado porque incorpora poder, prestígio e habilidade. Também é comum na esfera política. Ao tentar construir músculos, as pessoas geralmente se voltam para o roxo. Qualquer pessoa no poder, de reis e senhores a imperadores e superiores, adora púrpura.

Desperta a Imaginação

O roxo nos inspira a compartilhar nossos pensamentos mais íntimos. Como resultado, ganhamos uma compreensão mais profunda de quem somos. Essa imaginação dá lugar ao crescimento e orientação espiritual. Muitas pessoas apreciam o efeito sobrenatural que o roxo tem sobre elas. O tom de azul em roxo é o motivo da intuição espiritual que evoca. Essencialmente, o roxo incentiva a mente, o corpo e a alma a viverem em harmonia.

Mente aberta

Como uma cor iluminada, o roxo acolhe todas as escolas de pensamento. É imparcial e civilizado, tornando-se uma das cores mais maduras do espectro. Ver esta cor promove a compreensão e a aceitação. O roxo pode até mudar pontos de vista e opiniões. É por esta razão que os filósofos gravitam em direção ao roxo. Esta cor violeta nos lembra que existem muitas incógnitas para explorar. Aqueles que relutam em expandir seus horizontes tendem a rejeitar as possibilidades oferecidas pelo roxo.

1 comentário
  1. […] As relações afetivas são regidas pelas emoções, é comum aos seres humanos também as sensações de paixão, de amizade, de conexão com a família, etc. Quando a natureza emocional não vai bem, devido à […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.