Psicologia e significado da cor rosa

O rosa é uma cor muito contraditória. Seu significado depende muito da cultura e do contexto em que é apresentado. Pode ser associado a muitas coisas como feminilidade e masculinidade, superficialidade e ternura. Vamos dar uma olhada na associação rosa.

Aspectos positivos e negativos do rosa

Rosa tem muitas associações positivas. É uma cor calma e não ameaçadora. Está associado à inocência, esperança e otimismo. Também representa aspectos positivos da feminilidade tradicional, como polidez e gentileza.

A desvantagem disso é que pode parecer fraco, vulnerável e estúpido. Também está associado à superficialidade e incapacidade de ver a realidade.

A inocência encontra a luxúria

Curiosamente, o rosa é infantil e sexy. Essas diferentes qualidades dão ao rosa a vantagem dinâmica que muitas pessoas adoram. A psicologia das cores atribui o lado sensual do rosa ao seu tom vermelho. O elemento branco em rosa compensa isso com sua pureza. Juntos, um equilíbrio perfeito é alcançado. Quanto mais escuro o tom, mais paixão irradia. Enquanto isso, tons mais claros emitem uma vibração mais elevada.

Variações de rosa

Tons mais fortes como o fúcsia estão associados à confiança e vitalidade, mas também estão associados à superficialidade e são mais “femininos” do que as mulheres.

Tons mais claros são frequentemente usados ​​em brinquedos para meninas e, portanto, estão associados à infantilidade ou imaturidade. Tons calmantes sugerem ternura, cuidado, calma e poder feminino.

Feminilidade

No mundo ocidental, o rosa é principalmente uma cor feminina. Muitos produtos voltados para mulheres e meninas fazem uso intenso do rosa para indicar o gênero que estão segmentando. No entanto, esse forte desacordo nem sempre é o caso, nem é universal. Em outras culturas, como o Japão, o rosa está associado a traços masculinos.

Amar

Assim como o vermelho, o rosa também está associado ao amor. No entanto, vermelho representa entusiasmo e rosa representa ternura. É um amor que se concentra em estar perto, cuidar e considerar um ao outro. Esta é uma cor que representa o amor terno. Está relacionado ao afeto familiar, por isso é usado não apenas para o amor romântico, mas também para o amor doméstico.

Calma

O rosa é uma cor que tem um efeito calmante sobre as pessoas. Não é tão agressivo quanto o vermelho, mas sugere segurança e vulnerabilidade. Em pequenas doses, o rosa pode ser calmante, mas se usado em excesso pode causar irritação e provocar sentimentos de fraqueza, principalmente nos homens.

Inocência

O rosa pode ser associado à doçura e inocência da infância, às vezes parecendo infantil ou bobo. O rosa é uma cor que simboliza fragilidade e juventude.

Otimismo

Dizer que alguém vê o mundo através de óculos cor-de-rosa significa que ele vê o mundo com uma visão excessivamente otimista. O rosa é uma cor de esperança, mas às vezes pode estar associado a não enxergar os aspectos negativos da realidade.

Eleva os Espíritos

O rosa exala uma vibração positiva, proporcionando calor e conforto. Quando vemos rosa, isso nos inspira a manter a esperança. Não há obstáculo que o rosa não possa superar. Com otimismo inabalável, o rosa é sempre otimista. Além de elevar o moral, o rosa também simboliza boa sorte. Se você vê rosa com frequência, pode significar que o sucesso e a saúde estão esperando por você.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *