A psicologia das cores é muito utilizada principalmente pelos profissionais de marketing. Esse é um estudo importante, que faz toda diferença no resultado final da sua ação e da sua arte.
Aqui você descobre todos os detalhes sobre a psicologia das cores e como você poderá usá-la no seu negócio.
O que significa a psicologia das cores?
Esse é um grande estudo que ajuda a entender como os seres humanos se comportam diante das cores. Por conta disso, a psicologia das cores se trata de um estudo de grande importância, pois pode ajudar o seu cliente a ter determinados sentimentos e realizar a ação que você deseja.
Como a psicologia das cores funciona no marketing?
Apesar de constantemente ignorada pelos profissionais da área, a psicologia das cores tem forte importância nessa área. Por isso, deve ser considerada antes da criação de qualquer arte, peça e embalagem.
Existem formas diferentes de usar a psicologia das cores em sua estratégia de marketing. Separamos as duas mais usadas para exemplificar melhor:
Cores nas imagens
A escolha das cores nas suas artes não devem ser apenas intuitiva ou escolhendo aquelas que você prefere. Na hora de escolher suas cores, a harmonia deve ser um dos primeiros princípios a serem observados, pois a imagem deve ser ao mesmo tempo, atrativa e agradável ao olhar.
Uma das maneiras mais simples e assertivas de realizar essa combinação, é utilizando as cores complementares, baseado no círculo cromático. Você pode usar o fundo de uma cor e o CTA em uma cor complementar ao fundo, para ele ganhar ainda mais destaque.
Existem também sites que podem te ajudar a escolher corretamente as melhores combinações de cores para o seu projeto. São sites que facilitam muito a corrida diária do marketing e sempre devem ser usados ao seu favor.
Ferramentas
Também para facilitar a correria diária de designers e profissionais de marketing, algumas ferramentas ajudam na combinação de cores para você utilizar. Conheça algumas opções:
- Adobe Kuler: Esse é um dos sites da Adobe e te ajuda a criar diversas variações, compostas por até 5 cores. Ele pode te indicar diversos tipos de composições diferentes.
- ColourCode: Se você busca cores de maneira aleatória, esse site vai te fazer economizar um bom tempo. A melhor parte é que ele também já te indica o código RGB de todas as cores utilizadas.
- ColorZilla: Esse na verdade se trata de um plugin, onde você consegue pegar uma cor do seu navegador sem precisar utilizar nenhum print ou programa. Agiliza a rotina e pode ser usado tanto no Google Chrome, quanto no Mozilla.
Essas são algumas das ferramentas mais utilizadas quando falamos de psicologia das cores e suas combinações, mas existem diversos outros com o mesmo propósito que auxiliam muito na rotina de criação.
Características da psicologia das cores
Algumas características da psicologia das cores vão te ajudar ainda mais na hora da escolha e usá-las corretamente. Conheça um pouco das características mais importantes:
Temperatura
As cores conseguem dar a sensação de quente e frio. Por isso, é comum em hospitais e consultórios serem usados tons frios como azul e verde. E já em locais de alimentação, cores quentes são as mais usadas, como vermelho e amarelo.
Emoção
As cores têm grande poder no nosso humor e em despertar alguns tipos de emoção. Elas conseguem nos deixar motivados, felizes, com fome e até mesmo ansiosos.
Simbolismo
Apesar de as cores terem seus significados e isso ser de grande importância na psicologia das cores, cada pessoa também tem sua própria percepção de cada cor.
O que cada cor significa?
Os significados das cores impactam diretamente na sensação causada, por isso devem ser considerados. Confira algumas cores e seus significados:
- Rosa: amor, feminilidade, delicadeza;
- Laranja: energia, calor, entusiasmo;
- Azul: tranquilidade, estabilidade, fé;
- Vermelho: paixão, ira, força, poder;
- Preto: formalidade, luto, sofisticação;
- Branco: paz, proteção, inocência.
Essas são algumas opções de coloração que mais são utilizadas na abordagem da psicologia das cores, mas existem diversas outras.
Cor certa para vendas na internet
Existem estudos sobre a psicologia das cores que podem te ajudar a fazer a escolha correta para seu negócio. Mas quando falamos em vendas, as cores são grandes amigas para influenciar a decisão de ação do seu cliente.
É claro que tudo isso também depende do seu público, já que homens e mulheres podem enxergar as cores de formas diferentes. Mas no geral, anúncios coloridos agradam e chamam atenção da maioria das pessoas.
No geral, as mulheres preferem cores como azul, roxo e até mesmo verde. Já os homens, cores como verde e preto chamam mais atenção. Quando falamos sobre vendas, o laranja é uma cor que costuma ser ligada com preço baixo. Nesse caso, é uma boa opção para promoções.
A psicologia das cores realmente deve ser aplicada em todo tipo de negócio, pois exercem grande poder nos consumidores e podem induzir a decisão de compra e as sensações que elas vão ter no seu ambiente.
Deixe um comentário