Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Projetos incríveis com a cor azul-marinho

0 3

Quando o assunto são projetos de decoração, a cor azul-marinho é uma opção que sempre deve ser considerada. Com seu tom vibrante e único, a cor oferece diversos significados que podem variar de acordo com seu uso nas decorações e no lar.

Pensando nisso, separamos aqui algumas ideias e projetos de decoração utilizando a cor azul-marinho que não podem ser deixados de lado caso você esteja pensando em dar uma mudada na sua casa ou escritório.

Projetos minimalistas com a cor azul-marinho

Primeiro de tudo, é muito interessante considerar projetos minimalistas para utilizar a cor azul-marinho. 

Com seu tom forte, que muitos chamam de tom coringa, o item nesta cor em um ambiente ganha muito destaque, especialmente em projetos minimalistas. Por exemplo, um quadro nesta cor numa sala nunca passará despercebido, ganhando ainda mais destaque em relação às outras cores do ambiente.

Projetos minimalistas com a cor azul-marinho
Cor azul marinho e como usar. Fonte/Reprodução: original.

Independente do tamanho do que será utilizado, o azul-marinho, num ambiente minimalista, a cor sempre chama atenção, e o seu tom dá um destaque ainda maior ao local onde ela está. Outro exemplo que dá para citar é uma sala com a parede nessa cor, onde ela sem dúvida será a primeira coisa a ser notada.

Vale a pena investir na cor azul-marinho?

Pensando na cor azul-marinho como uma cor de tom coringa, é importante também considerar os significados por trás da mesma. Muitos ligam o azul-marinho à natureza graças ao mar ou ao seu noturno e estrelado, tanto que a cor é muito utilizada para piscinas.

Outro ponto a se considerar é que a cor azul-marinho remete a serenidade e relaxamento, o que faz com que os ambientes com essa cor transmitam um ar de calmaria e tranquilidade, algo que pode muito bem ser utilizado em quartos ou salas, locais muito usados pelas pessoas para descansar.

Vale a pena investir na cor azul-marinho?
Vale a pena investir na cor azul-marinho. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, o azul-marinho é extremamente versátil, o qual pode ser combinado com diversas outras cores para tornar o ambiente ainda mais agradável. Misturas com as cores branco, amarelo e marrom costumam ser as mais populares, e transmitem um tom mais sério e leve para os ambientes.

Embora as cores anteriores sejam as mais utilizadas, não há motivos para a cor azul-marinho não ser usada em conjunto com outros tons como vermelho e verde. Contudo, é importante ter um equilíbrio entre as cores para não haver saturação do ambiente.

Qual a diferença da cor azul-marinho para as outras?

Em se tratando das outras cores, o azul-marinho possui uma versatilidade sem tamanho em relação a todas as outras. Mesmo sendo um tom escuro, ela combina com os mais diversos tons, além de ter um ar sereno que transforma qualquer ambiente.

Dependendo dos locais que a cor azul-marinho for utilizada, ela consegue ter uma influência significativa por todo o ambiente graças a sua ligação com o céu noturno e o mar profundo, trazendo consigo a calmaria que esses ambientes naturais possuem. 

Além disso, a seriedade que ela transmite também possui um charme e glamour que costuma ser usado em ambientes de alto escalão, como escritórios de advocacia.

Como criar a cor azul-marinho?

Existem algumas formas de conseguir a cor azul-marinho. Obviamente, todas elas envolvem misturar o azul primário com outra cor para torná-lo mais escuro, chegando ao ponto desejado.

A maneira mais simples é misturando o azul primário com preto. Tendo cuidado, basta ir misturando as duas cores até chegar no tom que se deseja do azul. Caso acabar passando um pouco do que precisava, adicionar um pouco mais de azul pode resolver.

Além disso, você pode misturar a cor primária com cores complementares. No caso do azul, essa cor é o laranja. Nesse caso, é importante que a mistura seja feita com cuidado para que a cor complementar não acabe se sobressaindo.

A cor azul-marinho não somente tem um enorme diferencial para decoração, como também possui um tom extremamente belo e que, independente da quantidade utilizada, nunca vai passar despercebido aos olhos de quem passa pelo ambiente. Desse modo, caso esteja querendo mudar um pouco os ares da sua casa, quem sabe um pouco de azul-marinho não seja o ideal?!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.