Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Para que serve a Cromoterapia e o que é esse metodo?

0 2

A cromoterapia é a utilização das cores para auxiliar no bem estar, na saúde psíquica e corporal de maneira prática e sistemática. Desde os primórdios o homem utiliza as cores de maneira simbólica, e vê nelas símbolos essenciais de alguns processos interiores, sejam espirituais de ordem psíquica, seja no âmbito físico como funcionamento do seu organismo. 

A cromoterapia é a sistematização dessa simbologia, utilizando as cores como forma de tratamento. Vamos entender mais sobre cromoterapia no artigo abaixo.

O que é a Cromoterapia?

Há inúmeros especialistas que descobriram nas diferentes cores diferentes reações do organismo, entre um dos que mais se destaca é o gênio alemão por trás de Fausto, Goethe. Mas essa relação pelo menos no campo mental é fácil de ser identificada. Todo mundo já teve a experiência da sensação de euforia causada pelo vermelho, e da paz trazida pelo delicado azul. 

O que é a Cromoterapia?
Como funciona. Fonte/Reprodução: original.

A cromoterapia eleva essa influência simbólica no campo da saúde humana e a utiliza em diversos tratamentos.

Para que serve a Cromoterapia?

A cromoterapia serve para inúmeras situações. Para melhorar o humor e o estado de espírito, fazendo com que a pessoa se sinta mais confortável ou bem humorada, mas também funciona como um tratamento auxiliar em diversas doenças. . 

Como funciona a cromoterapia?

O especialista em cromoterapia utiliza uma lâmpada ou qualquer objeto que ilumine em diferentes cores e aproxima do paciente perto de determinada parte do organismo que ele quer que seja afetada pela cor. O modo como é feito pode depender, a pessoa pode estar deitada, sentada, de pé, etc.

Como funciona a cromoterapia?
Dicas de funcionamento. Fonte/Reprodução: original.

O essencial é que seja feita em ambiente controlado, um consultório ou um quarto. 

Benefícios de cada cor na cromoterapia

Vamos a seguir identificar os diferentes benefícios da cromoterapia e quais seus efeitos utilizando diferentes cores para o tratamento.

Cor Amarela

No campo mental a cor amarela é utilizada para tratar mau temperamento e estresse. No organismo o amarelo auxilia na prisão de ventre, problemas intestinais, renais, digestão, cravos e espinhas.

Cor Azul

No campo mental o azul é utilizado para tratar irritabilidade, nervosismo, e insônia. No organismo é utilizado para tratar infecções, inflamações, queimaduras e problemas relacionados à tireóide.

Cores Branca e Preta

As cores brancas e pretas estão relacionadas aos extremos, mas ambas podem significar paz e estabilidade e por isso é frequentemente usada na composição do ambiente onde irá se dar o tratamento.

Cor Índigo

A cor índigo tem quase os mesmos benefícios da cor azul, mas é mais utilizada com foco no tratamento do humor, relaxando o paciente e promovendo paz de espírito. Também é utilizado no tratamento em relação ao sistema nervoso.

Cor Laranja

No campo mental o laranja (principalmente avermelhado) é utilizado no tratamento com insônia, a cor laranja é associada ao pôr do sol, hora do descanso. No organismo é utilizado para auxiliar problemas com gases, má digestão, cãibra e problemas pulmonares.

Cor Roxa

A cor violeta é utilizada como relaxante natural e ajuda em exercícios de concentração ou meditação. Mas essa cor tem algumas contra indicações e recomenda-se uso moderado.

Cor Verde

A cor verde é utilizada para tratar problemas de ansiedade, do coração, nódulos, dos rins e para o auxílio à cicatrização e pós cirúrgico.

Cor Vermelha

A cor vermelha é uma cor complicada, muito estimulante e pode causar uma certa euforia, insônia e irritabilidade. Então só é indicada em casos de fadiga extrema, anemia e indisposição. Em geral casos que precisam de um efeito revigorante. 

As cores também não precisam de um tratamento de cromoterapia para ter seu benefício observado no corpo humano. Você pode planejar utilizá-las, principalmente em ambientes como cômodos da sua casa ou trabalho para ter seus benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.