Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

O que significa o amarelo em setembro?

0 12

Este termo “Setembro amarelo” surgiu há quase 29 anos, e tem a função de conscientizar as pessoas a procurarem por ajuda quando pensarem em tirar as próprias vidas. Se você realmente tiver este tipo de pensamento, por favor, procure pelo CVV para conversar e pedir ajuda.

O que é o setembro amarelo?

O Setembro amarelo é o mês de prevenção contra o suicídio. Este é um dos métodos de ajudarmos as pessoas que passaram por muitos problemas, não tem mais forças para reagir e se veem totalmente sozinhas e sem apoio.

O que é o setembro amarelo?
Fonte/Reprodução: original.

Este é um dos meses mais importantes do ano porque é quando o movimento ganha força, de fato. No entanto, devemos lembrar que os casos de suicídio acontecem a todo momento, mas são pouco falados porque se trata de um acontecimento pesado, que gera gatilhos e muita tristeza.

Podemos ajudar as pessoas não apenas no Setembro amarelo, mas em todos os meses do ano com boas ações. A primeira boa ação é respeitar todo e quaisquer indivíduo, mesmo que você não goste da pessoa. O respeito é essencial, pois não sabemos como as nossas más atitudes podem influir sobre as outras pessoas.

Por que a cor amarela é utilizada?

A cor do Setembro amarelo veio através dos pais de Mike Emme, que usou o Mustang amarelo do filho como forma de referência a ele que se suicidou em 1994, justamente no mês de setembro. Os seus responsáveis distribuíram cartões com fitinhas amarelas que continham diversas frases de apoio às pessoas, principalmente àquelas que passavam por problemas emocionais.

É por conta dos pais de Mike que o termo “Setembro amarelo” surgiu, se fortificou e é utilizado até os dias de hoje. Esta prevenção do suicídio precisa ser levada muito mais a sério, pois existem milhões de jovens e adultos que precisam realmente de ajuda.

Nunca sabemos quando as pessoas não se sentem realmente bem. Muitas delas transparecem felicidade, mas por dentro estão em um mar de tristeza desoladora como vimos acontecer com Chester Bennigton, vocalista da banda Linkin Park. Em um momento você o vê sorrindo e em outro, recebe a notícia de que tirou a própria vida.

Qual o objetivo do movimento?

O foco principal do Setembro amarelo é o de ajudar milhões de pessoas que passam por momentos complicados em suas vidas. Muitas delas não são escutadas por seus próprios familiares, e mesmo quando tentam conversar, recebem palavras agressivas em troca como: “é frescura”, ou “seja mais forte”. 

Não podemos lidar dessa maneira com absolutamente nenhuma pessoa. Precisamos saber ouvir, sermos mais resilientes e solidários, pois o suicídio é um dos problemas mais sérios e graves que a geração atual, infelizmente sofre.

Nós podemos auxiliar, mesmo que de longe, com uma conversa amiga, com o respeito e fazermos boas atitudes que as deixem feliz. Muitas pessoas, literalmente, sofrem caladas o tempo inteiro porque não tem a possibilidade de se expressarem, e como forma de cessarem o sofrimento do qual possuem, preferem tirar as próprias vidas.

Quando surgiu o movimento?

O Setembro amarelo aconteceu em 1994, quando o adolescente de 17 anos, Mike, se suicidou. Explicamos mais acima o papel importante que os pais do garoto desempenharam e é graças a eles que este tipo de causo ganhou mais reconhecimento na mídia.

Na época, jornais brasileiros noticiavam as mortes com grande sensacionalismo, sem seriedade, quase como uma piada. Falamos especificamente do famoso Aqui Agora, um jornal da emissora SBT, que transmitiu ao vivo a morte de uma adolescente de apenas 16 anos como se fosse uma partida de futebol.

Isto aconteceu em 1993, especificamente no dia 5 de julho, uma segunda-feira, às 11h. Um ano antes de Mike tirar a própria vida. Todo este tema era envolto em um gigantesco tabu, e é tratado com certa indiferença atualmente. 

Em que país o movimento teve início?

O Setembro amarelo teve início nos Estados Unidos. A cor amarela faz referência ao carro Mustang 68 do adolescente, que foi usado para o representar de alguma maneira por parte de seus pais.

Se você não se sentir bem e pensar em tirar a própria vida, por favor, ligue ao CVV, 188, ou acesse o site. O atendimento é gratuito, discreto e você não precisa se identificar, caso não queira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.