Escolher cores para usar na decoração não é uma tarefa fácil. Principalmente, se for combinar cores quentes, é mais difícil ainda. Na escolha da paleta é importante escolher cores que goste, visto que ela vai influenciar muito nas suas emoções.
Se você tem o objetivo de deixar o ambiente caloroso e principalmente aconchegante, o uso de tons quentes é ideal para a decoração. Por isso, este conteúdo reúne as principais informações sobre as cores quentes. Saiba como usar na decoração, quais são as cores e muito mais, confira!
O que são cores quentes?
Cores quentes são aquelas responsáveis por transmitir a sensação de calor. No geral, elas estão associadas a luz e fogo.
Essas cores estão presentes na decoração de vários ambientes. Desde sala, cozinha até quartos e banheiro, mas, principalmente, em áreas externas, como jardins e piscinas.
Quais são as cores quentes?
As cores quentes são: laranja, amarela, vermelha. Elas transmitem alegria, motivação e despertam atenção para quem as ver. Por isso, essas cores são utilizadas em espaços de festa infantis, restaurantes e outros locais com bastante movimento.
Como são classificadas as cores quentes?
Enquanto as cores frias passam a sensação de tranquilidade, calmaria e até mesmo esperança, as cores quentes são mais descontraídas e remetem mais ao tema tropical por transmitir calor e alegria.
Como combinar looks usando cores quentes?
Por ter tons vibrantes, são utilizadas, principalmente, no verão e muitas vezes são usadas juntas. Cores como o rosa e o amarelo podem ser utilizadas na combinação, bem como o nude.
Você pode utilizar cores frias e neutras com as quentes e criar um look mais elegante para o trabalho ou outra ocasião. Além disso, essa combinação vai muito bem na decoração, desde pintar a parede ou usar em detalhes, como objetos, móveis e outros artigos de decoração.
6 Dicas de decoração usando cores quentes
No design de interiores contemporâneo, as cores quentes são bem populares e frequentemente utilizadas. Assim, veja algumas dicas para dar um up na decoração da sua casa:
1 — Combine cores quentes com os itens de decoração
Combinar cores quentes aos itens de decoração é muito importante para compor um ambiente mais alegre. Escolha tons para combinar com itens que você pretende adquirir ou que já possui. Por exemplo, invista em almofadas e tapetes para trazer um destaque ao ambiente.
2 — Unindo cores neutras a cores quentes
Unir cores neutras com cores quentes não é errado, muito pelo contrário. Você pode escolher a paleta de cores do ambiente com base nas suas favoritas. E para não ficar tão incomodo, devido ao tom vibrante, combine com cores neutras ou tons terrosos.
3 — Móveis coloridos com revestimento neutro
Também é possível combinar móveis de tons vibrantes com revestimento neutro. Nesse caso, o ambiente fica mais alegre a depender das cores de sua escolha. Outro ponto para considerar, são as texturas dos tecidos, que podem complementar as cores.
Ou seja, pode investir em um sofá vermelho e decorar com almofadas de camurça ou seda em tons mais fechados e neutros.
4 — Almofadas com cores quentes
Elas não precisam dominar o ambiente, você pode usá-las em almofadas. Assim, o ambiente que tinha um tom mais neutro, ganha um destaque ao usar tons vibrantes. Deixando a decoração minimalista sem ficar entediante.
Essas cores transmitem a sensação de calor e alegria do mesmo modo que seria caso pintasse uma parede ou adquirisse móveis de cores quentes.
5 — Paredes
As paredes são fundamentais para compor um ambiente agradável, além de falar muito de como a decoração deve ser escolhida. Caso escolha uma paleta de cores para paredes de tons quentes, os demais móveis devem ser de cores neutras.
6 — Quadros
Se você tem uma parede de cor mais clara, pode usar quadros e molduras de cores quentes para a sua decoração. Eles estão fortemente ligados a ambientes comerciais como salas de espera de consultórios e outros. No entanto, podem ser perfeitos para ambientes familiares.
Com isso, você aprendeu um pouco mais sobre esse universo das cores e como utilizar os tons mais vibrantes. Assim, considere as dicas deste artigo para melhorar a decoração da sua casa!
Deixe um comentário