O que são as cores pigmentadas primárias e secundárias?

O que são as cores pigmentadas primárias e secundárias?

No artigo de hoje iremos falar sobre cores pigmentadas, o que elas são, o que é cor, o que é pigmento, suas nomenclaturas, entre outros. Em algum momento você já escutou o termo harmonia das cores ou a temperatura das cores? É nesse assunto que vamos entrar hoje.

Cores pigmentadas

Então, você já conhece a palavra cor e a palavra pigmentada, mas eu imagino que separadamente. O conceito da palavra cor é o que a gente enxerga influenciado pela luz nos nossos olhos e o pigmento é a cor de todos os objetos, materiais, ou seja, apesar da pigmentação de um material, a luz que bate em nossos olhos é quem vai determinar qual é a cor daquele objeto.

Cores pigmentadas primárias

As cores pigmentadas do grupo primário são, como seu nome diz, as que vieram primeiro, são as cores puras. São elas: Azul, amarelo e vermelho.

Cores pigmentadas secundárias

As cores pigmentadas secundárias são aquelas que existem a partir da mistura das cores primárias, da mistura de duas cores primárias. São elas: Verde, laranja e roxo.

Nomenclatura das cores: cor-luz ou cor-pigmento

Essa nomenclatura das cores retrata perfeitamente o que foi dito no tópico de cores pigmentadas, a cor-luz é aquela observada através dos raios, através da luz, que se decompõe em várias cores.

Nomenclatura das cores: cor-luz ou cor-pigmento
Nomenclatura. Fonte/Reprodução: original.

A cor-pigmento é a luz que bate no material e os nossos olhos acabam percebendo isso como um estímulo para saber qual é a cor. Esses pigmentos são divididos em dois grupos: os opacos e os transparentes, os opacos: vermelho, amarelo e azul. 

Os pigmentos transparentes são os mais utilizados nas impressões, em artes nas gráficas e nas Produções, são elas: vermelho, ciano e magenta.

Há uma curiosidade sobre as cores branco e preto, elas não são exatamente cores, nós que nos acostumamos a chamá-las assim, na verdade, assim é que aprendemos, porém como citado acima o branco representa a luz pura, o que automaticamente é a ausência de cor, e o preto como não tem como refletir nenhuma cor nele, é a ausência de luz.

A harmonia das cores

Nesse tópico de harmonia das cores entenderemos um pouco sobre cores complementares análogas e temperatura das cores.

Cores complementares

As cores complementares são basicamente as cores opostas. Existe hoje um material chamado círculo cromático e ele representa perfeitamente essa harmonia das cores para você, sejam elas complementares, análogas ou de temperatura diferente, e ele mostra perfeitamente.

Cores complementares
Cores. Fonte/Reprodução: original.

Vou dar um exemplo com a cor vermelha, a cor que complementa o vermelho é o verde, pois é a que está do lado oposto do círculo, é que está de frente para ela. Geralmente as pessoas usam as cores complementares para dar equilíbrio, contraste e também força, dependendo da situação.

Cores análogas

As cores análogas estão do lado da outra, lembra do material, do círculo cromático ou disco cromático? Novamente ele mostra perfeitamente as cores que estão ao lado da outra, são as cores análogas, elas são do mesmo tom o que deixa uma coisa mais elegante na composição.

Temperatura das cores

A temperatura das cores é o que parece, quente e frio. Elas têm a capacidade de transmitir tanto vibrações fortes quanto de tranquilidade.

São exemplos de cores quentes: vermelho, amarelo e laranja, pois transmitem sensação de calor, alegria e etc. São exemplos de cores frias: verde, violeta e azul, pois elas transmitem sensações de frio, tranquilidade e calma.

A partir deste artigo você já consegue ter um maior entendimento das cores pigmentadas, círculo cromático e pode usar a harmonia das cores a seu favor, tanto para roupas, quanto para trabalhos e combinações diversas. Aproveite!


Comments

Uma resposta para “O que são as cores pigmentadas primárias e secundárias?”

  1. […] produzida na íris do globo ocular, mas para ir mais afundo, o que de fato irá determinar a cor dos olhos é o material genético, que está contido no núcleo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *