O que é o RGB e CMYK?

O que é o RGB e CMYK?

RGB e CMYK são dpadrões de distribuição de cores e suas siglas representam as cores-base que são utilizadas para criação de uma variedade de tons. 
Ao criar uma arte, saber qual será sua finalidade e como será usado é fundamental para poder aplicar corretamente o suporte das cores e para garantir a qualidade e fidelidade em suas obras.

Se você trabalha com web design, produção de conteúdos gráficos, criação de projetos ou publicidade impressa, você precisa conferir as informações a seguir e aprender qual padrão usar para cada tipo de serviço.

O que é o RGB

RGB é a sigla para Red-Green-Blue e essas três cores (vermelho, verde e azul) são a base para esse padrão.

O que é o RGB
O que é. Fonte/Reprodução: original.

Cada cor é adicionada em escalas de 0 a 255, onde 0 é a falta da cor e 255 é o máximo de tom dela. Um exemplo seria usar o código “R=255; G=0; B=0” para definir a cor vermelha em algo, enquanto o branco seria definido como “R=255; G=255; B=255”. 

O que é CMYK?

A abreviação CMYK (proveniente de Cyan-Magenta-Yellow-Key, no português Ciano-Magenta-Amarelo-Preto) é o padrão de cor que utiliza dessas 4 cores básicas para a criação de novas cores e tonalidades.

O CMYK é o sistema que usa a absorção da luz para complementar a imagem em si e através desse método consegue reproduzir 1 milhão de tonalidades distintas.

Qual a diferença entre RGB e CMYK?

A diferença entre esses padrões se dá tanto pela captação da cor quanto pela finalidade da obra.

Qual a diferença entre RGB e CMYK?
Diferenças. Fonte/Reprodução: original.

O método de reprodução de cores do padrão RGB faz qualquer variação das escalas cromáticas (que vai de 0 a 255 em cada uma das três cores-base) determinar uma nova tonalidade, proporcionando assim uma combinação de quase 17 milhões de cores com tons diferentes e isso proporciona muito mais tonalidades que o padrão CMYK, impactando na qualidade cromática e também na finalidade.

Quando usar RGB e CMYK?

O sistema de cores RGB apresenta um leque cromático muito maior e é utilizado em aparelhos celulares, notebooks, desktops, tablets, videogames portáteis e outros aparelhos de reproduções de imagem.

Impressoras do estilo Fine Art, voltadas para a reprodução de obras de arte e impressões refinadas, também utilizam esse padrão de cores, ao invés do tradicional CMYK.

O sistema CMYK é normalmente utilizado em impressões amadoras e/ou caseiras e também nas técnicas offset e de impressão de larga escala.

Os padrões de cores RGB e CMYK servem para garantir a qualidade da obra, seja ela para artes impressas ou ser reproduzida em equipamentos eletrônicos.

O conhecimento de suas diferenças e aplicações vão impactar diretamente na qualidade cromática e na satisfação do cliente em ver sua obra reproduzida com fidelidade.

Agora você está pronto para criar seus projetos, suas artes e impressões de forma consciente, extraindo o melhor de cada sistema de cor e aperfeiçoando suas obras.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *