O adobe color é uma excelente ferramenta desenvolvida pela empresa Adobe que serve para auxiliar na hora de criar uma paleta de cores para seu projeto visual. Seja para estilizar um site, para dar cores a uma logomarca ou fazer qualquer outro trabalho de design que envolva cores, essa plataforma pode ser bastante útil.
Neste texto você vai aprender mais sobre o adobe color e também vai ver como é possível utilizá-lo para elaborar seus próprios projetos e paletas de cores. Confira tudo isso nos próximos parágrafos.
Adobe Color: como funciona
O adobe color, como dito acima, é uma ferramenta que pode ser usada para criar paletas de cores, isto é, uma combinação de cores que seja harmoniosa. Esse recurso é fundamental para quem desenvolve trabalhos gráficos de design e precisa pensar num conjunto de cores para estilizar sites e outras coisas.
Muitas vezes é difícil elaborar uma combinação de cores que funcione bem. Ao se pensar na importância que elas têm (ao despertar diferentes sentimentos nas pessoas), é fácil entender que saber como montar a paleta é algo crucial no design. É nesse contexto que entra o programa, ou seja, é para ocasiões como essa que ele é indicado.
Esse programa existe na versão “baixável” para computadores, em aplicativos para celulares e, também, na sua versão web (sem necessidade de download). Esta última opção é a mais prática de todas. Veja abaixo como usar o adobe color de fato.
Utilização de cores em imagens existentes
Com o adobe color é possível usar cores que já existem em uma imagem. Em outras palavras, dá para extrair as cores que compõem uma determinada imagem e usá-las em outro lugar. Para fazer isso basta, no programa, selecionar a opção da câmera fotográfica e importar a imagem de onde as cores devem ser extraídas. O adobe color, automaticamente, vai formar uma paleta a partir da imagem.
Compartilhamento de criações
Após criar uma paleta no adobe color é possível exportá-la para usar em outros programas da própria Adobe ou mesmo compartilhar em redes sociais, ou por e-mail. Dessa forma, a criação do usuário não fica limitada para ser usada apenas no programa em si.
Como criar paleta de cores do Adobe Color?
Para criar sua própria paleta de cores com o uso do adobe color basta seguir alguns passos simples. Isso pode ser bastante útil na utilização em sites (estilização) ou qualquer outro projeto.
Confira abaixo os caminhos para aproveitar o programa e criar sua própria combinação de cores.
Site
O primeiro passo é entrar no site do adobe color (também é possível pelo software e pelo aplicativo). Uma vez na plataforma, o ideal é escolher uma das dez possibilidades de padrões de combinação de cores disponíveis e, assim, criar a paleta. A criação em si é automática (o próprio site faz isso), mas dá para o usuário orientar esse trabalho por meio das ferramentas que existem.
Tema
Em seguida, o usuário pode criar um tema de cores (uma paleta) a partir do uso do Disco de Cores. Basta mover os pontos que existem em cima do círculo para criar a combinação. Esse processo também é auxiliado pela inteligência artificial do adobe color.
Extração de cores
Além dos caminhos citados logo acima, também dá para extrair as cores de uma imagem e a partir delas criar uma paleta. Para isso, basta importar uma imagem qualquer para o programa que ele sozinho consegue perceber as cores presentes na imagem e elaborar uma combinação harmoniosa.
Extração de gradientes
A extração de gradientes também é possível e segue um método semelhante ao de cima. Basta importar uma imagem, só que dessa vez tem que ser na aba “Extrair Gradiente”. Isso já é suficiente para o programa criar o gradiente a partir das cores da imagem selecionada.
Pode armazenar a paleta de cores do Adobe Color em nuvem?
Sim, é possível armazenar as paletas de cores criadas no adobe color em nuvem. Para isso, é necessário usar o Creative Cloud (que também pertence à Adobe). A partir disso, as combinações de cores feitas pelo usuário podem ser usadas ainda em outros softwares, como o Photoshop ou Illustrator.
Deixe um comentário