O que é a tabela e cores HTML e como utilizar?

O que é a tabela e cores HTML e como utilizar?

As cores HTML são elementos muito importantes para a constituição de um site. São elas que dão vida ao projeto visual da página, além de serem fundamentais para despertar o interesse do usuário na navegação e na compra do produto oferecido no site, por exemplo. Nesse contexto, construir uma interface que possua a combinação certa de cores é algo que deve estar entre as prioridades na hora de desenvolver uma página web.

E é aí que a tabela de cores HTML entra em jogo. Ela contribui para que as pessoas criem um conjunto harmonioso de cores para transmitir as sensações corretas para quem navega no site. Este texto explica melhor como isso funciona e como é feita a codificação das cores HTML para usar na página web.

Para que serve a tabela de cores HTML?

A tabela de cores HTML serve para guiar a escolha das cores pelo desenvolvedor web. Muitas vezes, é difícil encontrar um conjunto adequado de cores que estejam em harmonia e que, ao mesmo tempo, transmitam a informação sensorial que se busca em um determinado site, por isso as cores HTML podem ajudar.

Para que serve a tabela de cores HTML?
Para que serve a tabela HTML. Fonte/Reprodução: original.

Na internet, em diferentes sites, é possível encontrar várias tabelas de cores HTML que podem auxiliar na hora de dar cor a um site. Essas tabelas reúnem as principais cores usadas no desenvolvimento web e também mostram seus respectivos códigos que podem ser incorporados no documento HTML.

As cores HTML e CSS

Além das cores HTML propriamente, é fundamental conhecer também uma importante tecnologia que serve justamente para estilizar as páginas: o CSS (Cascading Style Sheet). É o CSS que de fato incorpora os códigos das cores HTML e as exibe na página web. Sem o domínio desse recurso é difícil personalizar adequadamente um site.

As cores HTML e CSS
HTML. Fonte/Reprodução: original.

A aplicação das cores HTML junto com o CSS é feita a partir da codificação das cores. Isso significa que, quando se usa uma determinada cor em algum elemento do site, é preciso saber qual é o seu código exato e colocá-lo no CSS. Essa codificação de cores pode ser feita de diferentes maneiras, mas as mais comuns são os códigos hexadecimais, o RGB (RGBA) e o HSL (HSLA).

Hexadecimais

Os códigos hexadecimais são aplicados tendo como base a combinação de seis elementos, entre números e letras. O código hexadecimal sempre é precedido do símbolo “#” e comporta os números de 0 a 9 e as letras de A a F. Um exemplo de aplicação é o #FFFF00 que representa a cor amarela. Cada cor tem sua própria combinação de caracteres.

RGB

RGB é a sigla para “Red, Green, Blue”. Basicamente, a mistura dessas três cores pode formar qualquer outra e é assim que o código RGB funciona. Ele determina quanto de cada uma dessas três cores deve existir em um determinado elemento no documento HTML. Por exemplo, para aplicar a cor preta usando o RGB é necessário escrever o código “0,0,0”. Isso significa que a cor representada não deve ter nada de Red, nem de Green ou Blue.

RGBA

O RGBA é uma variação do RGB mas, nesse caso, é acrescentado um novo artifício: a transparência. No caso, o “A” da sigla RGBA é responsável por determinar a transparência da cor que deve ser aplicada.

HSL

HSL é a sigla para “Hue (tom), Saturation (saturação), Lightness (Luminosidade)”. A partir da combinação dessas três variáveis é possível obter qualquer cor e é assim que o código HSL é usado.

HSLA

O HSLA funciona de maneira parecida com o RGBA, onde o “A” representa a transparência da cor aplicada.

O que analisar na cor certa para seu projeto

Como dito antes, escolher as cores que devem compor um projeto de site é uma tarefa não muito simples. Isso porque as cores transmitem emoções e é muito importante saber que tipo de sensação cada uma delas desperta no usuário que navega na página. Por esse motivo, é fundamental atentar para duas coisas: as cores de base e a paleta de cores.

Cor de base

A cor de base é aquela que será predominante no site e que serve de suporte para boa parte dos elementos que compõem a página. É importante que ela tenha relação com o produto vendido ou o serviço oferecido na página. Na dúvida de qual cor escolher para ser a básica, o ideal é testar diferentes opções até chegar à melhor possível.

Paleta de cores

A paleta de cores é um conjunto formado por algumas cores que harmonizam muito bem quando estão em combinação. Esse recurso é muito utilizado na hora de escolher as cores que devem estilizar o site. Após definida a cor de base, o ideal é usá-la para criar uma paleta específica para as necessidades do desenvolvedor.

Alguns sites na internet contam com ferramentas online onde é possível criar diferentes paletas de cores. Uma rápida busca é suficiente para encontrar esses portais que podem ajudar bastante.

Com essas informações sobre as cores HTML é possível criar um site interessante visualmente e que desperte o interesse do usuário. A dica principal é testar diferentes cores até encontrar a que se enquadra mais nas suas necessidades. Estudar um pouco sobre psicologia das cores também pode ajudar bastante nessas horas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *