Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

O que é a psicologia das cores

0 214

É importante que um designer entenda como funciona a psicologia das cores, o qual é um estudo que tem como foco a interação de cada tonalidade com quem está às observando.

Sabemos que uma cor em específico pode afetar a percepção de cada um em relação ao produto ou serviço oferecido. Por isso, é fundamental obter conhecimento de como funciona a combinação de cores, incluindo a psicologia das cores.

Neste conteúdo você vai entender o que é a psicologia das cores, para que serve, como usar cores no design, qual o significado e muito mais. Continue lendo para conferir!

O que é a psicologia das cores?

Devido a nossa capacidade sensorial, podemos notar as coisas ao nosso redor com nossos sentidos. As cores podem nos levar a diversas interpretações e sentimentos. Algumas podem nos deixar atentos e outras podem nos deixar tranquilos.

o que é a psicologia da cores
Psicologia da cores. Fonte/Reprodução: original

Através de estudos e experimentos, foi possível verificar a eficiência das cores específicas para cada tipo de comunicação. Os tons são capazes de nortear o interlocutor a entender qual o segmento da empresa.

A empresa precisa escolher a cor certa para poder estreitar a relação entre o cliente, sendo mais fácil reconhecer a marca.

Para que serve a psicologia das cores?

A psicologia das cores serve para compreender o comportamento das pessoas sobre as cores. Assim, a área em questão que é a da psicologia que analisa e faz a definição dos efeitos que os tons de cores geram nos humanos, inclusive mudança de emoções, desejos e outros.

Com essa influência, as marcas e grandes empresas, até as produções audiovisuais como filmes e séries, usam dessa teoria para escolher a paleta de cores ideal ou de acordo com a sensação que querem passar ao público. Ou seja, além de chamar atenção do consumidor, também é necessário prender sua atenção para que ele deseje e compre tal produto ou serviço.

Como usar as cores no design?

As cores são formas de expressão para transmitir sentimentos e mensagens para as pessoas por meio delas. Diversas marcas famosas são lembradas pelas suas cores que se destacam em meio às outras.

Todo mundo conhece o refrigerante Fanta por ser laranja e de fácil reconhecimento. Além disso, algumas empresas contam com tons exclusivos.

Então, a aplicação das cores vai acontecer de acordo com a cor que você escolheu e claro, a sensação que quer passar e qual o objetivo da sua campanha, que público busca atingir.

Qual o significado das cores?

Agora que sabemos sobre o conceito da psicologia das cores, saiba que existem uma grande variedade de cores. Confira abaixo qual o significado delas:

  • Preto: abrange mistério e vazio, além de representar falta de cor ou ausência dela;
  • Azul: azul transmite credibilidade, confiança, profissionalismo e força;
  • Amarelo: o amarelo é capaz de encorajar a comunicação, além de transmitir otimismo;
  • Vermelho: essa cor transmite foco, energia e coragem;
  • Branco: a cor transmite neutralidade, pureza e limpeza;
  • Verde: a cor verde é capaz de transmitir harmonia e sensação de relaxamento.

Acima citamos o significado de algumas cores. Você pode estudar um pouco mais sobre a psicologia das cores, para poder montar sua empresa com mais assertividade.

Como usar a psicologia das cores?

Os diferentes tipos de cor podem ser percebidos de maneiras distintas. Isso ocorre, pois cada cor transmite diferentes sensações. As cores podem transmitir sentimentos positivos dependendo do objetivo da empresa e qual a sensação que você quer que seus clientes tenham.

Tudo depende do seu objetivo, você pode fazer uma peça publicitária com uma cor destaque e depois acrescentar outras cores de acordo com a sensação que quer passar, pode usar de forma mais minimalista em alguns detalhes, e aos poucos fazendo a cor se tornar mais presente nas artes e comerciais.

Como escolher um projeto?

Os projetos de design contam com diferentes objetivos, então nem sempre tem como ter certeza de que os tons escolhidos surtirão efeito nas pessoas. Em alguns casos, uma cor pode se sobrepor a todas as outras, como muitas marcas costumam fazer.

Alguns sites ligados a tecnologia tem como cor predominante o azul, esses sites são o LinkedIn, Facebook e Twitter que são os mais conhecidos.

Optar por cores que são ligadas ao seu segmento, assim como as grandes empresas costumam, é o ideal para iniciar um bom negócio lucrativo. Também, fique atento às novas tendências, não se esquecendo de escolher cores que casem umas com as outras.

Com isso, você aprendeu um pouco mais sobre a psicologia das cores, se você deseja implementar ou fazer com que as campanhas da sua empresa sejam mais assertivas e com qualidade, reúna seu time de marketing e converse sobre como fazer a aplicação de cores que converse com o seu negócio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.