Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

O que a cor roxa significa?

0 2

Desde sua criação a cor roxa foi muito estudada, e com estes estudos vieram descobertas bem interessantes que envolvem essa cor. O roxo pode ser considerado a cor da espiritualidade e magia, bem como outros significados, mais ligados a nossa personalidade, como a luxúria e a vaidade.

Neste conteúdo, vamos abordar mais sobre estes assuntos, seu significado, quais cores combinam com o roxo e claro, dicas de decoração com essa tonalidade, confira!

O que é a cor roxa?

A cor roxa se trata de uma cor secundária, derivada da mistura das cores vermelho e azul em partes iguais. A quantidade de azul presente, define qual a tonalidade final que a cor roxa terá, afinal o roxo possui mais de 40 tonalidades.

o que é a cor roxa
O que é a cor roxa. Fonte/Reprodução: original

No ano de 1800, foi criado o primeiro pigmento roxo, que aconteceu por acidente, enquanto um jovem cientista chamado William Henry Perkin, estava produzindo uma versão sintética de quinino, para tratar a malária. Assim, Perkin foi o responsável por criar o um corante malva sintético, com a cor roxa em seu resultado final.

Qual significado da cor roxa?

A cor roxa pode ter diversas interpretações em seu significado, feitas por grupos diferentes de pessoas que a interpretavam cada um à sua maneira.

Para as bruxas e magos, a cor roxa é bastante ligada ao misticismo, é a cor da transformação e das visualizações mentais. Já para os católicos, a cor roxa estava mais atrelada a significados como a fé e a penitência.

A cor roxa também pode ser associada à criatividade, intuição, luxo, poder. E também foi muito interligada a nobreza, quando criada originalmente, pois era extraída de uma espécie de molusco da região do mediterrâneo. Eram precisos muitos destes animais para produzir uma quantidade pequena da cor roxa, com isso, se tornava algo bem caro, de ser feito, naquele tempo.

Quais cores combinam com roxo?

Desde sua criação, a cor roxa é testada com diversas outras cores em composições, decorações de ambientes, artesanato, artes, etc. As cores que mais combinam com o roxo são: laranja, branco, cinza, azul, lilás, e amarelo.

quais cores combinam com roxo
Cores combinam com roxo. Fonte/Reprodução: original

Essas cores, podem ser usadas em decorações e outros tipos de artes visuais feitas com a cor roxa, desde que seja mantido um certo equilíbrio geral entre elas, para nenhuma acabar se destacando na composição.

Como decorar usando roxo?

Quando for usar a cor roxa em suas decorações e ambientes, é importante saber qual a sensação que deseja passar com ela inicialmente.

Para ambientes com o foco em sofisticação e glamour, uma sugestão, é misturar tons roxos com a cor preta, tomando sempre cuidado para não exagerar pois a cor roxa também apresenta um forte apelo religioso, como citado anteriormente.

O segredo aqui, é ser bem decidido e criativo quanto a onde, e como aplicar a cor roxa. Você tem várias opções de materiais, para renovar o ambiente, desde a cor da parede, móveis, e até papéis de parede prontos, que tenham a cor roxa envolvida.

3 dicas de decoração com a cor roxa

A seguir apresentaremos 3 dicas de como usar a cor roxa em suas decorações:

  • 1ª Dica: Manter sempre um equilíbrio entre as cores que serão usadas em uma decoração é importantíssimo para não deixar o ambiente carregado, e acabar com algumas cores se sobressaindo, imagine que se o foco da sua decoração é o roxo, ele é o protagonista e o resto das cores são coadjuvantes.
  • 2ª Dica: Como já citado anteriormente a cor roxa conta com mais de 40 tonalidades diferentes, indo das mais claras até as mais escuras, então a dica aqui é conferir várias destas vertentes e escolher algumas para se fazer um degradê de cores com a mesma tonalidade em foco.
  • 3ª Dica: A cor roxa também pode fazer parte da decoração de quartos e dormitórios, ela pode ser usada tanto em artes e paredes pintadas, até em vasos de plantas e nas próprias roupas de cama e travesseiros que acompanharam o seu sono.

Estas foram algumas dicas quanto a cor roxa e sua utilidade, esperamos que estas informações sejam muito bem aproveitadas, contribuindo assim para criar ambientes deslumbrantes usando tons de roxo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.