Como dominar a mistura de cores?

Como dominar a mistura de cores?

Para dominar a mistura de cores é preciso observar como cada tom reage a outro. O círculo cromático pode auxiliar nessa descoberta, ao usar apenas 3 cores para criar muitas pigmentações.

Sabe aquele tom perfeito? Pode ser alcançado através das misturas das cores que já tem em casa, ou descobrir como fazer aquela cor que está faltando para terminar seu trabalho.

O que é preciso saber para misturar as cores?

As cores nas quais não tem como ser feita a partir de outras são as primárias. 

O que é preciso saber para misturar as cores?
O que saber. Fonte/Reprodução: original.

E então são formadas as cores secundárias e terciárias. Veja algumas dicas:

  • Fazer testes com o preto e o branco: Mostrar não só duas cores, mais as intensidades de cinzas e brancos e entender como a cor reage na mistura;
  • Faça o círculo cromático com as cores primárias: As 3 primeiras cores formam uma variedade extensa de tons e cores, vai te surpreender;
  • Entender as cores complementares: Elas que determinam a intensidade do tom, se você quiser por exemplo um amarelo mais vivo, use ele puro. Mas se a intenção é deixar longe, a melhor escolha é o amarelo, violeta. Assim, ele vai perder força e sua intensidade, fica menos amarelo e pende para o cinza.

Agora que já temos algumas dicas de como observar as cores e fazer suas misturas, veja as cores misturadas que formam outras cores.

Quais cores misturadas formam outras cores?

Todas as cores misturadas dão origem a novas tonalidades. Para formar a cor verde, por exemplo, usamos duas cores, amarelo e azul. Essa cores primarias vão da origem a vários tons conforme a quantidade aplicada de cada coloração essa chamadas cores terciárias.

Quais cores misturadas formam outras cores?
Cores que se misturam. Fonte/Reprodução: original.

As cores podem apresentar um aspecto mais vivo ou mais escuros, o branco na pigmentação indica a quantidade de luz, e o preto a falta de cor. Os tons neutros dão a cor um aspecto mais pastel.

O amarelo, cor primária, misturada com outra cor primária como azul, formam verde, que varia de tom de acordo com a quantidade de cada pigmento, e o verde pode ser mais intenso ou menos vivo se usar sua coloração complementar, vermelho.

A cor vermelha junto da cor azul forma a coloração roxa, e sua tonalidade pode ser mais clara ou escura mas isso vai depender da quantidade do vermelho no azul, alguns tons como violeta também podem ser criados.

Misturas de cores diferentes 

A variação da tabela de cores vem da junção de uma ou mais cor, formando uma nova tabela. Para cores pastéis é adicionado tons neutros, como bege, creme, marrom.

Qual mistura de cores da preto?

As cores vermelho, azul e amarelo quando juntas e na mesma proporção forma preto.

Outra forma de se obter o preto mais encorpado é ao usar azul com a mesma dosagem do marrom. Não se preocupe, ao juntar vermelho e qualquer tom de verde, azul com laranja ou azul com marrom dá para resolver o problema.

 Que cor da verde com laranja?

Com a junção de quantidade iguais das cores secundárias como verde com laranja temos o marrom, a tonalidade dessa nova cor se dá a proporção colocada de cada. Se desejar um tom mais claro a quantidade de laranja é maior.

Que cor da verde e amarelo?

Nesta mistura de cor com uma primária formada pelo amarelo e uma secundária com origem da junção de amarelo e azul o que forma o verde.

Ao misturar  verde com amarelo temos o verde limão ou amarelo fluorescente, vai depender da quantidade de cada pigmento.

Que cor da amarelo e preto?

Ao juntar em mesma quantidade às duas cores temos o verde musgo. 

Que cor da amarelo e vermelho?

O laranja surge com a mistura delas. A tonalidade do laranja vai de acordo com a proporção de vermelho.

Como fazer tinta preta natural?

A tinta preta para atividade escolar pode se feita com:

  • pedaço de carvão;
  • peneira;
  • socador;
  • água;
  • cola branca.

Triture o carvão, passe em uma peneira para ficar apenas o pó bem fino. Em seguida acrescente a água e um pouco de cola e está pronta a nossa tinta.

Outra forma de se ter o preto é ao usar à terra peneirada e misturada com água e cola branca.

As várias tonalidades revelaram-se a partir das misturas de cores primárias com secundárias, o que resulta em todas as outras. As cores criadas, matrizes, são únicas e criam outras do mesmo tipo, cada um com uma tonalidade, que se da luz na matrix e a intensidade dessa cor se anula com sua complementar, o seu oposto.

Então é isso ai, podemos fazer uma linda obra de arte comprando apenas 3 tintas.


Comments

2 respostas para “Como dominar a mistura de cores?”

  1. […] Como dominar a mistura de cores? […]

  2. […] O tom remete ao romantismo e à sofisticação. Além disso, a cor bordô combina com outras cores ideais para o uso no inverno: o cinza, preto e branco. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *