Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Porque as impressoras não usam cores primárias?

0 1

Se você abrir o estojo de tinta de toda impressora você não vai encontrar as cores primárias e é comum que se pergunte porque as impressoras não usam as cores primárias. O motivo de ser assim é a razão que traz dor de cabeça a todo profissional que trabalha com imagens impressas, que é o problema da diferença entre uma imagem que está em uma tela e a que vai acabar sendo impressa no papel. 

Isso se dá pela diferença do sistema de cores utilizado pelos televisores e monitores, o RGB, e o sistema de cores utilizado pelas impressoras, o CMYK. Vamos entender as diferenças a seguir!

Motivo de as impressoras não usarem cores primárias?

As impressoras não utilizam as cores primárias por conta do sistema utilizado por elas na impressão, o CMYK. Esse sistema é o que permite que as cores das impressões sejam mais vivas e mais visíveis pelo olho humano, em uma combinação inteligente que leva em conta os papéis que são frequentemente usados em impressões, o olho das pessoas que vê a cor e a incidência de luz.

O que é o CMYK das impressoras?

O CMYK é a razão pela qual as impressoras não usam as cores primárias, mas afinal o que essa sigla quer dizer? O CMYK é uma sigla para as palavras Ciano, Magenta, Yellow (amarelo) e Black (preto). Apenas por curiosidade, a palavra black é representada pela letra K e não pela B justamente para evitar confusão com a letra B da palavra blue.   

O que é o CMYK das impressoras?
Cartuchos da impressora. Fonte/Reprodução: original.

Esse é o sistema de cores utilizado na impressão, que embora possam ter ali um pouco das cores primárias, afinal o ciano e o magenta são parte do vermelho e azul, ainda é um sistema pensado para que as cores sejam bastante visíveis nas impressões.

Qual diferença entre CMYK e RGB?

o RGB é o sistema de cores com o qual trabalham os monitores. RGB significa Red, Green e Blue (vermelho, verde e azul), e todo píxel varia entre essas 3 cores que brilham em combinações e intensidades diferentes para produzir todas as outras cores. 

Porque RGB não é usado para impressão?

Por que essa diferença no uso, afinal, entre RGB e CMYK?

Porque o RGB é pensado na melhor cor considerando que a luz sai do dispositivo, já o CMYK considera a incidência de luz no papel ou na impressão, sendo recebida pelo reflexo com os olhos.

Porque o magenta e o ciano ao invés de vermelho e o azul na impressão?

A diferença entre magenta e vermelho e azul e ciano é a intensidade. As cores primárias ao se combinarem todas dariam o preto, porém as impressoras já tem a cor preta, então o uso das cores primárias embora fosse o mais óbvio não seria necessariamente o mais inteligente. Então aprouve pela necessidade o uso do ciano e magenta. 

Porque o magenta e o ciano ao invés de vermelho e o azul na impressão?
Flores magentas e pano ciano. Fonte/Reprodução: original.

A união das cores, agora trocando o vermelho pelo magenta e o azul pelo ciano, daria uma espécie de marrom. Então por uma questão de economia e pela combinação que daí resulta é muito mais vantajoso essa combinação.

Quais as cores primárias de tinta ?

As cores primárias da tinta são o vermelho, o amarelo e o azul. Essa combinação também tem um nome, RYB, vermelho, amarelo e azul respectivamente. 

Todas essas combinações de cores são consideradas pelo modo com o qual nós olhamos e como a luz reflete no objeto e no nosso olho, escolhidas para o mais útil e agradável ao público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.