confira 10 dicas de como usar a cor marrom na decoração e qual o seu significado

Confira 10 dicas de como usar a cor marrom na decoração e qual o seu significado

A cor marrom é algo que divide a opinião das pessoas. Enquanto umas são grandes admiradoras da cor, outras a detestam, talvez por acharem a cor feia ou ultrapassada. Mas o marrom tem o seu lado bom, e quando combinada com a cor certa, fica muito bonito.

Para isso, entenda melhor a cor marrom, conheça seu significado, com quais cores combinar e como utilizá-la na decoração interna da sua casa ou escritório, confira!

O que é a cor marrom e o seu significado?

O marrom é uma das cores mais populares do mundo. Ele está presente na cor dos olhos de bilhões de pessoas, no pelo de alguns mamíferos, em grãos de café e no tão adorado chocolate. Assim, gostem ou não do marrom, ele está sempre na natureza e em nossas vidas.

o que é a cor marrom e o seu significado
O que é a cor marrom. Fonte/Reprodução: original

O significado da cor marrom é disciplina, maturidade e responsabilidade. Por ser associado ao quem vem da terra, como as árvores, também significa estabilidade. Porém, é muito ligado ao conservadorismo e, indiretamente, a itens ultrapassados.

Qual a sua origem?

O marrom é uma das cores mais antigas do mundo. Ele é a cor da terra e das árvores, assim, podemos dizer que a origem do marrom se deu no mesmo momento que a origem da terra. Isso nos mostra quão forte é a ligação desse cor com a natureza.

Quais cores combinam com marrom?

São várias as cores que combinam o marrom, inclusive cores semelhantes, como: bege, laranja e o ocre. Se quiser fazer algo diferente, invista em tons de azul, amarelo, vermelho e verde, dessa forma, é possível fazer boas combinações.

Onde posso usar a cor marrom?

É possível utilizar a cor marrom em qualquer ambiente. Um ambiente decorado passa uma sensação de maturidade e estabilidade.

onde posso usar a cor marrom
Onde posso usar a cor marrom. Fonte/Reprodução: original

Um escrito decorado com marrom, por exemplo, pode passar um ar de seriedade ao local. Nas residências, se torna uma cor agradável de se admirar, deixando o lugar mais confortável.

O que a cor marrom desperta nas pessoas?

O marrom desperta sentimentos como sobriedade, segurança e maturidade para quem as observa. Além disso, por ser ligada a natureza, torna o ambiente mais aconchegante e confortável.

10 dicas de como decorar sua casa usando a cor marrom

Se você está pensando em reformar, decorar ou passando por esse processo de obra, saiba que a cor marrom pode dar um toque a decoração, que você tanto deseja. Assim, confira algumas dicas:

Piso marrom

O piso marrom é um item clássico da decoração interna. Ele combina com qualquer tipo de ambiente, principalmente aqueles que contam colorações neutras. O piso pode tornar o ambiente mais acolhedor, é recomendado para cozinhas e salas de estar.

Mármore

O mármore marrom é um item fantástico de decoração. Em tom escuro pode trazer sobriedade para o ambiente e faz com que ele transmita uma sensação de elegância e modernidade.

Sofá Marrom

A escolha da cor do sofá é uma parte importante da decoração de uma sala de estar. Se você é daqueles que não curte muito um sofá com cores vibrantes, pode optar por um sofá marrom. Além de ser muito bonito, ele vai deixar a sua sala com um aspecto mais aconchegante.

Painel marrom

O que acha de inserir um painel da cor marrom em seu quarto ou sala de estar? O resultado é belíssimo. Esse item pode trazer mais conforto para o ambiente. Uma boa opção é instalá-lo atrás da cama ou ao fundo da TV.

Plantas e vasos

Vimos que o marrom é uma cor muito ligada a natureza, então porque não combiná-lo com plantas e vasos usando tons diferentes? O resultado é muito satisfatório e a combinação realça a beleza das plantas.

Varanda com itens marrons

A função da varanda é ser um lugar confortável, onde você pode relaxar e aproveitar a vista de onde mora. Assim, nada melhor do que investir em itens marrons como poltronas, luminárias ou mesas.

Papel de parede

Um papel de parede marrom pode dar uma cara completamente nova ao ambiente. Uma boa opção é utilizá-lo em um quarto, ao combinar o papel de parede com outros itens em tons diferentes do marrom.

Marrom natural

Itens que são naturalmente marrons, como a madeira ou couro também são ótimas opções de decoração, especialmente para você que curte um ambiente mais rústico e quer fazer uma decoração mais elegante.

Cortinas marrons

A cortina foi feita para bloquear a luz, mas também pode ser usada na decoração. Uma cortina marrom, além de cumprir bem a sua função de evitar a passagem da luz, traz maior conforto visual para o ambiente.

Combinação marrom e cores neutras

Essa combinação nunca dá errado. Um ambiente colorido com cores neutras (braco, cinza, preto) e acessórios marrons é fascinante. Também é possível fazer o oposto, que o resultado continuará sendo bom.

As opções de decoração com o marrom são muitas. Assim, se você quer que a decoração do ambiente transmita conforto sem perder a elegância, não hesite em utilizar a cor marrom.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *