O que é o estilo de decoração retrô e quais os tipos?

O que é o estilo de decoração retrô e quais os tipos?

O estilo de decoração retrô volta ao passado, trazendo para a decoração contemporânea uma releitura do que fez sucesso em décadas anteriores. 

Para compor o estilo retrô, alguns elementos como cores, móveis e itens de decoração podem ser usados, deixando o ambiente com uma cara moderna e super nostálgica.

Se você curte releituras e não larga um estilo de decoração retrô em um dos ambientes de sua casa, continue a leitura deste texto para saber mais e arrasar na decoração do lar com um toque do passado.  

O que é o estilo de decoração retrô?

A decoração retrô tem como principal característica a volta ao passado, ou seja, ela traz para a atualidade elementos e designers que fizeram sucesso em uma determinada época,  com a finalidade de reforçar essas estéticas marcantes sem as deixar cair no esquecimento, as tornando populares novamente. 

O que é o estilo de decoração retrô?
Escrivaninha retrô. Fonte/Reprodução: original.

Dessa forma, temos móveis, itens de decoração e outros elementos que fizeram sucesso entre as décadas de 1920 e 1990 repaginados com características inspiradas nesse período que trazem um toque estiloso à decoração. 

Quais os principais tipos de decoração retrô?

Alguns elementos são indispensáveis para compor o estilo de decoração retrô no ambiente, dentre eles: cores, estampas e formas geométricas. Confira um pouco mais de cada um deles e se inspire para decorar a sua casa com esse estilo saudosista. 

Estampa floral

As estampas florais trazem ao espaço um toque delicado e muito romântico, sendo uma ótima opção para compor o visual dos quartos femininos que desejam aderir a esse estilo de decoração.

Invista em cores com tons pastéis e misture com outras estampas, deixando o visual mais criativo. Vale lembrar que, para criar uma estética, a base manta de retalhos com tonalidades e gramaturas similares faz a diferença nessa composição. 

Estampa com padrões geométricos

As estampas geométricas são muito tradicionais no estilo de decoração retrô. Elas podem aparecer de formas abstratas em itens de decoração, estofados, roupas de cama entre outros. 

Para criar um visual harmônico, utilize essas estampas como pontos de cor na ornamentação do ambiente, tendo as paredes com cores mais neutras. 

A dica para deixar os espaços mais harmônicos com  o estilo de decoração retrô é utilizar os elementos como pontos de destaque na ornamentação, dessa forma o espaço não fica carregado.

Quais cores e tonalidades usar na decoração retrô da casa?

O estilo de decoração retrô tem como característica de cores a mistura de tons mais vibrantes com tons mais suaves e pastéis e isso vai mudando conforme a década em que você se inspira.  Nos anos 1970, por exemplo, temos a mistura dos blocos de cor, formados por tons mais vibrantes com as cores mais claras. Já na década de 1960, temos as cores mais claras como destaque.

Cores Retrô. Fonte/Reprodução: Original.

As cores mais usadas para compor esse estilo de decoração são o preto e branco, que podem compor um estilo vitoriano de ornamentação, além de amarelo, laranja, rosa e azul.  

Como utilizar estilo retrô na decoração do lar?

Para usar o estilo de decoração retrô na sua casa, apostar em alguns elementos característicos desse estilo contribui para que a ornamentação fique ainda mais nostálgica e super estilosa. Confira as opções! 

Em eletrodomésticos e móveis

O uso dos eletrodomésticos dá um charme na decoração da cozinha, principalmente se combinados com o preto e branco. Aposte em eletrodomésticos na cor vermelha para dar destaque super retrô à decoração.

Os móveis com pés palitos são ícones do estilo de decoração retrô e podem compor a disposição dos móveis de maneira criativa. Aproveite para misturar os móveis em tons mais terrosos com as cores mais claras, criando um visual nostálgico no ambiente.

Em pisos e paredes 

Para as paredes,  aposte em tons mais claros e suaves e complemente a decoração com itens que funcionem como pontos de cor no ambiente, o deixando mais harmônico e estiloso. 

Os pisos com um toque mais claro e amadeirados também compõem o estilo de decoração retrô com muita sofisticação. Aproveite para misturar ao visual do ambiente moldura vintage, luminárias com um toque mais rústico, deixando a decoração mais harmônica. 

Nas cortinas

Estampas retrô dão o toque final e necessário à decoração estilo retrô, para isso, aposte nos florais e poá, típicos da época, além de tons vibrantes que colaboram para um ambiente mais animado. 

Com os móveis e elementos corretos, é possível ter uma decoração retrô super estilosa, harmônica e criativa em sua casa. 

Qual a diferença entre estilo de decoração retrô e vintage?

A principal diferença entre o estilo de decoração retrô para o vintage é que, no estilo retrô, temos a releitura de um período de sucesso com réplicas e elementos que remetem a essa época. 

Quanto ao estilo vintage de decoração, esse é composto por elementos antigos trazidos da época em que foram produzidos para o atual, sem perder a sua identidade, de modo que continua sendo algo antigo e clássico. 

O estilo retrô de decoração é criativo, nostálgico e super estiloso, compondo os ambientes com um toque de cor e elementos clássicos que nunca saem de moda e tornam um ambiente muito mais atrativo.


Comments

Uma resposta para “O que é o estilo de decoração retrô e quais os tipos?”

  1. […] as cores anteriores sejam as mais utilizadas, não há motivos para a cor azul-marinho não ser usada em conjunto com […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *