Aprender sobre a “teoria dos pigmentos” e cores primárias é uma das primeiras lembranças da escola. Afinal, é na aula de artes que se aprende quais são as cores que dão vida para todas as outras, sendo elas: amarelo, azul e vermelho.
Além de dar vida aos outros tons das paletas, as cores primárias também são conhecidas por serem aquelas que não podem ser alcançadas, independente do que você usar para a mistura correta.
Saber quais são as cores primárias é extremamente importante para aqueles que desejam escolher a cor certa. Afinal, a escolha ideal impacta diretamente na decoração, roupa ou, até mesmo, na maquiagem.
O que é uma cor primaria?
A cor primária é toda aquela cor que não pode ser alcançada quando acontece a mistura das cores, sendo elas: o azul, o vermelho e o amarelo. Além disso, elas também são as responsáveis por todas as outras cores e aparecem como base secundárias, por exemplo: o laranja, o verde e o roxo.
As cores primárias também podem ser conhecidas como puras e todo esse conhecimento foi obtido pelo físico Isaac Newton. Seus experimentos aconteceram por meio de feixes de luz e primas. Com isso, entende-se que uma cor primária só é possível ser criada com a presença de luz.
Quais são as cores primarias e como identificar?
As cores primarias são o vermelho, o azul e o amarelo. Por serem cores conhecidas desde a infância, não são difíceis de serem notadas e, muito menos encontradas. O azul, pode ser vista todos os dias no céu, por exemplo.
Além disso, é importante estudar o círculo cromático. Nele, estão presentes as cores primárias, conhecidas como cores básicas, e suas principais variantes. É importante destacar que além das cores primárias, também existem as cores secundárias e terciárias.
Como usar as cores primarias na decoração?
Na decoração, as cores primarias estão presentes nos mais diferentes espaços. Porém, cada uma delas tem um significado diferente e importante para serem usadas. Vale destacar que as cores possuem também a distinção de tons quentes e frios, que melhoram ainda mais a escolha de cada.
A cor amarela, por exemplo, transmite alegria e vitalidade, e pode ser indicada para estar presente em cômodos como a cozinha. Já o vermelho, por ser uma cor forte, é indicada para usar de forma mais básica, como elementos na decoração. Para finalizar, o azul combina com ambientes que fazem alusão a natureza e a água, como o banheiro e o quarto.
Utilizar cores primarias como as cores principais do ambiente
É comum que arquitetos e designers coloquem em seus projetos paredes que se destoam das outras. Ou seja, se o ambiente é todo branco, pode ser válida uma parede toda amarela, que ganhe destaque no ambiente.
Em objetos de decoração
A decoração pode ser desde um vaso até móveis pequenos com cores diferenciadas no ambiente. É importante destacar, ainda, que a decoração não precisa ser necessariamente no tom inicial das cores primárias, ou seja, pode abusar dos tons pastéis, mais claros, ou até mesmo, mais fortes.
Abuse das misturas
Foi-se o tempo em que misturar as cores era brega ou algo do tipo. Hoje, a mistura de cores transmite alegria para aqueles que estão presentes no espaço, então colocar objetos de diferentes cores é mais do que indicado.
Para ficar por dentro de tudo sobre as cores e como utilizar as melhores ideias na decoração, continue neste site. Na aba “cores”, é possível encontrar artigos que facilitam a sua vida a respeito das cores e tudo o que envolve o tema.
Deixe um comentário