Cores primárias da luz: o que é e como identificar?

Cores primárias da luz: o que é e como identificar?

O vermelho, o azul e o verde são conhecidos como as cores primárias da luz, que também podem ser nomeadas por cores-luz primárias. As três cores são fáceis de identificar, já que estão presentes no dia a dia e na maioria das coisas e objetos.

As cores primárias da luz são conhecidas dessa forma porque a mistura das três tem como resultado a cor branca. Ou seja, não é necessário a junção de todas as cores para resultar na cor branca, apenas das três cores primárias da luz.

Além disso, as cores primárias da luz também são conhecidas por serem utilizadas em equipamentos eletrônicos que transmitem imagens, como os computadores, celulares e projetores, por exemplo.

O que são as Cores primárias da luz?

As cores primárias da luz, cores aditivas ou cores de sistema RGB (red, green e blue) são as cores que, quando misturadas, resultam na luz branca. O vermelho, o azul e o verde são as cores usadas como base para imagens da televisão, celulares e monitores de computador.

O que são as Cores primárias da luz?
Fonte/Reprodução: original.

São elas, também, que dão vida para as outras cores luz, como as secundárias que são o amarelo, o ciano e magenta. Já quando se junta a uma cor primária e uma secundária, se dá vida às cores terciárias, sendo elas: vermelho, laranja e roxo.

Quais são as Cores primárias da luz?

As cores primárias da luz são o vermelho, o azul e o verde. Elas também são conhecidas por serem cores puras, ou seja, que independentemente da mistura de outras cores, nenhuma é capaz de atingir os tons de vermelho, azul e verde.

É importante destacar, ainda, que se as três cores primárias da luz atingirem o olho humano ao mesmo tempo, elas proporcionam a sensação de luz branca. Além disso, todas as outras cores que surgem a partir de um objetivo, são determinadas a partir da quantidade de luz que reflete.

Como ocorre as Cores primárias da luz em um objeto?

Toda a cor que o olho humano vê, depende da luz que o objeto reflete. Quanto se trata de um objeto, a luz branca que é refletida pode resultar em sete cores, que são as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, anil e violeta.

Como ocorre as Cores primárias da luz em um objeto?
Fonte/Reprodução: original.

As cores primárias da luz estão presentes nessas sete e são, principalmente, a base de todas as outras cores. Por isso, uma certeza é importante ter: quando a luz branca refletir em um objetivo, você verá de forma clara ou em uma mistura, o verde, o azul e o vermelho.

Quais aparelhos eletrônicos posso identificar as Cores primárias da luz?

Assim como nos objetos, as cores primárias da luz em eletrônicos seguem sendo o vermelho, o azul e o verde como padrão para a produção de luz e imagens. Elas são possíveis de serem notadas em aparelhos que transmitem imagens coloridas, como os celulares, monitores e televisão.

Todos esses eletrônicos são exemplos de pontos de luz. Sendo assim, toda luz branca de cada monitor é responsável por refletir no olho humano e entregar uma grande quantidade de cores. Todas as cores são formadas por meio do nível de iluminação de cada filete de cor existente nos aparelhos.

Se você procura saber ainda mais sobre as cores primárias, é importante saber que existem aquelas que não envolvem a luz, o vermelho, o azul e o amarelo. Aqui no site Cores Primárias você encontra um artigo que explica sobre essas cores e várias outras também!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *