Cores para pedra de mármore

Cores para pedra de mármore

A pedra de mármore, ou simplesmente o mármore, é usada nas peças mais elegantes e finas da história da humanidade. E sua aplicação é extensa, desde templos, objetos domésticos comuns ou até obras de arte como estátuas, o mármore sempre foi utilizado em todas essas situações. 

Ainda hoje essa rocha é a matéria das peças mais elegantes, belas e cobiçadas e combinam com bastante ambientes domésticos, aumentando assim o seu uso. O mármore por exemplo é usado para fazer mesas, azulejos que decoram paredes, pias de banheiro ou até mesmo cozinha, decoração ou bancos em área de lazer, decoração em jardinagem, pisos e entre outras aplicações domésticas. 

Todas essas aplicações são comuns e bastante desejadas, porém também é necessário pontuar que cada uma delas podem pedir um tipo de cor de mármore diferente para ficar ainda mais bonitas e harmoniosas com o ambiente. Vamos conhecer essas cores e suas principais combinações neste artigo!

Como escolher cor para pedra de mármore

Ao escolher uma cor de mármore ideal devemos pensar no tipo de peça que será composta pela rocha. Pode ser uma pia, uma mesa, uma estátua ou uma decoração. Em todas essas situações uma cor diferente pode se fazer necessária ou combinar melhor com o ambiente.

Como escolher cor para pedra de mármore
Cor ideal para mármore. Fonte/Reprodução: original.

Em um ambiente mais sóbrio onde o mármore será usado na composição de maneira suave ele deve ter a cor mais branda e parecida com todo o resto do espaço. Mas em casos onde o mármore é colocado na intenção de chamar a atenção ele pode ser de fato mais chamativo e mais forte. 

Cores ideias para mármore

Hoje em dia já existem diversas cores de mármore nos catálogos. Vamos conhecer as principais, mais procuradas e utilizadas!

Cores de mármores para decoração

Mármore Carrara: Provavelmente o tipo mais conhecido e mais consagrado. O Mármore Carrara tem uma cor mais suave, branco com algumas veias ou listras cinzas. É de origem italiana e já figurou entre diversas obras de arte históricas, amplamente utilizado por artistas como Michelangelo. É ideal para ser utilizado em ambientes interiores.

Mármore Travertino: É bem parecido com o Carrara, mas sua cor é mais forte. Enquanto o Mármore Carrara é branco, o Mármore Travertino é bege, mas ambos tem as listras cinzas alongadas. É também de origem italiana e utilizado em interiores, principalmente em acabamentos.

Mármore Sivec: É também um mármore branco, porém mais brilhante e mais resistente que o Mármore Carrara. O Mármore Sivec tem uma cor mais brilhante e as suas listras são mais apagadas. Por ser bastante resistente, esse tipo de mármore pode ser utilizado tanto em interiores como exteriores. 

Mármore Calacatta: Esse tipo de mármore também é branco, mas suas listras podem ser pratas ou douradas, além de mais frequentes e em maior quantidade visíveis na rocha. Esse tipo de mármore é considerado muito nobre e cobiçado. Por isso é geralmente utilizado em interiores, mas muito mais devido ao seu valor e nobreza.

Mármore Branco Thassos: Esse mármore se diferencia pelo seu tom predominante branco, sem muitas listras cinzas. É ideal para quem quer um acabamento ou uma peça em tom bastante claro e por algum motivo quer evitar as listras cinzas do mármore.

Cores de mármores para banheiro

Existem alguns tipos de mármore escolhidos mais propriamente para o ambiente sanitário, para serem utilizados no banheiro como pias ou azulejos. Embora não sejam muito populares fora desse intuito, vamos conhece alguns desses tipos:

Mármore Marrom: Um tipo de mármore de origem espanhola que apresenta uma cor marrom.

Mármore Bege Bahia: De origem nacional, esse mármore como o próprio nome diz apresenta uma predominante cor bege.

Mármore Rosso Verona: Esse mármore como os clássicos tem sua origem na Itália e tem diferentes tons de vermelho.


Comments

Uma resposta para “Cores para pedra de mármore”

  1. […] Cores para pedra de mármore […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *