Cores para cabeleireiro: o que precisa saber

Cores para cabeleireiro: o que precisa saber?

Para os profissionais, as cores para cabeleireiro são importantes, assim como ter um amplo conhecimento sobre as técnicas de colorimetria são fundamentais para mudar a coloração do cabelo de suas clientes, com base em seus contrastes e tons, de maneira a escolher o melhor tom para seu cabelo.

Mas o que o cabeleireiro precisa saber sobre as cores? Quais são os fundamentos e conceitos necessários para realizar esse tipo de serviço? Continue a leitura e descubra.

Qual a melhor cor para um salão de cabeleireiro?

As cores podem transmitir sensações em um ambiente e repassar uma mensagem, por isso, ao escolher a cor de seu salão de beleza, opte por tons claros e neutros, e aposte na decoração com elementos de tons vibrantes, para trazer amplitude ao ambiente maior e deixá-lo equilibrado.

O que o cabeleireiro precisa saber sobre cores?

Para mudar o visual de suas clientes e deixar os cabelos mais claros ou mais escuros, o profissional precisa saber sobre a técnica de colorimetria, que se baseia no estudo das cores analisadas a partir das propriedades das cores (matiz, saturação e intensidade).

O que o cabeleireiro precisa saber sobre cores?
Veja tudo o que o cabeleireiro precisa saber sobre cores. Fonte/Reprodução: original.

Nos salões de beleza, a colorimetria capilar é o primeiro passo para que profissionais cheguem à cor desejada por sua cliente. Os cabeleireiros, primeiramente, descobrem a cor natural de sua cliente e com base nessas descobertas combinam contrastes e tons de maneira harmônica em seus fios.

Qual é o propósito da teoria das cores para cabeleireiro?

O propósito da teoria das cores para cabeleireiro é ajudá-lo a entender a relaçãoluz e cor, além de compreender como as cores são divididas (primárias, secundárias e complementares).

Por esse motivo, é fundamental ter o entendimento sobre cores e suas propriedades, para aplicar esses conhecimentos em seus trabalhos e obter os melhores resultados em seus clientes.

Como aprender a teoria das cores?

Para ter conhecimento sobre a teoria das cores, primeiramente você precisa saber sobre como elas são divididas. Isso te ajudará a entender como surgem as cores e diferenças entre elas.

As cores primárias são aquelas que não dependem de outras para se formar, ou seja, são cores puras, como o vermelho, amarelo e azul.

Como aprender a teoria das cores?
O que é a teoria das cores. Fonte/Reprodução: original.

Já as cores secundárias são a união de cores primárias para formar uma nova, a exemplo do roxo, que aparece da junção do azul com o vermelho.

As cores terciárias são formadas por meio da mistura de uma primária e uma secundária, que cira novas cores com nuances ao fundo, como o azul claro.

Ter conhecimento sobre temperatura de cores também é importante. As cores quentes são aquelas que possuem o tom mais vibrante e se assemelham mais ao sol como o vermelho e o laranja.

As cores frias se assemelham mais a água e possuem tonalidades mais suaves, como azul e o violeta.

Já as cores neutras, por sua vez, são aquelas em que se misturam cores frias e quentes. São menos visíveis e por isso servem como base para receber outros tons.

Ter conhecimento de cores para cabeleireiro é importante para se obter resultados assertivos com suas clientes, além de conseguir realizar os seus trabalhos com muito mais técnica e conhecimento.

Por isso, investir na manutenção de seus conhecimentos sobre o assunto é fundamental para se manter atualizado no mercado.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *