O uso das cores no trabalho, podem não só impactar na decoração no ambiente, mas também na produtividade de seus colaboradores e nas sensações dos seus clientes.
Por isso, diversas condições devem ser consideradas na hora de escolher as cores no trabalho. Confira dicas para fazer a melhor escolha para seu ambiente de trabalho.
Cores no ambiente de trabalho realmente afetam algo?
As cores têm seus significados e podem nos induzir a ter diversos tipos de sensações e sentimentos diferentes. Então, sim, as cores no trabalho afetam diretamente seus colaboradores, produtividade e até mesmo os sentimentos dentro desse ambiente.
Qual a melhor cor para o ambiente de trabalho?
Na hora de escolher as cores no trabalho, é preciso ter em mente qual o seu objetivo naquele espaço.
Por exemplo, cores quentes podem estimular a mente a trabalhar mais e podem ajudar a incentivar nossa criatividade. Por conta disso, empresas escolhem cores vibrantes, como é o caso do Google e do Nubank. Se seu objetivo é estimular a criatividade, cores como vermelho, amarelo, laranja e até mesmo roxo são ótimas opções.
Já as cores frias, como tons pastéis, azul, verde e até mesmo rosa-claro, deixam o ambiente mais calmo, tranquilo e harmônico, dando uma sensação de bem-estar e promovendo o relaxamento. Normalmente são usados em locais que precisam de mais serenidade e fluidez, por isso, muito utilizados em consultórios médicos.
Qual a influência das cores no ambiente de trabalho?
Quando pensamos no uso das cores no trabalho, a escolha certa pode te ajudar a deixar o ambiente mais tranquilo, positivo e até mesmo estimular a criatividade. Por isso a importância de ter em mente o que você espera da sua equipe na hora de escolher as cores no trabalho: elas têm grande influência nos sentimentos e produtividade do time.
Quais as melhores cores para um ambiente corporativo?
Quando falamos de ambiente corporativo, o cuidado para escolher as cores no trabalho deve ser sempre redobrado.
Normalmente nas áreas de comunicação e tecnologia, sempre optam por cores vibrantes e escolhas planejadas para manter o time sempre motivado e estimulado. Já escritórios costumam ter cores que transparecem mais formalidade e até mesmo objetividade, como o cinza. Que além de tudo, é uma cor que facilita o raciocínio lógico. Porém, devem ser evitados cores escuras, porque podem deixar o ambiente mais tenso e acabar estimulando conflitos.
Mas atenção, o branco que é muito usado em diversos ambientes e inclusive no trabalho, precisa ser usado com muito cuidado. Principalmente por conta da iluminação, que pode acabar deixando o ambiente cansativo e até mesmo claustrofóbico.
O ideal ao usar cores no trabalho é sempre mesclar mais de uma cor ou tom no ambiente e jamais pintá-lo inteiro da mesma cor. Isso dá a sensação de ambiente mais fechado, como se tivesse em uma caixa. E como ficamos muito tempo no ambiente de trabalho, essa sensação pode acabar causando irritação com o passar dos dias.
Embora seja muitas vezes uma escolha intuitiva, o uso das cores no trabalho são importantes e podem impactar nos resultados dos seus negócios. Por isso, na hora de mudar a decoração do ambiente de trabalho, você pode contratar a ajuda de um profissional ou mesmo fazer uma boa pesquisa sobre coloração, para serem escolhidas as melhores cores no trabalho.
Deixe um comentário