Quais são as cores do solo e sua importância?

Quais são as cores do solo e sua importância?

As cores do solo podem variar, e identificá-las é importante para descobrir suas características e propriedades. Hoje falaremos sobre os tipos e cores do solo, que são resultado da degradação de rochas. Continue a leitura para saber mais!

Como é a formação do solo?

O solo é formado através de um processo nomeado intemperismo, no qual ocorre a degradação de minerais e partículas de rochas. Diversos fatores contribuem para essa formação, entre eles:

  • Material originário;
  • Clima;
  • Atividade biológica dos organismos vivos presentes no local;
  • Hidrografia e topografia da área.

São esses os fatores que contribuem para a separação das partículas das rochas, que resulta em uma alteração na composição química do local.

Composição do solo

De modo geral, o solo é composto por elementos minerais, matéria orgânica, ar e água. Isso varia de acordo com a sua umidade, sol, vento e até mesmo microorganismos vivos.

Quais os tipos de solos?

Os solos podem ser de três tipos, os quais listamos abaixo:

  • Solo arenoso: possui pouca umidade e grande presença de areia. Plantas e microorganismos têm dificuldade em sobreviver, por conta da falta de água.
  • Solo argiloso: é menos arejado, portanto, mais úmido. Devido à infiltração lenta, a água tende a ficar retida por mais tempo.
  • Solo siltoso: possui partículas leves, soltas e pequenas. É erosivo e apresenta grande concentração de silte, um mineral.

O processo de formação e a localização são determinantes para o tipo de solo, assim como as condições do ambiente.

Quais são as cores do solo e suas características?

As cores do solo podem ser claras ou escuras, mas alguns solos podem apresentar também a coloração amarela ou vermelha.

Quais são as cores do solo e suas características?
Veja quais sao as cores do solo e suas características. Fonte/Reprodução: original.

Os solos escuros resultam de um alto nível de matéria orgânica, assim como a presença de carvões ou turfas. Já os solos claros possuem uma boa drenagem.

A cor amarela se dá pela ausência de hematita no solo, e alta concentração de goetita. A hematita é a forma desidratada do ferro oxidado, um agente pigmentante muito forte.

Dessa cor, os solos na cor vermelha apresentam alta concentração de hematita.

Qual a importância da cor no solo?

As cores do solo são importantes para conhecer o nível de matéria orgânica presente nele, assim como sua drenagem. Através das cores do solo também é possível descobrir sua composição química, o que é essencial para o produtor.

Como são feitas as identificações das cores no solo?

Para a identificação das cores do solo, é usada a Carta de Munsell, que é um livro que conta com mais de 170 cores encontradas em solos do mundo todo, e cada uma possui seu código formado por três números. Eles são referentes a:

  • Matiz: cor pura, pode ser amarelo (Y) ou vermelho (R);
  • Valor: proporção de branco e preto;
  • Croma: proporção da mistura das cores com tonalidade cinza, pode variar de 0 a 10.

É importante lembrar que essa classificação não substitui a análise em laboratório, mas é uma forma de fazer suposições ao observar uma amostra específica.

Como são feitas as identificações das cores no solo?
Como é as identificações das cores no solo. Fonte/Reprodução: original.

Saber identificar as cores do solo e suas características, é importante para o produtor, que precisa de informações como a sua composição química, nível de matéria orgânica e drenagem. A identificação pode ser feita pela Carta de Munsell, que conta com uma variedade enorme de cores do solo do mundo todo.


Comments

Uma resposta para “Quais são as cores do solo e sua importância?”

  1. […] ser uma tonalidade neutra, normalmente a cor areia é usada como a cor predominante no ambiente, por isso sua utilização mais comum é nas paredes e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *