O arco íris é um fenômeno da natureza que encanta a todos com as cores arco íris. Além de estarem presentes as sete cores, o vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, o fenômeno também é conhecido pelos significados que as cores podem trazer para aqueles que enxergam o arco-íris.
As cores são conhecidas também por acontecerem, normalmente, após uma tempestade. O que, para muitos, significa que após um período “ruim”, boas coisas acontecem. Mas não se pode esquecer do significado real da aparição do arco colorido: o efeito físico da luz solar sobre as gotas de água que surgem no céu.
O que são as Cores arco íris e como elas são formadas?
As cores arco iris são formadas a partir da refração e reflexão da luz branca quando se encontra com as gotas da chuva. Com esse reflexo, aparecem as cores vermelho, laranja, amarelo, verde, anil e violeta, exatamente nesta ordem.
A ordem das cores acontece por conta do índice de refração da luz e, por isso, o vermelho e o violeta aparecem nas extremidades opostas do arco colorido. E é sempre importante destacar que o arco-íris só consegue ser visto quando se está em posição oposta à luz solar.
Quais os significados das cores arco íris?
As cores arco iris não só apresentam beleza quando aparecem, mas também possuem significados importantes. Em geral, cada cor é ligada a um sentimento ou sensação, que são promovidos para aqueles que enxergam.
O vermelho, por exemplo, tem o significado de paixão e amor. Já o laranja, transmite sucesso, força e saúde. Por sua vez, o amarelo é associado à luz do sol, que tem como significado o otimismo e a prosperidade.
Com ligação direta com a natureza, o verde remete a esperança e equilíbrio. Assim como o verde, o azul também tem ligação com a natureza e, mais diretamente, com o céu, transmitindo tranquilidade. O anil, ou a cor turquesa, tem como significado o respeito e a sinceridade. Por último, o violeta tem ligação com a espiritualidade e a magia.
Quando ocorreu a descoberta das cores arco íris?
Dois nomes famosos são conhecidos por estudarem o arco-íris: René Descartes e Isaac Newton. Os primeiros estudos aconteceram em 1637, por Descartes. No livro, “Discurso sobre o método”, o polímata descreve o arco-íris e, até mesmo, o ângulo ideal para observar o fenômeno.
Em 1665, Newton voltou a estudar as cores arco iris e é este o estudo mais conhecido sobre elas. O estudo iniciou a partir da observação de um prisma triangular e a forma que a luz solar refletia as sete cores arco iris.
Quais curiosidades sobre as cores arco íris?
Além dos significados de cada cor, o arco-íris é repleto de curiosidades que o tornam ainda mais especial. Podemos iniciar pelo próprio nome que, antes de ser “arco-íris”, era “íris prismática” ou apenas “iris”.
Ao contrário do que muitos acham, o arco-íris de luz solar não é o único que existe. Afinal, arco-íris lunar também existe. Nem sempre é necessário acontecer uma chuva intensa para que o arco surja, apenas gotículas de água presentes no ar já tornam isso possível.
Você sabia que há uma posição certa para conseguir enxergar o arco-íris? Pois é, você deve estar do lado oposto a luz solar. Além disso, é importante destacar que o arco-íris aparece de uma forma para cada pessoa, indo de acordo com o tipo de olhar de cada indivíduo.
Se você quer continuar sabendo sobre arco-íris ou outros temas que envolvem cores, este site é o lugar certo. No Cores Primárias você pode saber mais sobre cores, seus significados e até dicas de decoração.
Deixe um comentário