Cor pastel em festas: por que usar e como decorar?

Cor pastel em festas: por que usar e como decorar?

Graças ao seu tom leve e, muitas vezes, reconfortante, é bem comum que nos dias de hoje se use a cor pastel em festas. Além do tom, esse tipo de cor traz algumas sensações que são deveras bem vindas em festividades, seja infantis ou de pessoas adultas, e junto com outros tons, consegue abrilhantar o ambiente de formas que não seriam possíveis com outras combinações.

Ainda que existam essas vantagens, muitas pessoas as desconhecem ou também não sabem a maneira correta de usar esse tipo de decoração festiva, o que acaba privando essas tonalidades do seu real potencial.

Pensando nisso, traremos várias informações sobre o uso da cor pastel em festas e como a decoração com esse tom pode ser feito para que, seja ela a cor primária ou não do ambiente, seja capaz de deixar o local extremamente bonito e com as sensações que uma cor como essa pode trazer.

Por que cor pastel é utilizada em festas infantis?

Por ser comumente associada à delicadeza e suavidade, é frequente o uso da cor pastel em festas infantis. Ela também pode ser associada com a inocência e a pureza, o que é apropriado para eventos que celebram crianças. Além disso, as cores pastel são geralmente suaves e não são muito vibrantes, o que pode ser mais agradável para os olhos de crianças pequenas.

Por que cor pastel é utilizada em festas infantis?
Fonte/Reprodução: original.

O mesmo vale para festas direcionadas para pessoas adultas, afinal a delicadeza do tom pastel não necessariamente reflete apenas a infância, como a personalidade de uma pessoa como um todo.

Qual a diferença entre cor pastel e outras cores?

A principal diferença entre a cor pastel e outras cores é a sua saturação. Enquanto outras cores podem ser mais intensas e saturadas, o tom pastel, como dito antes, é mais suave e leve aos olhos. Isso é devido ao fato de que as cores pastel são geralmente criadas misturando uma cor pura com branco, o que a suaviza. Por outro lado, as cores intensas e saturadas são geralmente criadas usando cores puras sem mistura com branco. 

Além disso, a cor pastel em festas é geralmente associada a temas infantis e com significados que se assemelham à suavidade da mesma, enquanto outras cores podem ser utilizadas com outras temáticas e com significados maiores.

Por que as crianças gostam de cor pastel?

Crianças geralmente são atraídas por cores mais claras e vibrantes, e o uso da cor pastel em festas pode oferecer essa característica. Além disso, o tom suave da mesma é algo que é mais agradável para a visão dos pequenos, que ainda estão se acostumando com alguns tons e tipos de cores, principalmente crianças muito pequenas.

Como escolher a cor pastel perfeita para uma festa infantil?

Já que estamos falando de cor pastel em festas, também é importante discutir como escolher o tom perfeito para a celebração que você está planejando, pois assim se pode evitar quaisquer situações desagradáveis e, obviamente, deixar a festa ainda mais bonita.

Como escolher a cor pastel perfeita para uma festa infantil?
Fonte/Reprodução: original.

Algumas questões como o gênero do aniversariante, a cor favorita do mesmo, o tema da festa e, obviamente, a preferência dos organizadores caso você esteja a trabalho, são extremamente importantes na hora de escolher a cor que será usada. Além disso, misturar a cor pastel em festas com outras tonalidades é sempre bem vinda para buscar por uma identidade única.

Quais são as principais tendências de cor pastel para festas infantis?

Quando falamos de tendências para festas, vale lembrar que elas podem variar de acordo com muitas questões, como a época do ano ou a moda, mas algumas das principais escolhas de cor pastel em festas são tons de pêssego, azul-bebê, amarelo-limão, lilás e cinza-claro.

Conhecendo melhor o uso da cor pastel em festas, é possível analisar com clareza e calma qual o tom que deve ser escolhido para futuras celebrações, seja na sua vida pessoal ou profissional.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *