Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Porque é um trunfo a cor marfim na decoração de ambientes?

0 0

Para quem está querendo dar uma cara nova a sua casa, a cor marfim na decoração de ambientes é uma ótima escolha. Por ser uma cor neutra, ganhamos um leque de possibilidades, desde uma decoração mais clássica com um toque minimalista, até uma mais moderna e ousada.

Quais vantagens da cor marfim na decoração de ambientes?

As cores neutras sempre são vantajosas quando queremos decorar um cantinho da nossa casa, pois com elas, podemos soltar a imaginação e criar várias combinações de cores diferentes que dão super certo, vai depender do seu gosto e seu estilo.

É bem fácil trabalhar com a cor marfim na decoração de ambientes, e ainda nos permite sair do convencional branco.

Cor areia e cor marfim são a mesma coisa?

Embora as cores sejam bem parecidas, existe uma diferença entre a cor areia e cor marfim, por isso na hora de comprar, você deve tomar cuidado, e de preferência levar alguma referência da cor para o vendedor da loja te ajudar.

Cor areia e cor marfim são a mesma coisa?
Cor areia (esquerda) e cor marfim (direita). Fonte/Reprodução: original.

A cor areia normalmente é um pouco mais escura, e tem um subtom indo pro cinza, ou seja, é mais frio. Já a cor marfim tem um subtom mais quente, indo pro amarelo. Outra coisa que deve-se prestar atenção que a tonalidade do marfim pode variar dependendo da marca da tinta, ou até mesmo do acabamento que você for comprar. 

O marfim da Suvinil, por exemplo, é mais amarelado, já o da marca Coral tem um fundo levemente rosado.

Onde utilizar a tinta cor de marfim na decoração de ambientes?

A cor marfim na decoração de ambientes é tão versátil que fica ótimo tanto em ambientes internos quanto externos. Por ser uma tonalidade que transmite elegância e sofisticação, um dos lugares mais perfeitos para receber essa cor são as salas de estar ou de jantar.

Se a sua intenção é usar o marfim em quartos, por exemplo, esse tom traz muito aconchego ao lugar, mas também pode ser usado em banheiros, halls de entrada, cozinhas, entre outros. Para quem quer usar essa cor em lugares abertos, é importante ter em mente que tonalidades mais claras são mais propensas a sujarem com facilidade.

Quais cores combinam com a cor marfim?

Normalmente cores neutras são fáceis de combinar, no caso do marfim, os melhores tons para fazer uma composição são aqueles mais quentes, terrosos, puxado para o vermelho, bege, tons de madeira, mas claro que você não precisa ficar limitado a esses tons.

Quais cores combinam com a cor marfim?
Cores amadeiradas. Fonte/Reprodução: original.

O marfim também pode ser usado com tons frios, como o cinza, o preto e o branco. Quando são combinados, dão um ar mais clássico ao ambiente, sem deixar de ser moderno.

Como fazer a cor marfim?

Caso você não queira comprar a tinta marfim da loja, você também pode fazer esse tom sozinho na sua casa. Primeiro é importante saber que no círculo cromático o tom marfim está entre o vermelho e o amarelo, ou seja, em uma quantidade de tinta branca, gradualmente, você vai adicionando um pouco de vermelho e um pouco de amarelo, e misture. 

Mas preste atenção, na hora de adicionar outra tinta tem que ser o mínimo possível, pois você pode perder o controle facilmente e a tinta ficar muito escura. Caso isso aconteça, acrescente branco e misture.

Para te ajudar a se inspirar e usar a cor marfim na decoração de ambientes em sua casa, pesquise na internet, pois você encontrará inúmeras composições para todo o tipo de estilo e gostos, tenho certeza que vai encontrar um com a sua cara.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.