Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Cor khaki: o que é e como ela é usada?

0 56

Um tom que vem ganhando muito destaque nos últimos tempos é a cor khaki, que graças ao seu estilo leve e que possui um significado bastante reflexivo para algumas pessoas, seja com roupas de trabalho ou casuais. Contudo, não é muito incomum que confundam essa cor com outras que são semelhantes, chamando a khaki até mesmo de bege, por exemplo, o que, em partes, até está certo, mas que ainda possui outras questões.

Pensando nisso, podemos esclarecer melhor a dúvida de muitas pessoas sobre a cor khaki neste artigo, informando mais sobre a origem dessa tonalidade, as formas de usá-la no dia-a-dia e os significados por trás da mesma. Assim, você poderá compreender melhor e, se for atrativo, começar a utilizar essa cor no cotidiano.

O que é a cor khaki?

A cor khaki é uma tonalidade que se assemelha ao cinza-marrom, geralmente associada a roupas de campanha ou de safári. O nome dela é originário da língua hindi e significa “pó”, o que se refere ao tom cinza-amarelado da cor. 

O que é a cor khaki?
Fonte/Reprodução: original.

Originalmente, a khaki foi desenvolvida para a indumentária militar, mas hoje é amplamente utilizada em roupas de trabalho, roupas de aventura e roupas casuais, inclusive sendo considerada um tom charmoso e atraente por muitos públicos.

Como é usada a cor khaki?

Por ser um tom discreto e que facilmente combina com outras cores, a cor khaki é muito utilizada para vários vestuários, como roupas de trabalho, casuais e uniformes. Com a sua popularidade, é muito comum ver a cor em em peças como calças, camisas, casacos e bermudas.

No âmbito militar, é usada em uniformes, como o BDU (Battle Dress Uniform) nos Estados Unidos e de muitos policiais de países asiáticos, como as Filipinas. Além disso, é comum em casacos de safári, roupas de campanha e roupas de caça. 

Além do vestuário, a cor também é usada em decoração de interiores, principalmente em tons mais escuros e como complemento de outras cores, pois como dito antes, a khaki é facilmente combinada com outros tons, sem deixar de lado o destaque para si.

Como se faz a cor khaki?

Por ser semelhante ao cinza-marrom, a cor khaki, obviamente, é criada a partir da mistura destes dois tons, com a proporção exata de cada uma podendo variar para obter diferentes tonalidades de khaki. Outras formas de obtê-la é misturando branco com cores prontas, como marrom escuro ou avermelhado.

Vale lembrar que, para obter o tom correto de khaki, é importante começar a mistura com pequenas quantidades, e assim ir adicionando uma ou outra cor até conseguir a tonalidade que estiver do seu agrado.

Existem outros tons de khaki?

Assim como a grande maioria das cores, a cor khaki possui diversas variações que podem ser desde tons mais claros e cinza-amarelados até tons mais escuros e marrom-avermelhados. Dentre alguns desses tons diferentes estão, obviamente, o khaki claro, o escuro e o médio.

Além destes, é possível conseguir outros tipos de khaki o misturando com outras cores prontas, como verde, azul ou rosa, que geram tons que podem ser usado para os mais diversos objetivos e que não perdem a tonalidade suave da cor khaki,

Conhecendo melhor o que é e como se usa a cor khaki, não seria interessante analisar algumas possibilidades de ter essa cor no seu dia-a-dia? Busque por algumas informações de moda ou decoração utilizando a cor e, se for do seu interesse, descubra se o seu vestuário ou ambiente que vive pode possuir tons de khaki para emanar a leveza do mesmo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.