saiba qual a cor da urina normal e quais os tipos que existem

Saiba qual a cor da urina normal e quais os tipos que existem

Verificar a cor da urina é um hábito que pouquíssimas pessoas têm, principalmente pelo fato de não saberem que a cor da substância pode revelar muita coisa sobre a nossa saúde e nos estimular a rever nossos hábitos.

É comum que durante o dia a urina ganhe colorações diferentes. Ou seja, assim que o individuo acorda, a urina apresenta uma coloração mais escura, e vai clareando ao longo do dia, a medida que ele for bebendo água. Mas qual é realmente a cor normal da urina? É isso que vamos entender ao longo deste post, acompanhe!

Qual a cor da urina?

Podemos dizer que a verdadeira cor da urina é o amarelo-claro. Quando a urina tem uma coloração nesse tom, indica que o organismo não está hiper hidratado, nem desidratado. Porém, esse tom pode variar para um amarelo um pouco mais escuro ao longo do dia.

qual a cor da urina
qual a cor da urina. Fonte/Reprodução: original

Assim, se a cor da sua urina for amarelo-claro e você não sentir nenhuma dor ou ardência ao urinar, o seu organismo está bem hidratado e os seus rins estão funcionando adequadamente. Mas o que realmente estamos eliminando do nosso corpo ao urinar? Vamos ver.

Qual a composição da urina?

A urina é composta por centenas ou até milhares de elementos. Porém, cerca de 95% de sua composição é apenas água e 2% é ureia, uma substância produzida pelo figado. Nos 3% restantes encontramos elementos como cálcio, magnésio, ácido úrico, creatina, potássio e diversos outros.

Quais os tipos de cores da urina?

A urina pode obter várias colorações diferentes, além do amarelo-claro considerado ideal. Algumas dessas colorações podem indicar sérios problemas de saúde, enquanto outras podem ser inofensivas. Para sabermos identificar isso, precisamos conhecer os tipos de urina, que são:

  • Transparente: quando a urina está muito clara, ela indica que está muito diluída. Isso normalmente acontece quando ingerimos liquido em excesso;
  • Amarelo intenso: ocorre por conta da urina estar muito concentrada. É normal no período da manhã, já que passamos muito tempo sem ir ao banheiro enquanto dormimos;
  • Amarelo-escuro: indica níveis altos de desidratação. Se a sua urina apresentar essa coloração durante o dia, procure beber água imediatamente;
  • Verde ou azul: normalmente é inofensiva e ocorre devido à ingestão de alguns medicamentos e corantes presentes nos alimentos;
  • Laranja: a urina pode ganhar uma coloração alaranjada devido à ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, como abóbora, cenoura, mamão, etc.
  • Vermelha: a urina vermelha é motivo de preocupação, podendo indicar infecções urinarias, pedras nos rins ou tumores no trato urinário.

São muitas as colorações que a urina pode apresentar, portanto, é preciso ficar atento. Se a sua urina persistir em apresentar colorações que não sejam o amarelo-claro, procure um médico para verificar a causa.

Quais os principais fatores para a mudança da cor da urina?

Normalmente, o que vai ditar a cor da nossa urina é a quantidade de água que bebemos. Quanto maior ela for, mais clara será a cor da urina, e quanto menos líquido for ingerido, mais escura a coloração.

A ingestão de alimentos, bebidas e medicamentos também podem interferir na cor da urina, deixando-a meio esverdeada ou azulada.

Quais riscos envolvem a alteração da cor da urina?

Quando a urina insiste em apresentar colorações diferentes, principalmente vermelha, precisamos ligar o sinal de alerta. Isso indica que existe em algum problema em nosso organismo. Infecções, pedra nos rins e tumores são doenças que, quando presentes em nosso corpo, mudam a cor da urina para essa tonalidade. Portanto, é importante estar alerta.

Como manter a cor da urina normal?

A forma mais eficiente de manter a cor da urina normal é ingerindo a quantidade certa de líquido. Não muito, para gerar uma hiper hidratação, e nem tão pouco para nos deixar desidratados.

O recomendado é ingerir pelo menos 2 litros por dia, sendo que essa quantidade deve ser ainda maior para praticantes de atividades físicas, e também para situações de calor extremo.

como manter a cor da urina normal
Como manter a cor da urina normal. Fonte/Reprodução: original

A hidratação correta do corpo, além de garantir o bom funcionamento dos rins e manter a coloração adequada da urina, ainda preserva diversos outros órgãos do corpo, desde a pele até o cérebro.

Portanto, agora que você viu a importância que tem a cor da urina, procure ficar mais atento e repare na coloração da sua toda vez que fizer xixi. Se notar que a sua urina insiste em apresentar colorações diferentes, não hesite em procurar um médico.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *