Conheça simbologia das cores individualmente?

Conheça simbologia das cores individualmente?

No artigo de hoje iremos falar sobre a simbologia das cores individualmente, quando pensamos no tema “a simbologia das cores” pensamos em algo que nós já estamos acostumados, que remetem a paixão, amor, alegria e tristeza, mas elas têm uma influência muito maior do que imaginamos.

O que é a simbologia das cores?

As cores têm a capacidade de nos influenciar constantemente e sem que a gente perceba, até mesmo em momentos de tomar alguma decisão, seja ela importante ou não, e como toda influência, ela pode ser negativa ou positiva e é por isso que esse tema da simbologia das cores é tão importante.

O que é a simbologia das cores?
O que é. Fonte/Reprodução: original.

Com o conhecimento da simbologia das cores, você conseguirá desenvolver e transmitir mensagens da maneira que você realmente quer ou precisa, poderá propor experiências diferentes ao outro, de acordo com cada cor que você escolheu. 

A escolha correta de cores na hora do marketing ou de um projeto e não apenas em roupas, pode te ajudar a chegar onde você quer e alcançar o que você deseja.

Simbologia das cores individualmente e sentimentos relacionados

Vamos falar um pouco individualmente da simbologia de cada cor e a que sentimentos e emoções está atrelado. Acompanhe a listagem abaixo. 

Vermelho

O vermelho está normalmente relacionado a paixão, erotismo, juventude, coragem, desejo, perigo, poder, agressividade, fúria e calor.

Amarelo

A associação do amarelo se dá a iluminação, euforia, conforto, alerta, otimismo, atenção, engano, bondade e positividade.

Laranja

Já o laranja remete a alegria, confiança, amizade, verão, entusiasmo, expansão, acessibilidade, modernidade, excesso e energia.

Verde

O verde está associado ao bem-estar, natureza, equilíbrio, frescor,  saúde, fertilidade, ciúme, harmonia, cura, imaturidade.

Azul

O azul pode nos lembrar a verdade, confiança, serenidade, o céu, ao frio, a intelectualidade, estabilidade, integridade, monotonia e limpeza.

Lilás

O Lilás remete a sabedoria, imaginação e criatividade.

Roxa

A cor Roxa lembra Intimidade, luxo, riqueza, nobreza, realeza, mistério, arrogância, espiritualidade, sabedoria e sucesso.

Rosa

A cor rosa remete a  bebê, pureza, feminilidade, romantismo, leveza, pureza flores, brincadeira, satisfação e charme.

Cinza

Já a cor Cinza lembra a elegância, solidez, depressão, pobreza, neutralidade, frieza, solidão, tédio, formalidade, passado e indiferença.

Marrom

A cor marrom remete a feiura, conforto, aconchego, rural, madeira, rústico, masculinidade, confiabilidade, resistência e simplicidade.

Preto

O preto nos mostra sofisticação, estilo, profundidade, formalidade, prestígio, mal, medo, anonimato, infelicidade, valor e elegância.

Branco

E por fim o Branco, que nos traz equilíbrio, calma, neutralidade, sensibilidade, fé, proteção, Nascimento, neve, frio, minimalismo, simplicidade, sensibilidade, paz e respeito.

Influência e importância das cores individualmente

Não devemos observar o significado das cores individuais como o que todo mundo pensa, o senso comum, pois não é bem isso, as cores podem revelar um significado diferente para cada indivíduo, pois isso está atrelado ao meio em que ele vive, também a sua cultura e experiências que já teve.

Influência e importância das cores individualmente
Influencia. Fonte/Reprodução: original.

Como o vermelho, por exemplo, que pode simbolizar o amor, a paixão, mas também simboliza a guerra, o sangue ou simplesmente uma coisa negativa, como um cartão vermelho numa partida de futebol.

E devido a isso as cores influenciam muito, tanto quem está recebendo a mensagem quanto quem está enviando, você pode por exemplo apresentar a cor azul na intenção de transparecer calma, quando na verdade você está transparecendo para a pessoa tristeza. 

Assim como a cor branca, que para nós brasileiros nos lembra tranquilidade, paz e renovação, nos países asiáticos, por exemplo, remetem a morte, a má sorte e ao luto.

E esse foi um artigo sobre a simbologia das cores individualmente, agora você já conhece o significado e o que cada cor pode expressar, levando em consideração que as cores são únicas e vão depender do meio em que você vive e o outro vive, da cultura e das experiências de cada um, para que o outro consiga enxergar a mensagem que você quer passar de forma correta.


Comments

4 respostas para “Conheça simbologia das cores individualmente?”

  1. […] Conheça simbologia das cores individualmente? […]

  2. […] cor também consegue atingir os nossos sentidos como o paladar para quem gosta de chocolate e a visão, para quem gosta de itens de decoração […]

  3. […] estudos vieram descobertas bem interessantes que envolvem essa cor. O roxo pode ser considerado a cor da espiritualidade e magia, bem como outros significados, mais ligados a nossa personalidade, como a luxúria e a […]

  4. […] diferença entre essas cores está no brilho que elas produzem, a cor cinza é mais fosca, muito utilizada como opções de tintas de parede, já a cor prata é mais matizada, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *