Conheça o segundo Chakra: sua cor, elemento e influências

Conheça o segundo Chakra: sua cor, elemento e influências

O corpo humano possui vários pontos de acesso a chakras sendo constituído por três naturezas distintas, que funcionam de maneira interligada: a natureza física, a natureza emocional e a natureza espiritual. O corpo energético é constituído por fluxos de energia que se alteram cotidianamente de acordo com as situações e emoções vivenciadas, podendo desencadear efeitos significativos no corpo físico e no corpo emocional  e vice-versa.

Conheça o segundo Chakra: sua cor, elemento e influências
Saiba tudo sobre o segundo chakra. Fonte/Reprodução: original.

Esses fluxos energéticos são conhecidos como Chakras e estão posicionados em regiões específicas do corpo, associados a importantes glândulas que trabalham para a manutenção da saúde corporal. O segundo Chakra está posicionado na região entre o umbigo e o órgão sexual, e conhecido como Chakra umbilical ou Chakra sexual.

Segundo Chakra, Svadhisthana ou Chakra Sacro

Também conhecido como Chakra Sacro, o segundo Chakra atua e trabalha com a energia sexual e suas reverberações no nosso corpo físico, emocional e espiritual. Sendo que essa energia é responsável por efeitos de trabalho basal na vida humana: como o entusiasmo e a criatividade, e podem influenciar diretamente a saúde das relações e das emoções.

Quais características do Chakra Sacro?

O Chakra Sacro está associado às glândulas que envolvem o funcionamento dos órgãos sexuais: os testículos e os ovários. Sequenciando o primeiro Chakra, que o Chakra basal, o segundo Chakra é o que rege os fluxos e as emoções, sendo que o seu funcionamento será determinante para o funcionamento da energia sexual.

Segundo Chakra: qual cor, elemento e sua influência física

O segundo Chakra é o laranja e o seu elemento é a água. Esta é a cor do pôr e do nascer do sol, e é a cor mais próxima do vermelho, simbolizando a relação deste Chakra com o calor que alimenta e rege a vida. O elemento desse Chakra – a água, é o elemento que rege as emoções, por estar associado à manutenção dos fluxos e por proporcionar a profundidade das emoções.

Desta forma, este Chakra é importante para ações ligadas à criatividade. Quem trabalha com exercícios de criação, como artistas de Teatro e de Música, normalmente tem a atividade desse Chakra bastante acionada e é comum encontrar mensagens ligadas ao sexo nesta energia, como os bacanais da Grécia antiga que deram origem ao Teatro grego. 

Como ativar o segundo Chakra e usar sua cor?

O Yoga é um exercício que envolve o funcionamento de todos os Chakras, sendo que esta atividade pode auxiliar a se ativar e harmonizar todas as energias de todos eles, com posições (asanas) específicas para cada região. Esta é uma das atividades mais indicadas para a manutenção energética do corpo humano.

Se tratando do segundo Chakra, ou Chakra Sacro, podemos pensar em sua ativação através de exercícios ligados à criatividade também, destacando-se a dança como uma atividade que pode acessar e influenciar o funcionamento deste Chakra. A dança do ventre, a dança de salão e até mesmo funk são exemplos de exercícios que ativam essa energia.

E por falar em sexualidade, não podemos deixar de citar a masturbação e as relações sexuais sendo atividades que influenciam diretamente o funcionamento do Segundo Chakra, sendo que a maneira como são feitas podem harmonizar ou comprometer o funcionamento do fluxo neste Chakra.

Como equilibrar o segundo Chakra ou Svadhisthana?

A cor do segundo Chakra é importante para o funcionamento do mesmo, sendo que pode se manifestar presente na alimentação: consumir alimentos de cor laranja podem ajudar na manutenção de sua energia. 

Como equilibrar o segundo Chakra ou Svadhisthana?
Equilibre o segundo chakra. Fonte/Reprodução: original.

Quando comprometido, o Chakra sexual ao ser bloqueado, pode desencadear sentimentos de ansiedade e depressão, assim como bloqueios criativos e dificuldades em se relacionar. Por isso é importante estar atento(a) à maneira como alimentamos a energia sexual, percebendo quais estímulos estamos acessando e quais informações eles trazem.

O vício na pornografia, a objetificação do corpo feminino, assim como o falocentrismo, são aspectos sociais que adoecem a energia do segundo Chakra. Desta forma, procurar estabelecer relações de autocuidado que se atentam a subversão destes padrões podem influenciar positivamente neste funcionamento. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *