Os Chakras são canais que constituem a natureza energética do corpo humano. Localizados em áreas específicas ao longo do corpo, esses canais de energia determinam o funcionamento das emoções, desencadeando também efeitos significativos na saúde física.
Conhecer a natureza dos Chakras, bem como manipular o seu funcionamento, pode proporcionar o acesso a uma vida melhor, por práticas de autocuidado e autoconhecimento que irão funcionar como verdadeiros canalizadores de luz.
O quarto Chakra é conhecido também como Chakra do coração. Ele é um dos mais importantes e determinantes canais de energia do corpo humano, responsável pela manutenção de áreas afetivas essenciais à constituição da personalidade e no estabelecimento dos afetos.
Chakra Cardíaco: sua cor, localização e função
Cada Chakra tem uma localização específica, bem como uma cor e uma função. Conhecer estes aspectos ajuda a entender como funciona especificamente cada área energética do corpo, possibilitando o tratamento de possíveis desequilíbrios em função da harmonização.
Cor do Chakra Cardíaco
O Chakra do coração, ou Chakra Cardíaco, tem como cor predominante o verde, misturado a tons de rosa, podendo manifestar também tons dourados quando em estados de harmonia.
O verde é uma cor que simboliza funções de cura elevadas, assim como afinidade com a natureza. O rosa significa afetividade e delicadeza. O dourado se manifesta em momentos muito específicos, e significa proteção.
Localização do Chakra Cardíaco
O quarto Chakra, ou Chakra do coração, encontra-se localizado no centro do peito, sendo que a glândula associada a esse canal de energia é o Timo. Sua localização garante ao Chakra cardíaco uma importância central em relação aos 7 Chakras principais, de forma que ele alimenta tanto os 3 Chakras inferiores, quanto os 3 Chakras superiores, formando uma ponte entre as raízes do corpo e seus canais de ascensão.
Função do Chakra Cardíaco
Este Chakra tem a função de alimentar a afetividade, fator determinante que alimenta todas as outras funções das emoções e do corpo físico. Através da afetividade é que somos capazes de agir em função do nosso próprio bem e do bem dos outros, estabelecendo atividades de cuidado e de criação com prazer e amor.
Quais os sintomas do Chakra Cardíaco desequilibrado?
Em estado de desequilíbrio, o Chakra do coração pode desencadear em emoções negativas como: o medo, a insegurança e o rancor. Quando este canal de energia está desequilibrado, pode se manifestar imensa dificuldade em perdoar e confiar em outras pessoas, causando bloqueios em se relacionar e de se manter atividades de criação e cuidado.
Além das disfunções emocionais, o bloqueio do quarto Chakra pode desencadear em doenças cardíacas e insuficiências pulmonares.
Chakra do coração ou Anahata: como ativar e equilibrar
Este Chakra é conhecido também como Anahata – palavra de origem hindu que significa “a caixa secreta do coração”. Para ativar seu funcionamento, bem como estabelecer seu equilíbrio, existem ferramentas funcionais que são atividades de autocuidado e autoconhecimento, sendo elas: o Yoga, o Reiki e a meditação.
Se você é leigo(a) em relação às terapias energéticas, procure um profissional e faça uma leitura de aura. Desta forma você poderá ter acesso a como está a coloração do seu Chakras, podendo localizar os desequilíbrios e trabalhar em função da harmonização.
Chakra do coração: como harmonizar o amor com meditação
A meditação é uma ferramenta de extrema potência para harmonização dos canais de energia, e pode ser usada para manutenção de todos os Chakras, inclusive para o Chakra do coração.
Nesta prática você se senta com a coluna ereta, mantendo a cabeça no prolongamento da coluna. Feche os olhos e faça uma concha com as mãos, posicionando-as em volta do centro do peito, inspirando e expirando com tranquilidade.
Você pode imaginar uma luz verde emanando do centro do seu peito, passando por todo o seu corpo e indo ao encontro do infinito.
Deixe um comentário