Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Conheça o primeiro Chakra: como alinhar e sua cor

1 36

As energias do nosso corpo são importantes para a perfeita harmonia da nossa vida diária. Estar com uma energia pesada e desequilibrada pode causar males físicos, psicológicos e sociais. 

Conhecer então os chakras e suas funções, assim como saber equilibrá-los e como usá-los de maneira certa é essencial! 

Vamos aprender aqui sobre o primeiro chakra, o chakra básico e suas implicações na vida humana. 

Primeiro Chakra. Muladhara ou Chakra Básico

Chakra é um conceito que vem da filosofia indiana e da religião hindu. Eles se caracterizam como centros de energia ou canais de energia vital que passam pelo corpo humano e se hierarquizam na ordem das necessidades da vida humana, da mais básica para a mais contingente, porém elevada.

No caso, os chakras se relacionam com diferentes lugares do corpo, cores, às tais necessidades humanas, órgãos e até mesmo às relações sociais, assim como saúde e bem-estar. 

primeiro chakra. muladhara ou chakra básico
Fonte/Reprodução: original

Aqui vamos falar sobre o primeiro chakra dessa hierarquia, o chakra básico ou muladhara. Esse chakra é localizado na área do cóccix, ou entre o ânus e os órgãos genitais. Ele é relacionado ao vermelho e é um chakra que fala da nossa energia vital direcionada para nossa sobrevivência básica. 

O chakra vermelho é energia para caçar, atividade do corpo de forma geral, é apetite sexual (afinal, sem sexo não há propagação da vida), ao movimento físico, à busca por suprimentos, ao fogo de forma geral e aos intestinos também como base da nossa sobrevivência diária captando nutrientes que comemos. O chakra também é relacionado a coisas resistentes e mais fortes do corpo como dentes, músculos e ossos. 

Quais as características do Chakra básico

O chakra básico se relaciona à vontade de viver ou ao impulso de vida. Ele está atrelado às coisas necessárias para nossa sobrevivência sejam elas realmente necessárias como comida, atividade física, saúde, força para batalhar, etc. ou sejam apenas convenções sociais, às vezes necessidades puramente imaginárias como dinheiro, amor, medos excessivos e puramente inventados, aceitação grupal, entre outros. 

Primeiro Chakra: cor, alinhamento e elemento

O chakra básico é de cor vermelha e é relacionado diretamente ao elemento fogo e também a mãe-Terra, não necessariamente com a terra enquanto elemento, mas com a mãe-terra como provedora de alimentos. É importante que todos os chakras estejam alinhados, mas o chakra vermelho sendo o mais básico é provavelmente o mais urgente a equilibrar para termos um bem-estar. 

Desequilibrado para mais esse chakra pode causar um apetite sexual desregrado,, excesso nas bebidas, nas comidas e até vícios em drogas. 

Para menos o chakra desequilibrado causa desânimo, irritação, mudanças de humor e desrespeito com a comida e indiferença com o ambiente. 

Como equilibrar o Chakra básico?

O primeiro passo para equilibrar o chakra básico é o autoconhecimento. Quem quer equilibrar o chakra deve refletir e se perguntar sobre o que é realmente necessário a sua sobrevivência particular, o que é realmente importante para sua existência, quantos dos seus apegos são justificados e o que te faz mal de fato ou simplesmente agride seu egoísmo, ou sua comodidade? 

O apego às coisas fúteis, que sugam nossa energia, nossas atividades que estão direcionadas para o lugar errado, nossa raiva ao que não é necessário, tudo isso deve ser refletido, pensado e passado pelo crivo da razão. 

Após essa sessão de autoconhecimento que muito provavelmente já limpará seu chakra e ajudará em seu equilíbrio, é recomendável exercícios de yoga que visam equilibrar o chakra, fazer limpezas energéticas em sua casa e ambiente de trabalho, e fazer meditação plena. 

1 comentário
  1. […] as características de cada Chakra pode ajudar você a compreender o funcionamento do seu corpo etéreo, e possibilitar assim cuidados […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.