Conheça o pássaro Saíra sete cores

Conheça o pássaro Saíra sete cores

Conheça a ave que é o xodó de muitos estudiosos da fauna brasileira, o famoso saíra sete cores. 

Entenda quais características presentes neste pássaro de hábitos particulares o diferencia dos demais e onde ele pode ser encontrado no Brasil. 

Quais são as cores do Saíra sete cores

As cores presentes nesta ave variam de acordo com o gênero. O saíra sete cores quando pertencente ao gênero masculino, é mais comum encontrá-los com aparência mais chamativa e vivas do que nas fêmeas. Os Saíra machos possuem cores mais vívidas do que as fêmeas. 

Quais são as cores do Saíra sete cores
Conheça o pássaro Saíra. Fonte/Reprodução: original.

Na cabeça, a cor turquesa é bastante presente, dando o diferencial deles em comparação com outras espécies. Além da faixa azul e amarelo no restante do corpo, a cauda do saíra sete cores é preta e em alguns casos, há a presença de  pequenas pinceladas de verde. Mesmo que andem em bandos com grupos menores de pássaros distintos, o Saíra sete cores acaba sendo referência até mesmo durante as investidas de voos. 

Qual a origem do saíra sete cores

A ave multicolorida possui uma versatilidade de sua localização e de sua penugem extraordinária. Conhecida também como “saíra de sete cores”, o animal é bastante avistado desde o Estado da Bahia no nordeste brasileiro chegando a ser visto até o sul do Brasil, podendo chegar a regiões como Argentina e Paraguai.

Esse pássaro não é comum de ser avistado pelos seres humanos no meio urbano. O Saíra sete cores costuma ser conhecido como uma ave dançarina. De canto diferenciado e melodioso, o Saíra sete cores, tem sua origem ligada diretamente aos encantos da mata atlântica, podendo se camuflar entre outras espécies de aves devido ao seu tamanho. 

Há quem acredite que este tipo de ave segue hoje sendo bastante procurada pela sua beleza exótica. Sua origem antiga permitiu maior conhecimento por parte dos estudiosos da fauna brasileira. O ponto positivo é que esse animal não corre o risco de extinção. 

Onde vive o Saíra sete cores?

De caráter tranquilo, o Saíra sete cores vivem em bandos de até 20 aves, mesmo que seja comum voar aos pares, podendo conviver pacificamente com outras espécies diferentes. São naturais de zonas mais tranquilas, de vegetação rasteira. O Saíra sete cores costuma sobrevoar em altitudes acima dos 10 metros do chão. 

Existem dois Estados brasileiros onde são mais comuns de encontrar o saíra sete cores de forma aproximada dos seres humanos, fica na região mineira e gaúcha. 

Qual a alimentação do saíra sete cores?

O saíra sete cores possui uma característica única desse tipo de ave que é a busca por alimentos em ambientes próximos aos centros urbanos mas que possua certa vegetação. Sua alimentação é baseada em frutas, e esta ave retira sua subsistência da colheita dos ramos e das casas das árvores. É comum encontrá-lo observando pequenos galhos em busca de alimentos. O saíra sete cores utiliza seu bico fino para sugar o suco contido ali dentro.

De hábitos simples e discretos, o saíra sete cores caracteriza bem a diversidade encontrada na natureza brasileira. A ave há muito tempo descoberta continua sendo um dos símbolos animais mais bem elogiados pelos ornitólogos.  De fato vale a pena conhecer essa ave tão amada e encantadora.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *