É importante saber o que são os famosos chakras e a representação dessas cores na nossa rotina. Entenda o campo de estudos da busca pelo equilíbrio das sete cores. De origem indígena e atrelada a práticas de yoga, o estudo dos chakras pode te ajudar a se relacionar consigo mesma e com os ambientes à sua volta. Conheceremos os significados das cores do chakras?
Quais são as cores do chakra
O chakra é dividido em sete cores diferentes, são elas em ordem crescente: vermelho, laranja, amarelo, e depois o verde, azul, anil e violeta. Em harmonia, as cores do chakras formam a base para o equilíbrio do nosso corpo e mente. A emissão de vibrações por parte de cada cor presente nesta linha vertical refere-se a um estado específico de cada indivíduo.
Quando há o desalinhamento de um dos chakras é recomendado tentar entender a raiz do problema com alguém que já estuda essa prática. Busca-se a estabilidade emocional através das cores dos chakras tanto pelas cores das roupas como da própria pintura da sua casa, etc. Entenda logo abaixo a funcionalidade de cada cor e sua aplicação prática.
Qual significado de cada cor do chakra?
Vermelho é a primeira cor, representada pelo Muladhara. A ideia deste chakra é refletir os pontos originários dos seres humanos por estar ligado às questões de sobrevivência, de instinto e ligação com a natureza. O vermelho como uma tonalidade forte e vívida representa esse papel também conhecido como chakra básico.
O laranja é a segunda cor, representada pela Svadhisthana. Aqui temos o símbolo da vitalidade, da energia, da criatividade. Essa segunda cor do chakra está muito relacionada ao sentimento de luxúria. Conhecido como chakra umbilical.
O amarelo é um ponto encontrado na parte abdominal, no setor digestivo. Ao usar essa tonalidade você transparece otimismo, ego, vitalidade assim como alegria.
Verde é a cor ligada diretamente com a vida, o coração, por ser um dos chakras centrais do corpo humano, muito da sua energia encontra-se centrada nas relações afetivas e no sangue. Esse ponto também é chamado Anahata, chakra cardíaco.
A combinação do verde e o azul-claro é uma das tonalidades do espectro, chamado chakra laríngeo, esse ponto balanceará o uso da razão com a emoção, conhecido como Visuddha.
A penúltima cor do chakra é o azul-índigo (Ajña) ou chamado de terceiro olho/chakra frontal. Ele é responsável pela intuição, ligado diretamente ao sistema nervoso.
E a última cor, é a violeta. Conhecido como Sahasra, o chakra coronário, está na base da cabeça, e indica a ligação com energias superiores.
Como fazer decoração com as cores do chakra
Algumas pessoas indicam transformar os cômodos internos de suas residências, ao aderir às cores dos chakras para modernizar e ressignificar aquele espaço, essa ideia pode ser uma ótima alternativa, mas dependerá daquilo que você atrairá. Se o objetivo for tranquilidade, paz e harmonia, apostar no verde-claro pode ser uma ótima opção. Essa tonalidade passa ideia de equilíbrio e mansidão, assim como o azul-índigo.
O laranja é outra cor do chakra bastante utilizada para reforma de espaços quando se almeja despertar a criatividade. É recomendado usar essa cor nos locais de trabalho através de pinturas e objetos referentes à cor. E por fim, a combinação mais referenciada é a junção do violeta com o branco. Se você busca paz para o seu lar, optar por essas duas cores juntas é um bom caminho a se seguir.
Todas essas cores representam algo, porém o conhecimento não acaba por aqui. Estude mais sobre essa prática milenar e aplique na sua vida conforme suas necessidades.