Durante a pandemia, muitas pessoas começaram a buscar tratamentos alternativos para diminuir a ansiedade e o estresse causados pelo confinamento, e um desses métodos foram a cromoterapia. Apesar de ser um tratamento muito antigo, a cromoterapia ganhou força e muitos adeptos durante esse período.
Para quem gosta de relaxamento, alinhamento de chakras e tratamentos alternativos e terapêuticos, falaremos mais sobre a cromoterapia de cores no texto a seguir.
O que é a Cromoterapia e como é feito esse tratamento de cores?
A cromoterapia tem a base às sete cores do arco-íris. Através dela, é possível alinhar os chakras, limpar o organismo, equilibrar corpo e mente, e melhorar doenças psicológicas e físicas. Esse tratamento é realizado por ondas de luzes coloridas que conseguem estimular áreas cerebrais diferentes.
Esse é um tratamento usado desde a antiguidade, principalmente por chineses, indianos e alguns estudos afirmam que ela foi a primeira forma de terapia realizada. A cromoterapia é um tratamento reconhecido pela OMS desde 1976 e realizado por profissionais do mundo todo.
Quais benefícios dessa técnica de cores?
A cromoterapia possui inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente, entre eles:
Um dos benefícios procurados na cromoterapia, é a grande melhora que ela pode ter no sono. Insônia ou noites mal dormidas, com muitos pesadelos ou interrupções podem ser melhoradas com o uso das luzes corretas em uma sessão de cromoterapia.
Depressão e ansiedade
Com a pandemia do Covid-19, surgiu uma nova pandemia de pessoas depressivas e ansiosas. A cromoterapia pode auxiliar como um tratamento complementar a doenças psiquiátricas, especialmente a depressão e ansiedade. Algumas cores utilizadas durante o procedimento conseguem estimular a circulação e liberar adrenalina, melhorando os sintomas dessas doenças.
Fim do desânimo
É muito comum que às vezes o cansaço venha mais forte que o normal e que o desânimo, até para fazer atividades que gostamos. A cromoterapia pode ser uma excelente aliada para combater o desânimo e devolver a disposição.
Veja o significado das cores na Cromoterapia
A cromoterapia é realizada através das cores do arco-íris e cada uma delas tem um benefício sendo indicada para um tipo de tratamento. Abaixo, você pode conferir mais um pouco sobre os benefícios de cada cor.
Cor Azul
O azul é uma cor relacionada a tranquilidade. Na cromoterapia, o azul é usado para promover o relaxamento e até mesmo analgésico no caso de algumas dores. É uma cor que ajuda na redução da ansiedade, do stress e nos distúrbios do sono.
Cor Índigo
Essa é mais uma cor usada para trabalhar os sintomas de ansiedade. Além disso, ela também tem ação analgésica e ajudam no tratamento de doenças respiratórias.
Cor Roxa
Considerada uma cor mística, ela auxilia na remoção de más vibrações e ajuda a equilibrar as emoções.
Cor Laranja
O laranja tem grande poder regenerador. É uma cor que transmite alegria, por isso, é muito usada no tratamento de depressão e desânimo.
Cor Vermelha
O vermelho é uma cor bem forte e deve ser cuidada com muito cuidado para não causar algum efeito indesejado. Normalmente é usado no tratamento de problemas cardiovasculares e depressão.
Cor Amarela
O amarelo é uma cor que ajuda na parte criativa. Além de ser uma cor que ajuda a aumentar o apetite.
Cor Verde
Assim como o azul, o verde ajuda a promover uma sensação de calma.
Cores Preta e Branca
Essas são cores que não são muito usadas. Mas podem aparecer caso seja necessário. A luz preta ajuda a neutralizar caso alguma outra cor cause um efeito indesejado. Já o branco está ligado a pureza e limpeza.
A cromoterapia funciona como um tratamento alternativo e não deve substituir o tratamento com médicos e medicamentos. Além disso, antes de iniciar suas sessões, busque profissionais capacitados para realizar esse tipo de trabalho.
Deixe um comentário