Hoje mataremos a curiosidade dos amantes do universo, das galáxias, do sistema solar, desse nosso universo tão vasto, tão infinito e nem tão conhecido assim, afinal de contas não somos nem metade da metade dele.
Falaremos um pouco sobre as cores dos planetas, das luas e o porquê de tais cores,
espero que gostem!
Quais cores dos planetas no sistema solar?
O primeiro planeta de que falaremos é Mercúrio, ele fica bem próximo ao sol e a cor dele é uma mistura de cinza e marrom.
Já Vênus é o nosso planeta vizinho e ele é muito quente, isso por conta das formações vulcânicas que tem nele, sua cor pode variar nos tons de laranja e amarelo.
E agora é a vez da nossa Terra, nosso planeta água, e eu nem preciso dizer que a Terra é azul por conta dos enormes oceanos, mas não só por isso, também leva essa cor por conta dos reflexos na atmosfera terrestre dos raios solares.
Chegou a vez de Marte, o planeta vermelho, ele leva esse apelido por conta dos altos níveis de dióxido de ferro.
O que podemos falar sobre Júpiter, já que ele é o maior dos planetas do nosso sistema solar, é feito em sua maior parte de Hélio e hidrogênio e devido a isso sua principal cor é o marrom, mas ele leva algumas manchas brancas, vermelhas e amarelas.
Agora falamos sobre o famoso planeta dos anéis Saturno, ele é um mix de amarelo com marrom.
Alguém aí pediu um Planeta Gelado então eu te aviso que Urano é o mais gelado do nosso sistema solar, a atmosfera dele é feita de hidrogênio, hélio e metano dando sua cor azul esverdeado.
Temos agora praticamente o irmão gêmeo de Urano, que tem as mesmas características a não ser no tamanho, pois é menor, e ele é Netuno e leva a mesma cor de Urano Azul esverdeado.
Qual o motivo das cores nos planetas?
A coloração dos planetas se dá por diversos motivos, alguns devido ao tamanho dos oceanos, o reflexo dos raios solares, os níveis elevados de algum elemento químico ou a temperatura do planeta que também está ligada aos elementos químicos que nele há. Esses são os principais motivos da coloração dos planetas.
Cores das luas dos planetas
Quando alguém pergunta “Qual é a cor da Lua?” às vezes parece óbvia a resposta: ela é branca com manchas ou crateras cinzas, mas na verdade não é bem assim.
De acordo com uma foto escolhida pela NASA de Marcela Giulia Pace, as cores da lua podem variar bastante, desde branca, amarronzada, azulada, avermelhada, amarelada, acinzentada até mesmo arroxeada, isso dependendo do lugar de onde se vê.
Mas na realidade o que muda a cor da Lua são as luzes, as sombras, os pós na atmosfera, dependendo do tamanho das partículas de poeira, pode se transformar em outra cor. A não ser a de tom avermelhado, e normalmente se dá devido ao eclipse lunar, mas no geral é como se a atmosfera colocasse filtros que influenciam na aparência da Lua.