Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Confira os 4 tons da cor madeira!

0 2

De acordo com os especialistas, os tons da cor madeira são divididos entre os claros, médios, escuros e avermelhados. Conhecer cada um desses tons da cor madeira são importantes, já que cada um deles dará ao ambiente um toque diferenciado, comunicando de diversas formas a decoração. 

A madeira está presente na decoração não apenas nos móveis, mas também nos acabamentos, objetos, pisos entre outros e se você deseja conhecer um pouco mais dos tons da cor madeira, continue lendo esse post. 

O que são os tons de cor madeira e onde geralmente são encontrados?

Os tons de madeira são as diferentes tonalidades de cor que cada madeira pode ter, indo da mais clara até a mais escura. Como já dito, essas tonalidades podem trazer ao ambiente decorado diferentes sensações justamente por conta de suas nuances diferenciadas.

O que são os tons de cor madeira e onde geralmente são encontrados?
Onde encontrar. Fonte/Reprodução: original.

Podemos encontrar esses tons nas árvores, mais especificamente nas espécies que são diferentes umas das outras, por conta do clima, do solo e dos nutrientes que a árvore consegue captar de acordo com o lugar em que ela esteja, e por isso nunca teremos uma cores iguais, pois por conta desses fatores a coloração pode apresentar diferenças. 

Os tons mais conhecidos são de origem das seguintes árvores: Pinho, Pinus, Cerejeira e Itaúba para tons mais claros. Cedro, Cumarú, Ipe e Cedrinho para tons médios e mais escuros. 

Tom de cor madeira clara

Para uma decoração minimalista e intimista, apostar nos móveis, acabamentos, revestimentos e objetos em madeira mais clara são uma opção mais clean que dão aos espaços amplitude, maior luminosidade trazendo um aspecto mais amplo do ambiente de forma mais básica.  

Os móveis em cerejeira, eucalipto e pinus são os mais indicados para quem procura esse tipo de madeiramento mais claro para compor ambientes, que podem ser misturados com cores mais neutras e escuras. 

Vale lembrar que uma iluminação natural ou com as lâmpadas certas proporcionam ao ambiente ainda mais amplitude e sensação de espaço maior. 

Tom de cor madeira médio

A madeira média é uma das mais tradicionais do mercado compondo a decoração de maneira atemporal, das mais clássicas, passando pelas rústicas e as mais elaboradas. Os móveis onde encontramos esse tom de madeira são o Cedro e o Imbuiá. 

É importante ressaltar que você pode mesclar com a cor dessas madeiras as cores para compor a decoração de maneira estilosa. 

Tom de cor madeira avermelhado

A madeira avermelhada traz à decoração um toque mais elegante e sofisticado, em especial quando os elementos de decoração, acabamentos e revestimentos são em madeira mais escura.

Os tipos de madeira pau-de-ferro, mogno e peroba são alguns dos tipos de árvores que possuem esse tom de cor madeira, que super combinam com a cor laranja, o que torna o ambiente mais aquecido e aconchegante, principalmente se houver um bom conjunto de iluminação.

Tom de cor madeira escuro

A madeira escura, assim como a madeira avermelhada traz aos ambientes um toque de sofisticação e elegância quando usado em móveis, elementos de decoração, acabamentos e revestimentos.

 Fique atento à quantidade de elementos, especialmente se o espaço for pequeno, isso evita que o ambiente fique com o aspecto de menos por conta do madeiramento escuro em excesso. 

Tom de cor madeira escuro
Madeira escura.

Para equilibrar a decoração, você pode mesclar o escuro da madeira com objetos e cores mais claras mantendo a elegância de maneira harmonizada. 

Os tons de cor madeira escuro geralmente são encontrados em carvalho americano e cumaru, e a iluminação também pode ser mais intimista e aconchegante, de acordo com o equilíbrio do ambiente, onde a cor amarela é uma das apostas para deixar a decoração ainda mais elegante. 

Os tons de cor madeira usados corretamente podem proporcionar ao ambiente um toque mais elegante, harmônico e sofisticado, principalmente se houver uma boa iluminação e bom gosto regendo a escolha dos elementos utilizados para compor a decoração. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.