Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Como funcionam as cores no reino vegetal? Confira algumas

0 4

Você sabe o que são as cores no reino vegetal? É isso que vamos explicar neste texto, por isso, fiquem conosco até o final!

Quando olhamos para um prato de comida bem saudável, ou quando nos deparamos com certas paisagens naturais, é inevitável perceber a maravilha das cores no reino vegetal.

Mas para além do que é possível observar com os olhos, como será que as cores no reino vegetal surgem? Quais são as mais comuns, as mais raras, quais são as variações de cores conforme as espécies? Confira a resposta para essas questões e outras, a seguir!

Quais são as cores encontradas no reino vegetal?

Desde os primórdios da civilização humana até os dias atuais, podemos encontrar as seguintes cores no reino vegetal:

  • Azul;
  • Vermelho;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Laranja;
  • Roxo;
  • Rosa;
  • Branco;
  • Creme.

Essas cores vêm de pigmentos naturais, encontrados em folhas, cernes, raízes e cascas. Atualmente, os pigmentos naturais são cada vez mais incorporados a tecidos, peças de artesanato, na indústria e, claro, em receitas de pratos salgados e doces.

Quais são as cores encontradas no reino vegetal?
Cores comuns. Fonte/Reprodução: original.

Mas há aquelas cores no reino vegetal que são mais comuns de se encontrar e outras raras, e é isso que explicaremos a seguir, confira.

Cores mais comuns no reino vegetal

Do que foi observado ao redor do mundo, as cores no reino vegetal mais comuns são: verde, amarelo e vermelho.

Cores raras

Nesse verdadeiro arco-íris de pigmentos naturais, as cores menos encontradas no reino vegetal são: azul, creme e roxo, com mais ênfase na raridade do azul.

Como as cores das plantas variam entre as diferentes espécies?

Embora a maioria das plantas possua a coloração verde, devido à presença da clorofila nas folhas, nem todas mostram esse tom. Algumas plantas dispõem de folhas vermelhas, amarelas ou de outros tons. Isso depende de cada pigmento presente nas diferentes espécies de plantas, com suas respectivas folhagens.

O que significam cores diferentes para as plantas?

Uma planta que contenha o pigmento flavona é amarela, já as que contém antocianina possuem folhas roxas, vermelhas ou azuis. As plantas com carotenóide em suas folhas ficam vermelhas, amarelas ou alaranjadas. Já nas de folhas verdes a clorofila domina os pigmentos e se sobressai no processo de fotossíntese.

Os pigmentos também atingem outras partes das plantas, tais quais as raízes, flores, sementes e frutos.

Como as cores das plantas mudam ao longo do ciclo de vida da planta?

Ao longo das estações, o aspecto das plantas muda. Durante o outono, o carotenóide de certas plantas predomina sobre a clorofila, o que faz com que as folhas mudem de verde para tons de amarelo, laranja e vermelho e voltem ao verde no verão e na primavera.

Que fatores ambientais podem afetar a coloração das plantas?

Os fatores ambientais que podem afetar a coloração das plantas são as próprias estações do ano.

As plantas podem conter variados pigmentos na mesma folha, como, por exemplo, o carotenóide e a clorofila. Na época em que há mais sol, a clorofila “brilha”, por se dizer, o que produz folhas muito verdes. Já quando a estação é de pouca luz, como o outono, as folhas podem mudar para o amarelo ou o vermelho antes de caírem.

Como as plantas usam as cores para atrair polinizadores?

As cores no reino vegetal estão presentes nas flores também, e a função dos pigmentos naturais é tornar a planta atraente aos agentes polinizadores, como as abelhas.

É necessário que, a planta sobressaia na natureza para atrair organismos capazes de transportar o pólen. Todos os pigmentos, como os carotenóides, as antocianinas e as betalaínas são responsáveis por esse processo.

Que outras finalidades as cores das plantas servem além da atração e da camuflagem?

Uma das maiores finalidades das cores no reino vegetal, para além da camuflagem ou atração, é a alimentação. A clorofila serve para que a planta sobreviva através da fotossíntese. As cores também estão presentes nas sementes e nos frutos, e representam diversos nutrientes essenciais para animais e seres humanos.

Que outras finalidades as cores das plantas servem além da atração e da camuflagem?
Cores das plantas servem alem da atracão e da camuflagem. Fonte/Reprodução: original.

Além da função essencial da alimentação, as cores no reino vegetal também servem para criar uma alternativa natural ao tingimento de peças, como tecidos, objetos, entre outros.

Existem plantas que são naturalmente fluorescentes?

É complicado dizer que há plantas “naturalmente fluorescentes”, pois as cores no reino vegetal não funcionam dessa forma originalmente. Há organismos com bioluminescência, como os vagalumes.

Nas plantas, esse efeito é obtido por alterações genéticas. A planta pode até “nascer” fluorescente, mas essa cor ainda é obtida por mãos humanas.

As cores no reino vegetal são um genuíno objeto de fascínio para a humanidade desde os primórdios da história. Com certeza, com as descobertas científicas, esse tema ainda será uma novidade daqui há muitos anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.