Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Como escolher tons de azul para a minha marca?

0 1

Neste post traremos mais sobre os tons de azul e como eles podem se mostrar benéficos, a uma marca ou empresa, quando bem usados em seus logotipos ou produtos. Saiba que, o azul pode transmitir serenidade, harmonia e confiança em seus usos, bem como outros significados mais complexos.

Com este conteúdo, te informaremos sobre quais os significados da cor azul, o que ela representa, daremos também alguns exemplos de empresas que já adotaram tons de azul a sua marca, e seus contextos culturais, confira.

O que é e qual o significado do azul?

A cor azul traz em seu significado, uma vasta gama de interpretações culturais que foram atreladas a ela conforme o tempo, dentre estas podemos citar, como exemplo: A tranquilidade, harmonia, otimismo, paz interior, relaxamento e até inteligência. Mas nem todos são positivos, pois, alguns tons de azul podem trazer à tona, significados como a frieza, monotonia e falta de sentimento.

o que é e qual o significado do azul
Qual o significado do azul. Fonte/Reprodução: original

Isso tudo depende de qual tom de azul está em foco. Considerado uma das cores primárias, o azul, desde sua criação teve diversas interpretações e pesquisas diferentes ligadas a área. Existe até um estudo chamado “Psicologia das Cores”, que relata um pouco mais sobre o que cada cor representa para nós, e como usar elas dentro de uma estratégia concisa, visando marketing.

O que o azul representa?

Desde a criação do primeiro tom de azul, a cor teve inúmeras representações, de acordo com cada região e suas culturas. Dentre as mais citadas e exaltadas podemos dizer que o azul representa imensidão, simbolizado pela água e o céu infinito.

Dependendo do tom usado, ele ainda pode gerar sentimentos de segurança e compreensão, além de simbolizar lealdade, confiança e tranquilidade.

Quais empresas usam o tom azul?

Existem diversas empresas que já escolheram tons de azul para fazer parte de suas marcas ou logotipos, algumas delas hoje em dia, são sinônimos de inovação e confiança no mercado, como é o caso do Facebook, Twitter, BMW, Skype, Paypal, Dell, Intel e até mesmo a famosa rede social usada para empregos LinkedIn.

Todo esse pessoal já fez bom uso da cor azul e conseguiu aplicá-la de uma maneira bonita e efetiva a suas marcas e logotipos.

Quais os tons de azul que existem?

Desde a origem do azul, o ser humano já conseguiu descobrir mais de 15 tonalidades diferentes da cor, e estes tons de azul variam dos mais claros até os mais escuros. Com o seu significado que se torna mutável de acordo com o tom escolhido.

A seguir citamos alguns dos vários tons de azul, que são usados por diferentes empresas hoje em dia, e o público já tem o conhecimento de seus nomes:

  • Azul Marinho;
  • Azul Turquesa;
  • Azul bebê;
  • Azul Jeans;
  • Azul Céu;
  • Azul Índigo;
  • Azul Piscina.

Estes são só uma parcela da quantidade de tons que já foram adotados por nós, ao decorrer do tempo. É importante destacar, que existe toda uma paleta de cores ligadas a cor azul e suas diferentes tonalidades.

Como escolher tons de azul para a minha marca?

Para escolher o tom de azul correto para sua marca, antes é necessário analisar todos os tons de azul disponíveis e decidir-se por um em que os sentimentos e sensações provocadas sejam benéficos para o crescimento da empresa.

como escolher tons de azul para minha marca
Tons de azul para minha marca. Fonte/Reprodução: original

Dentre os tons citados, podemos ligar alguns à criatividade e confiança, já em contrapartida também temos significados contextuais negativos sobre outros tons de azul escuro, como a completa falta de emoção.

O importante aqui são testes e mais testes, até chegar em um ponto ideal para você. Onde você se sinta seguro em prosseguir para a produção da sua marca ou logotipo, afinal como já informamos neste post, o azul não se trata só de significados e contextos bons, então para ser usado em suas marcas, precisa ser colocado com muito planejamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.