Cores Primárias
Cores Primárias é um site para quem ama o mundo das cores e quer entender mais sobre elas

Como criar um paleta de cores de sua marca?

0 3

De acordo com Carl Jung, as cores podem trazer a personalidade das marcas. Por isso, a importância de escolher as cores certas para o seu empreendimento, atrair mais clientes e também descrever o objetivo de seu negócio. 

A escolha precisa ser bastante importante e isso será ensinado como mostrar os sentimentos e valores de uma empresa através das cores. 

O que define as cores de sua marca?

Não pode se escolher cores aleatórias para explicar o seu objetivo. Por exemplo, se você vende bronzeadores, não adianta colocar cores frias, como azul e verde, a marca ajuda a deixar a pele bronzeada e muitas vezes precisa trabalhar com cores avermelhadas, as mais quentes e se assemelham ao dia de sol e praia. 

O que define as cores de sua marca?
O que define. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, precisa escolher cores e tons entrando em harmonia para ter relação com a missão, valores e objetivos da marca. Afinal, se nós fazemos isso ao decorar uma casa, precisamos fazer isso ao divulgar a nossa marca. 

E o melhor é que não precisa de um design profissional para adquirir as suas marcas, você pode aprender neste artigo como definir uma paleta de cores e orientar como trabalhar essas cores para material de divulgação ou decoração da empresa. 

Como escolher as cores de sua marca?

As cores precisam estar relacionadas com a proposta comercial de seu negócio. Uma das formas de escolher a sua paleta é o próprio site Canva, que tem uma seção que ajuda a selecionar as cores certas e dão dicas de design. Sem contar que você precisa ficar atenta ao círculo cromático, as cores que o ser humano consegue enxergar e é dividida em 12 cores, cada uma representando uma tonalidade. 

Composta por três cores primárias (vermelho, azul e amarelo), três secundárias (verde, roxo e laranja) e seis terciárias (mistura cores primárias com secundárias, como verde-claro, violeta e laranja mais claro). Após saber desta noção de como surgem as cores, hora de fazer a sua combinação. Lembrar que quanto mais opostas ao círculo, maior contraste entre si. Veja o exemplo a seguir: 

cores de sua marca
Cores Primarias

O verde e vermelho são cores totalmente opostas. Logo, se você quer trabalhar com cores vibrantes. Mas, você pode trabalhar com cores que ficam próximas do círculo, que formam tons semelhantes e ideal para quem quer uma marca mais harmoniosa. Veja o exemplo a seguir:

cores de sua marca
Cores Vibrantes

Agora você compreenderá melhor quais cores são melhores para cada marca. 

Identidade das cores de sua marca

A identidade das cores de sua marca precisa primeiramente é compreender um pouco de psicologia das cores, criada por Carl Jung, no qual explica que as cores podem trazer os mais tipos de sensações e sentimentos para cada pessoa. Por exemplo, o azul pode causar frio e para outros não. 

Alguns pensam que o vermelho pode ser a cor do prazer e tem gente que acredita que pode provocar calor. Quer dizer, as cores trazem um complemento do significado da marca. 

Análise o significado das cores

Falamos anteriormente sobre o significado das cores e também analisar o círculo cromático. Agora vamos fazer a análise das cores para cada uma das marcas. Então, pense muito bem os tons que precisam ser trabalhados para que possa atrair mais clientes. 

Análise o significado das cores
Significado das cores. Fonte/Reprodução: original.

A seguir, vamos dar dicas de cores para trabalhar em cada um dos setores de economia. 

Alimentação

No ramo de alimentação, muitas vezes utilizam-se de cores primárias e secundárias, relacionadas diretamente com elementos da natureza. O Mc Donald’s, por exemplo, apresenta vermelho e amarelo para chamar atenção dos adultos e trazer sensação de urgência, de querer matar a fome o mais rápido possível. 

Se for em restaurantes de alimentação saudável, as cores são de tons de verde, que mostra ligação com a natureza, calma e saúde. 

Bem-estar e Saúde

Em empresas de Bem-estar e Saúde utilizam-se cores mais frias, principalmente o azul e roxo para poder trazer sensação de cuidado e proteção. 

Moda e Beleza

Já em acessório de moda e beleza, muitas marcas preferem cores de mesma tonalidade para dar um aspecto de harmonia e de que está alinhado com a proposta da loja, seja de vestimenta, acessório ou de maquiagem. 

Muitas vezes é utilizado rosa e roxo para dar sensação de feminilidade e também de calma para aquelas que querem manter o estilo. Um exemplo famoso é a Avon, que utiliza em seus catálogos os tons mencionados para provocar essa sensação de que está procurando o seu produto. 

Alta Tecnologia

A alta tecnologia muitas vezes utiliza-se de azul claro para dar sensação de confiança e segurança, principalmente aos computadores, que carregam importantes dados e são instrumentos de trabalho de muita gente. 

Inspiração

Para se inspirar nas cores que precisam ser trabalhadas, vamos explicar alguns exemplos de como trabalhar o círculo cromático de uma forma correta. 

Cor Primária

As cores primárias são vermelho, amarelo e azul. Se você trabalhar com às três em simultâneo, elas formam uma tríade. Ideal para quem quer que sua marca seja bastante chamativa e com bastante contraste. Mas, cuidado para não deixar a imagem saturada e fazer com os clientes fujam da sua empresa. 

No entanto, você pode pegar uma cor primária e escolher as suas tonalidades similares para deixar o aspecto harmonioso e trazer a sensação de que sua marca difere em relação à concorrência. 

Cores Secundárias

As cores secundárias são resultados da mistura dos pigmentos das cores primárias, sendo: verde, laranja e roxo. Elas podem ajudar no complemento das cores primárias para formar a sua paleta ou trazer um contraste maior, basta saber utilizar muito bem o cículo cromático. 

Cores Análogas

As cores análogas são cores opostas ao círculo cromático, como verde e rosa, as cores da marca da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, que utilizou o contraste para trazer as características de seu samba e mostrar que eles desfilam mostrando os mínimos detalhes. 

Cores Monocromáticas

Cores Monocromáticas são aquelas que trabalham com a mesma cor. Exemplo de marcas monocromáticas é a Dell, uma das maiores empresas do ramo da alta tecnologia. 

Cores Contrastantes

Cores contrastantes são aquelas sendo opostas ao círculo cromático. Por exemplo, a logo do Sea World que trabalha com azul e amarelo, que juntas formam um contraste. 

Cores Neutras

As cores neutras são aquelas cores que estão próxima do círculo cromático, como vermelho e laranja. Ideal para quem quer deixar a marca com um clima mais quente e trazer uma sensação de urgência. 

Teste de cores de sua marca

O teste de cores de sua marca pode ser feito de várias formas. Mencionamos acima o Canva, mas também existem outras ferramentas ideais para o teste, como o Adobe Colore CC e Shutterstock Colors Galore. 

Agora que você sabe definir as cores de sua marca de forma correta, compartilhe o texto para outras pessoas que ainda estão com dúvida. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.