Coleta seletiva: quais as cores e suas indicações?

Coleta seletiva: quais as cores e suas indicações?

Nesse artigo falaremos sobre as cores da coleta seletiva, significado de cada uma delas e suas indicações, o porquê de haver tantas cores diferentes e o porquê devemos separá-los, não só quando vemos as lixeiras na rua, mas fazer essa separação em casa também.

Por que há diferentes cores da coleta seletiva?

Ultimamente, temos produzido cada dia mais lixo e, devido a esse acúmulo de lixo, é importante sabermos fazer a separação do que pode ser reciclado e do que não pode, quais são os diferentes tipos de resíduos e o que vai em cada lixeira da coleta seletiva.

Importância da coleta seletiva

Com a coleta seletiva, é possível separar os materiais para que cada um possa ir para o seu exato lugar. Por isso, são separados materiais que podem ser reciclados, para serem enviados para os centros de reciclagem, e esse tipo de ação também ajuda bastante o trabalho dos coletores, tanto os que trabalham na rua quanto os que trabalham nos centros de reciclagem. Auxilia também na diminuição da contaminação, pois há separação de líquidos contaminantes e resíduos orgânicos.

Importância da coleta seletiva
Qual a importância. Fonte/Reprodução: original.

O que muita gente não sabe é que a coleta seletiva é obrigatória nas empresas, se a quantidade de lixo que a sua empresa produz não for tão grande, você não precisa contratar uma empresa responsável para a coleta, podendo apenas colocar contêineres e lixeiras específicas para cada tipo de lixo.

Coleta seletiva: sólidos

Antes de entendermos o que é a coleta seletiva de sólidos, precisamos saber o que, de fato, é um sólido. Um resíduo sólido é um objeto, uma substância ou um material descartado, vindo de ações humanas na sociedade, nesse caso, também fazem parte os semi sólidos, os líquidos que não podem ser jogados nos esgotos e gases presentes em recipientes. Esses resíduos sólidos também podem ser orgânicos ou inorgânicos.

Coleta seletiva: orgânicos

Os orgânicos são gerados a partir de material vegetal e animal, como: resto de alimento e casca de fruta, que, geralmente, é o mais descartado no lixo. Quando esse lixo não é descartado da maneira correta, o chorume produzido a partir da decomposição, acaba atraindo baratas, entre outros animais indesejáveis, isso sem contar que esse líquido tem um odor terrível. Já os inorgânicos são os que não provêm de animais ou de vegetais, como: itens de plástico, papel e todos os outros materiais.

Coleta seletiva: orgânicos
Coleta. Fonte/Reprodução: original.

O lixo orgânico é 50% de todo o lixo que é produzido, pelo menos aqui no Brasil. Dessa forma, deve-se levar em conta na coleta seletiva de orgânicos. Um fato importante que representa muito bem a importância de separar a parte orgânica é que esse material pode ser transformado em fertilizante ou então em adubo.

Significado e indicações das cores da coleta seletiva

Veremos agora como separar corretamente os lixos ou resíduos de materiais, tanto orgânicos quanto inorgânicos.

Cor amarela

A lixeira de cor amarela é direcionada a todos os materiais de metal.

Cor azul

A lixeira de cor azul serve para jogar os materiais de papel e isso inclui o papelão.

Cor branca

A lixeira de cor branca é aquela específica para os serviços da saúde e resíduos ambulatoriais.

Cor cinza

A lixeira cinza é para resíduos, em geral, mistos ou então não reciclável, podendo ser estendida também aos contaminados não passíveis de separação.

Cor laranja

Na lixeira laranja deve-se colocar os resíduos perigosos.

Cor marrom

Na lixeira marrom você deve colocar os materiais de resíduos orgânicos, lembra deles? Aqueles como: restos de alimentos e cascas.

Cor preta

A lixeira preta é exclusiva para madeira, aposto que essa você ainda não conhecia.

Cor roxa

A lixeira de cor roxa é destinada a resíduos de produtos radioativos.

Cor verde

A lixeira de cor verde é destinada aos vidros, uma observação importante: por favor, sempre que lembrar, tente não colocar os vidros na lixeira normal ou sem nenhum aviso de que há vidro, pois pode ser muito perigoso para os garis e os coletores, não sabendo eles da existência de vidro na sacola.

Cor vermelha

A lixeira vermelha é para os plásticos, qualquer tipo de plástico, desde copinhos de guaraná natural até os plásticos mais firmes, pets, entre outros.

A coleta seletiva é muito importante, pois colabora com o meio ambiente e ainda ajuda os coletores que vivem disso. Empresas, indústrias e fábricas também podem adotar a coleta seletiva e isso fará do local um ambiente mais sustentável e, de qualquer, forma estará ajudando o meio ambiente. Até a próxima!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *